PplWare Mobile

“Tolerância zero”: TSMC alega ter detetado potenciais fugas de segredos comerciais

                                    
                                

Fonte: CNBC

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Max says:

    Isso é uma história com bastantes anos. O ponto mais alto foi a contratação de Liang Mong-Song, em 2011, pela Samsung como vice-presidente e, em 2017, pela SMIC. Só alguns pontos altos da sua carreira:
    – Em 1992, ingressou na TSMC e, em 2003, foi responsável pelo processo de fabrico de 130 nm, que contribuiu para a TSMC superar a IBM. Foi responsável pelo desenvolvimento de varias gerações posteriores de fabrico de chips. É creditado por quase 500 patentes da TSMC.
    – Em fevereiro de 2011, mudou-se para a Coreia do Sul, como professor universitário, mas em julho foi contratado pela Samsung como vice-presidente para a I&D, após terminar a cláusula de não concorrência. A TSMC acusou-o de ter vazado para a Samsung, sua principal concorrente, informação confidencial, como o processo de fabrico de 28 nm. Na Samsung, Liang defendeu a transição direta para o processo de fabrico de 14 nm, que lhe permitiu superar a TSMC em termos de produção em massa e obter contratos para a produção de chips A9 da Apple e da Qualcomm. O caso foi julgado pelo supremo tribunal de Taiwan, que deu razão à TSMC.
    – Em 2017, foi contratado pela SMIC como co-CEO e teve um papel fundamental na produção dos muito badalados chips de 7 nm da SMIC.
    Outro alto quadro foi Chiang Shang-yi, que se aposentou da TSMC, em 2015, como vice-presidente, e foi contratado, em 2016, pela SMIC para o seu conselho de administração e, em 2020 como vice-presidente. Outros altos quadros das equipas de Liang e Chiang foram contratados pela SMIC.
    Mesmo sem se falar em espionagem, os quadros da TSMC, terminados os seus contratos, podem-se mudar para outras empresas, respeitando (ou aparentando respeitar) as cláusulas de confidencialidade e de concorrência. É sabido que a China oferece altos salários. Quando se fala nos feitos dos chineses no fabrico de chips, uma parte passou por cabeças taiwanesas que trabalharam na TSMC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.