Toda a equipa de robôs da Boston Dynamics dança para comemorar o ano novo
A Boston Dynamics está a despedir-se de 2020 com um vídeo fabuloso. Nele podemos ver os seus robôs numa impressionante coreografia a dançar ao som da música clássica “Do You Love Me?”.
O vídeo divertido oferece o primeiro vislumbre de dois robôs Atlas a trabalhar juntos, enquanto destaca a rapidez com que estas tecnologias se estão a desenvolver.
Boston Dynamics dá show de ano novo com os seus robôs
Em 2018, a Boston Dynamics lançou um vídeo divertido com o seu robô Spot, a dançar “Uptown Funk”. O vídeo lúdico foi uma pequena demonstração da ampla gama de movimentos do Spot, empolgante na época, mas muito simplista olhando para trás da vantagem de hoje.
Agora a empresa intensificou o desafio e publicou um longo vídeo de dança coreografado onde as estrelas são dois robôs Atlas, o Spot e uma participação especial de Handle, um modelo com rodas.
Bom Ano de 2021 robótico
Sim, este hit, dançado por seres metálicos, é uma espécie de presente de Ano Novo da empresa. Conforme podemos apreciar, o vídeo é a primeira visão de dois robôs humanoides Atlas a trabalhar em equipa.
Este ano de 2020 vimos já o Spot em muitas tarefas mundanas, profissões comuns, a mostrar o seu valor como um produto comercial.
Contudo, o Atlas, que ainda é tecnicamente um protótipo de robô, já demonstra uma evolução incrivelmente rápida conseguida na última década. Conforme devem estar lembrados, este robô em 2013 mal conseguia andar. Em 2015 já saltava obstáculos, e três anos depois era visto a completar uma espetacular rotina de parkour.
2021 por trazer o Atlas para o mercado onde já está o Spot
Conforme foi mostrado neste ano que agora termina, o robô Spot foi o único produto comercial disponível da empresa. Esta máquina de 4 patas finalmente chegou ao mercado no início deste ano com um preço de 75.000 dólares.
Além de fazer movimentos rápidos de dança, o cão robô foi visto a pastorear ovelhas na Nova Zelândia, a ajudar no tratamento de pacientes com COVID-19 e trabalhando na central nuclear de Chernobil.
Já o Handle é talvez o modelo mais prático da empresa. Este foi revelado pela primeira vez em 2017, o robô com rodas parece projetado para usos pragmáticos em armazéns, mas, como o Atlas, ainda não está disponível comercialmente.
Agilidade não falta a estes robôs
Sim é verdade que os vídeos de robôs a dança não são uma novidade. Contudo, estes têm a missão de mostrar o quão à frente estão as tecnologias da Boston Dynamics.
O mercado continua quente para esta empresa, dado que várias empresas já mostraram interesse na sua aquisição. A última foi a Hyundai.
Este artigo tem mais de um ano
Skynet, é você?
Não é por nada, mas isto mete me um pouco de medo. É muita evolução num curto espaço de tempo.
+1
Podes ter a certeza de que um dia vai haver protestos quando as pessoas forem substituidas pelas latas com pernas!
Fdx todos os anos esta empresa me surpreende pelos avanços, aquela estabilidade só com 1 pé dizem que eles vieram para ficar…
Mas existe sempre um misto de sentimentos a ver esta evolução, bem sabemos que em 10 anos os militares vão usar isto em guerras, as empresas vão começar a despedir pessoas para dar vez a estes robots que não tem segurança social, não param para ir a casa de banho, não tem medo de covid, não metem baixa e não tem sindicato 🙂
2030 aí vamos nós…
Concordo em tudo menos na segurança social, alguma taxa os governos arranjam de certeza, deve ser algo do género “taxa de solidariedade robótica” ou algo do género kkk
A premissa da existencia este tipo de tecnologia é que as pessoas num futuro possam gozar o ócio, ou seja, não precisem de trabalhar porque a tecnologia fará tudo.
Obviamente que isto nunca irá acontecer!
Ou deixam de fazer coisas por necessidade e passam a fazer coisas por prazer.
E ainda há questões por resolver:
Se eu construir 7 000 000 000 robots para substituir todos os trabalhadores, não sou eu que tenho o direito a todos os lucros/rendimentos desses robots? Os ex-trabalhadores ficam sem nada?
O Atlas faz o backflip. Em 20 anos creio que nem os já vivos reconhecerão o mundo.
O Costa que veja estes ajuntamentos e festas privadas…ainda por cima sem mascaras!
No fim sacavam das armas e começavam a disparar 🙂
Fake video. Aqueles robots devem ter umas dezenas de quilos. E estão a andar sobre placas de algo que parece tatami, logo cada vez que tocam no chão não há deformação do piso devido à pressão exercida. E sim eles não iam usar os robots num piso sólido, de forma a evitar dados nas possíveis quedas. 🙂
Vai ao canal do YouTube da Boston dynamics e volta a comentar. O Atlas não é a kuka com os seus vídeos de ping-pong.
Se calhar já vi filmes a mais e é por isso que não fico nada impressionada com isto, mas ok.
Handle lembrou-me o famous grouse, quando entrou em cena pensei estar prestes a pôr um ovo 😀
Estes não tem covid 19 . Pode-se trabalhar à vontade com eles