India ultrapassa EUA e torna-se no segundo maior mercado de smartphones
Nunca o negócio dos smartphones teve tanta oferta e foi tão renhido, como tem sido nos últimos tempos.
Após os EUA terem sido destronados pela China, na categoria de maior mercado de smartphones, agora perderam também o segundo lugar para a Índia. O país asiático recebeu 158 milhões de smartphones em 2019.
O continente asiático, até aqui visto sobretudo como recurso de mão-de obra para marcas estrangeiras, começou a impor-se e a marcar terreno nos negócios tecnológicos.
Há uns anos, a China conquistou o título de Maior Mercado de Smartphones, destronando, assim, os EUA. Agora, o país de Trump volta a ser abanado e a cair para o terceiro lugar.
A Índia ultrapassou os Estados Unidos da América e, consecutivamente, torna-se agora no segundo maior mercado de smartphones do Mundo.
Índia recebeu 158 milhões de smartphones em 2019
Segundo dados apurados pelo Counterpoint Research, estima-se que tenham sido enviados 158 milhões de smartphones para a Índia, em 2019. Isto deve-se à oferta de preços agressivos por parte da China, como adiantam os analistas.
Em suma, os resultados tiveram a participação de 72% de marcas chinesas, comparativamente ao ano de 2018, com mais expressão da marca Xiaomi que assegura 28% do total, e da Samsung que detém 21% desse mercado.
A imagem seguinte mostra a quota de mercado estimada de cada uma das marcas, comparando o ano de 2018 com 2019.
Por outro lado, o destaque vai para a Realme com um crescimento de 255% face a 2018, ao deter agora 10% do mercado. Já a Vivo cresceu 76% e a Oppo subiu para 67%.
Vivo e Oppo são as marcas que mais se têm evidenciado mercado indiano
Se falarmos especificamente nos resultados do 4º trimestre de 2018, em comparação como os obtidos em 2018, verifica-se um aumento significativo de duas marcas.
A Vivo aumentou 132% do seu poder, conquistando 21% do mercado indiano de smartphones, enquanto que a Oppo cresceu 96%, detendo 12% de todos os smartphones no país asiático.
Em seguida encontram-se os resultados da quota de mercado dos smartphones na Índia no 4º trimestre de 2019, e respetiva comparação com o ano de 2018.
Pode ver todos os dados detalhados desta pesquisa, aqui.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
China tem mais de 1.390 bilhões de pessoas
Índia tem mais de 1.340 bilhões de pessoas
EUA tem mais de 328 milhões de pessoas
Na minha humilde opinião já era para ter passado a muitos anos os EUA. Em relação a números é praticamente uma obrigação esses 2 países serem os maiores consumidores em tudo no mundo.
Claro, com o tempo os EUA tenderão a ser o maior mercado de armas e drogas do mundo.. de resto ambos os países que mencionas ultrapassarão os EUA nos mais variados setores. É perfeitamente normal que ambos tenham uma economia bastante superior, e que crescerá com o desenvolvimento desses países.
Tem momentos na vida que é melhor ficar calado senhor RPG.
Falou fora de tempo e sem ser honesto! Sabe lá você como andam esses países nos “campos” que refere? Até parece que você nem está num país que foi atacado com armas chinesas e nem era na altura tecnologicamente nada de especial. Além disso, “lembre-se” dis contributos norte-americanos para o desenvolvimento tecnológico mundial sendo pioneiros em praticamente todos os sectores. O mais exemplar é o facto de estarmos a comunicar desta forma, e os meios que usamos, e isso nada temos de agradecer quer à China, quer à Índia. Estes últimos países com populações gigantescas, o quádruplo da americana, sem copiar, ajudas e/ou colaboração estavam como sempre têm estado, a ver crescer a população causando um imenso problema ao mundo, pois só estes dois tem 2/3 da população mundial, adicionando atraso civilizacional e regimes tenebrosos e tiranos como o chinês. Se está preocupado com a droga ou armas nos EUA, pergunte-se por que razão dominam nos Nobel de uma forma arrasadora em relação aos outros dois?
Parece-me que você pensa dentro de uma caixinha muito pequena, e tendo em conta apenas os últmos 200 anos da história da humanidade. Verdade que os EUA são hoje pioneiros, e mais concretamente o ocidente. É verdade também que não há muito tempo atrás, antes da revolução industrial, que era o inverso.. É verdade também que os chineses inventaram aquele pozinho mágico por exemplo que permitiu, a quem dizimou os americanos nativos, de formar os EUA.. sem pólvora de certeza que a história tinha sido outra. Isto só para dizer, que como dizem os entendidos, e até o nosso presidente Marcelo já o disse por ser tão evidente, que tudo isto tem ciclos.. e estamos a entrar num ciclo novo, no qual o poder e riqueza no planeta estão a começar a ir na direção que teve em tempos. Até um cego vê isso. Quanto às armas e drogas, foi apenas sarcasmo.. EUA já são de longe o maior mercado em ambos, e não, nenhum desses “mercados” será maior por exemplo na China.. daí que os EUA irão continuar a liderar em ambos.
Nem mais! O que admira é terem tanta população e terem estado tanto tempo atrás. Só prova uma coisa, estão muito longe do nível de vida dos norte-americanos.
Seria muito bom se fossem líderes em fabrico e venda de sanitas e papel higiénico. Centenas de milhões de indianos não têm sequer uma simples casa de banho com sanita e homens mulheres e crianças têm de ir é ca/ar ao rio quando as necessidades apertam. Esse é o desenvolvimento real de toda a Índia, onde no meio existem algumas ilhas de modernidade.