Samsung quer produzir 3 vezes mais chips em 4 anos para competir com a TSMC
Apesar de a TSMC ser a maior e mais importante fabricante de semicondutores do mundo, a Samsung conseguiu conquistar a proeza de ser a primeira a dar início à sua produção de chips de 3 nm e, assim, ultrapassar a rival taiwanesa.
Mas as recentes notícias da indústria mostram que a concorrência está mesmo acessa, pois agora sabe-se que a fabricante da Coreia do Sul quer produzir até 3 vezes mais chips ao longo dos próximos 4 anos para conseguir competir com a TSMC.
Samsung quer ultrapassar a TSMC
No mercado tecnológico, assim como noutros setores, nada é garantido. E se uma fabricante como a TSMC é atualmente líder no segmento dos semicondutores, até porque tem vários clientes de peso, num futuro próximo essa realidade poderá ser diferente.
Como tal, a Samsung antecipou-se à concorrente direta e começou a produzir os chips de 3 nm, sendo a fabricante que lidera os processos litográficos de alto desempenho deste processo de fabrico. Mas a empresa quer ir mais longe e mostra que está empenhada em ser a escolha dos seus clientes, podendo também 'roubar' alguns à rival.
Desta forma, as mais recentes informações indicam que a Samsung tem planos para produzir até 3 vezes mais chips nos próximos 4 anos, para assim ser uma concorrente ainda mais à altura da TSMC. E a maneira como a sul coreana pretende alcançar esse objetivo passa por alguns processos.
Primeiro, pretende oferecer diversidade de opções para qualquer um dos seus clientes. Como tal, a Samsung quer cria até 10 processos litográficos para competir em determinadas áreas, como a indústria, o segmento automóvel, a robótica, entre outros. A fabricante pretende responder à atual procura no mercado e assim aumentar também a sua receita.
Além disso, a empresa também está focada no desenvolvimento de sensores de imagem e componentes de radiofrequência. E neste campo já estamos a falar de chips desde a litografia de 5 nm a 28 nm. Estima-se que estas medidas ajudem a Samsung a triplicar a sua faturação nas fábricas e ainda que aumente a sua capacidade de produção até 3 vezes. E este objetivo pretende ser alcançado antes do ano de 2027. O investimento envolvido no projeto não foi, para já, divulgado.
Este artigo tem mais de um ano
Por alguma razão a NVIDIA saiu dos fabricos da Samsung….
“In 2020, Nvidia selected Samsung for RTX3000 series GPUs to lower production prices and boost product competitiveness by diversifying suppliers, but low production yields forced NVIDIA to move back to TSMC”
Sim a Nvidia saiu, mas outros entraram, ou só interessa dizer mal?
mas não foi só a Nvidia a sair. Até a Qualcomm já passou parte da sua produção para a TSMC. A Samsung tem estado em clara desvantagem no que diz respeito à qualidade da sua produção.
interessa dizer que a samsung tem perdido cada vez mais qualidade nas coisas que faz, apesar das inovações.
a samsung já nao é a mesma… e os yields sao uma demonstracao disso no contrlo de qualidade e melhoria dos seus processos.
falta de eficiencia e problemas de aquecimento
nao vale a pena samsung
Sabes que a Samsung nao tem nada haver com Samsung Foundries. Tu tens uma possibilidade enorme de nao usares nada da marca samsung, telemoveis, tv, microondas e mesmo assim estares a usar chips fabricados na Samsung Foundry.