UE vai apoiar a construção de uma fábrica de semicondutores com 5 mil milhões de euros
Por forma a ser competitiva, a União Europeia (UE) deve apostar nos mercados relevantes, nomeadamente o dos semicondutores, que cresce a cada dia. Hoje, o bloco aprovou um apoio de 5 mil milhões de euros para a fábrica da European Semiconductor Manufacturing Company (ESMC), em Dresden, na Alemanha.
Conforme avançado pela Reuters há poucos minutos, a Comissão Europeia anunciou, hoje, a aprovação de um apoio estatal alemão no valor de 5 mil milhões de euros para uma nova fábrica de semicondutores da ESMC, em Dresden, na Alemanha.
A ESMC é uma joint-venture entre a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), a Bosch, a Infineon e a NXP. Segundo o comunicado da união, feito em agosto de 2023, a fábrica, que conta com vários apoios como este da UE, será gerida pela TSMC.
A fábrica procurará reforçar o ecossistema europeu de fabrico de semicondutores com tecnologia avançada de transistores FinFET, e criará cerca de 2000 postos de trabalho diretos para profissionais de alta tecnologia. Prevê-se que esta tenha uma capacidade de produção mensal de 40.000 wafers de cerca de 12 polegadas, a começar no final de 2027.
O nosso investimento conjunto é um marco importante para reforçar o ecossistema europeu de semicondutores. Com isso, Dresden está a fortalecer a sua posição como um dos centros de semicondutores mais importantes do mundo, que já abriga o maior site de front-end da Infineon.
Disse Jochen Hanebeck, diretor-executivo da Infineon Technologies, em 2023.
No mesmo comunicado, CC Wei, diretor-executivo da TSMC, afirmou que "a Europa é um local altamente promissor para a inovação em semicondutores, particularmente nos setores automóvel e industrial", admitindo estar ansioso "por dar vida a essas inovações", combinando a tecnologia de silício da TSMC com o talento da Europa.
Imagem: Bosch
Neste artigo: chips, ESMC, fábrica, semicondutores
os fabricantes são todos asiáticos, portanto, até podem construir 50 fábricas na europa, mas se eles não quiserem fabricar cá, não o farão
Não é apoio, é pagamento total dos custos, tal como faz com a Tesla e outras empresas Americanas.
Ursula von der Leyen continua a pensar que é dona ou presidente de toda a Europa e gasta a seu belo prazer o dinheiro dos contribuintes europeus sem nunca ter repercussões porque os subservientes dos EUA têm de se manter calados e obedecer cegamente.
Sai da UE, se todos os palermas que criticam forem embora ficamos com uma Europa mais unida. Para ja e a unica regiao do mundo onde mais de 60% da eletricidade tem origem renovavel e o ar mais limpo do planeta. Ate 2030 sera de 80%
Ainda não percebeste que a UE é um grupelho de lacaios dos imperialistas e que está para implodir no dia em que o zé lenços apresentar a conta dos estragos para os contribuintes europeus pagarem.
E quem obriga a,aceitar o que “ela” quer?
ela obriga porque é dinheiro impresso sem lastro algum e o povo sem escolha paga com imflacao!!!
5 mil milhões, na Alemanha?? Estão doidos?
Então os russos não vêm por aí fora?
Eh pah, não me digam que era tudo tanga da Úrsula e dos EUA.
A ultima vez que a russia apanhou a alemanha pela frente militarmente teve de ir pedir ajuda aos estados unidos senao hoje nem existiam. Convem saber historia
Boa anedota… Conta lá outra.
Foge Joao sem til…os russos vêm aí
Deixa para lá a história, foge que eles vão invadir a Europa. Leva os livros contigo.
Espera, afinal estão ali com um problema na Ucrânia e já são capazes de não vir. Mas tinham o plano…lol
Os chineses nao podem apoiar o fabrico dos carros eletricos que são vendidos na europa, mas a europa pode fazer tudo o que lhe apetece. Vai acabar mal…
Claro que podem, da mesma forma que a China pode colocar imposto de importação, neste futuros semi-condutores.
A unica opcao é não abrir esta fabrica e fechar todas as outras. O pessoal não quer fabricas na Europa, principalmente nesta altura do Ano.
Verão é para ir para a praia
tai ai o povo para pagar com inflacao o dinheiro impresso!
Até aqui era porque a UE não querem produzir e só quer serviços, agora que quer construir/ fabricar é porque quer que raio de gente se na “Xina” Rússia, Coreia do Norte é assim tão bom, relembro que em Portugal todos podemos ter um passaporte e é dos mais aceites em todo o mundo.
Verdade, o nosso passaporte está muito bem referenciado. Por isso, relembro-te também que, se não podes conviver com a opinião dos outros, faz bom proveito do passaporte.
E faço, todos os anos vou para fora e felizmente conheço o mundo que me rodeia e é por isso que digo, temos um país fantástico mas que não é perfeito.
O Mal de muitos que opinam a dizer mal de Portugal o mais longe que foram foi ao Algarve ao à barracas da farturas das festa lá dá aldeia, quando um dia ganharem coragem de sair de Portugal e tornarem-se viajantes, não confundir com turistas, vão dar valor ao nosso fantástico país.
Embora tenha algumas dúvidas quando à aplicação, na prática, das medidas (como tudo vindo desta US), a verdade é que já vêm tarde… muito tarde. A UE deixou-se adormecer com o outsourcing de produção de muita coisa e, pior, de bens chave para a economia. De repente parece que todos perceberam que só a China fabricava chips e que estava tudo refém de políticas de mercado “manhosas” ou pior (componentes que facilitam a espionagem p.e.). Os USA conseguiram mexer-se primeiro e já estão a trabalhar para o longo prazo. A UE, como sempre, precisa de debater tudo até à exaustão e primeiro que se mexam é um desatino.
Curiosamente, a dita fábrica tinha de ser na Alemanha. Deve ser para compensar o encerramento de alguma unidade da VW… Acho que a haver apoios desta natureza, se deveria dar prioridade a países mais na causa da UE e não dar dinheiro para os mais ricos. Mas é política, e eu não percebo nada de política… nem quero.
Não sei se a Alemanha é o melhor país para edificar a fábrica, mas temos boas razões para acreditar que sim, mão de obra especializada, a força do made in germany, a baixa taxa de corrupção, mas acima de tudo ser um país central, era bom para nos Portugueses receber assim uma fábrica, mas a verdade é que estamos na ponta da Europa,
Mas é ainda mais simples saber porque é que vai ser na alemanha.
Tal como o artigo diz a ESMC é uma cooperação entre Bosh(alemã), Infineon(alemã) e NXP(países baixos ou seja ao lado da alemanha). Óbvio que as companhias investidoras vão querer estar no seu país de origem
Ainda por cima, vai ser perto da chequia e polónia para terem mão de obra qualificada e mais barata
Transistores finFet, não transformadores finFet.
Os tipos de Twaian já perceberam que qualquer dia os chinocas do continente vão meter as patas na ilha e o mundo ficaria dependente quase totalmente deles…. há que fazer fábriacas em locais mais seguros….
Ao que parece a Bosh vai entrar no ramo da robótica.