PplWare Mobile

Quanto tempo é suposto durar a bateria de um computador portátil?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Zé Fonseca A. says:

    andam ali jogados uns macs com mais de 10 anos, mais de 3000 ciclos e ainda com 70% da capacidade.
    usem e abusem, esqueçam o carregador, esse sim é o inimigo das baterias

  2. SubConsciência says:

    Tal e qual como as baterias dos veículos eléctricos!! O desgaste leva a perda de capacidade… e ao fim de poucos anos a troca da bateria é inevitável!! A diferença é que uma bateria nova de um portátil não custa (nem de perto) o mesmo que um portátil novo. Ao contrario das baterias dos veículos eléctricos!! Já um veículo convencional, com 30 anos, troca-se o óleo, uns filtros e pneus (custo básico) e está pronto a circular! Agora pensem!…

  3. Miguel Mendes says:

    E se forem usadas aquelas ferramentas para limitar a carga ate aos 60% ou 85% (por exemplo) mesmo ao usar o portátil durante horas todos os dias? Ao colocar um portátil numa superficie (como uma mesa) não se está a tapar a abertura de ventilação inferior?

  4. says:

    Eu tenho um Panasonic Toughbook com I5 de segunda geração. A bateria (ou melhor, as baterias que são duas) ainda estão para as curvas. A única coisa que levou desde que o tenho foi levar um SSD. Depende muito do material também…

  5. AAzenha says:

    Desculpem, mas desde quando carregar um equipamento com um fonte de maior potência danifica uma bateria. lol
    Quem define e gere a corrente de carga é o regulador do dispositivo, daí ser importante a fonte ter capacidade para entregar tudo o que lhe é pedido, se tiver mais capacidade melhor, O que pode danificar o regulador, é a fonte ter voltagem acima do recomendado.
    Aliás alguns fabricantes para pouparem custos fornecem fontes no limite do exigível, e estas em condições de maior calor queimam.

    • João says:

      Se a tensão for maior, vai queimar o equipamento. A corrente pode ser maior, mas a tensão não. Mas oque vai aueimsr é equipamento, antes mesmo de afetar a bateria

      • Fred says:

        Tensão não é potência. Potência é o produto da tensão pela intensidade P=VI.
        Com um carregador da mesma tensão é o circuito utilizador que define a corrente que vai passar, ou seja a potência a utilizar.
        Podemos usar qualquer carregador de maior potência desde que a tensão fornecida seja igual à de uso pelo portátil. O que está no texto do artigo está incorrecto.

  6. O impostor says:

    Quantos erros neste artigo……

    1) se estiver sempre ligado à corrente, somente alguns fabricantes permitem bloquear por software a carga a 60 ou 80% para não criar stress na bateria de estar sempre entre 95-100% que desgasta a bateria tanto ou mais que fazer vários ciclos. Entre algumas marcas: alguns modelos Asus (não oficialmente, do meu descobri por um acaso); Microsoft (na UEFI limitar a 50% a carga. É chato mas é a melhor solução) pode-se configurar na App “Surface” mas o meu que passa uma boa parte ligado à corrente NUNCA limitou a carga e sempre carrega a 100%. Por sorte posso recorrer ao método da UEFI e resolvido!

    2) “ A utilização de um carregador com uma potência superior à recomendada (por exemplo, 65 W em vez de 45 W) fará com que a bateria se deteriore rapidamente”: incorreto. NÃO há recomendada, há programada. Se o PC estiver programado que aceita até 45W por exemplo, eu posso meter um carregador de 100W que só vão ser aceites 45W!!! O único aqui mas a vossa frase está errada, é que quanto menor a potência de carga, melhor. Por isso se o PC aceita 65 W máximo mas carregam a 25w desligado, ótimo. Menos stress para a bateria.

    Nós portáteis está visto que muitas marcas ganham muito dinheiro com a bateria a deteriorar-se rápido, calculam os ciclos para durarem bem até acabar a garantia, depois é a pique…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.