Gosta de vinho tinto? Cientistas explicam por que pode causar dor de cabeça
Se aprecia vinho tinto, saiba que há motivos que justificam o facto de ele provocar dores de cabeça. Um novo estudo parece ter encontrado a explicação para este fenómeno.
Apesar de o excesso de bebida alcoólica cause ressaca no dia seguinte, as dores de cabeça provocadas pelo vinho tinto podem surgir em menos de 30 minutos ou até três horas depois de apenas um copo pequeno.
Investigadores da Universidade da Califórnia (UCSF) descobriram, agora, que o culpado de o vinho tinto provocar dores de cabeça pode ser um composto natural.
Vinho tinto provoca dores de cabeça devido a um composto natural
A substância, de nome quercetina, é um antioxidante saudável e um tipo de flavanol, isto é, um pigmento vegetal que dá cor às frutas e vegetais. Quando combinada com vinho tinto, pode prejudicar a capacidade de uma pessoa de decompor o álcool, causando enxaquecas, rubores e náuseas, bem como dores de cabeça.
Quando entra na corrente sanguínea, o corpo converte-o numa forma diferente chamada glicuronídeo de quercetina. Nessa forma, bloqueia o metabolismo do álcool.
Explicou Andrew Waterhouse, professor do departamento de viticultura e enologia da UCSF.
Por sua vez, a investigadora Apramita Devi explicou que a glucuronídeo de quercetina também pode fazer com que o acetaldeído, uma toxina, se acumule no corpo.
A acetaldeído é uma toxina bem conhecida, substância irritante e inflamatória. Os investigadores sabem que altos níveis de acetaldeído podem causar rubor facial, dor de cabeça e náuseas.
O estudo sugere que, apesar desta explicação técnica para a dor de cabeça, nem todos os vinhos têm o mesmo efeito, pois a luz solar, a idade e o processo de vinificação podem ter impacto.
Por exemplo, os vinhos de regiões mais ensolaradas têm maior probabilidade de conter grandes quantidades de quercetina, o que os torna mais propensos a provocar dores de cabeça. Por outro lado, pessoas predispostas a enxaquecas ou outras têm maior probabilidade de sofrer com este efeito do vinho tinto.
Segundo Morris Levin, diretor do Headache Center no UCSF Medical Center e coautor do estudo, o próximo passo é testar esta conclusão em pessoas que desenvolvem dores de cabeça com vinho tinto.
Imagem: Freepik
Neste artigo: dor de cabeça, vinho
Então é por isso… Ok, estou desculpado…
a quantidade de substancias que o vinho leva, vêm falar de uma natural que causa dores de cabeça! se o pessoal soubesse como é realmente feito o vinho (maioritariamente a gama media e baixa), provavelmente nao bebia tanto! Daí a expressão “até com uvas se faz vinho!”.
depende, tens vinhos naturais, informa-te
A falares de vinho carrascão ou traçado como o que servem na taberna é obvio que é uma mistela que só os bêbados apreciam…~
Existe imenso vinho de qualidade e também natural, mas pelo teu comentário é obvio que desconheces isso!
nao confundas nao saber fazer vinho ou vinho da ultima prensagem das uvas, com vinho industrial e qualidade media/baixa. obviamente que ha vinho de boa qualidade e se soubesses ler reparavas que nao tinha colocado tudo no mesmo saco. contudo, o vinho que se vê no supermercado de qualidade media/baixa e que possivelmente muita gente compra (vinho ate aos 8€ talvez), levam muita substancia, desde clarificantes, acidificantes, coadjuvantes, preservantes, etc. e muitos até têm o certificado IGP e a uva nem de lá perto é.
quantos vinhos têm “natural” no rotulo?
Sem falar dos conservantes.
Rapaz, nem sei nem quero saber pois se soubesse de tudo o que se passa em tudo não vivia, imagina ires a um restaurante, se souberes o que realmente se passa na cozinha….A vida são 2 dias, um para viver e outro para morrer, eu adoro tudo o que faça mal, ainda agora marchou umas 200g de Guanciale, provavelmente vou viver menos que tu mas…vou viver. Como chocolates todos os dias, adoro os da Lindt, tipo viciado, tintol não falha ao jantar, hoje marchou um Rioja, espanhol, nem quero saber se a tia Maria não lava os pés quando pisa as uvas, adoro e sabor e enquanto o fígado aguentar vai ter que levar todos os dias com uma copaça ao jantar, não falha. P.S. Nem me interessa que o vinho não tenha uvas, desde que me saiba bem, podem por os conservantes e químicos que quiserem, marcha tudo.
A mim não me dá dores de cabeça, venha lá o tintol!
Vinho dá dores de cabeça? Wtf pensava que as curava. Que raio de vinho anda esse povo a beber.
O tinto dá grandes dores de cabeça, principalmente se a GNR mandar soprar o balão …
Não me afecta.
Décadas atraz só tinha direito ao cartão de bebedor e apreciador, quem já tivesse o nariz cor de cenoura. Portanto quando virem alguém com esta característica já sabem. Nota eu sempre bebi leite de uva oriundo da minha terra Cartaxo
o efeito a mim so me da no dia seguinte depois de ter bebido normalmente bebo pouco entre dois litros um almoço e outro jantar mas estou mas desconfiado e das cervejas que bebo entre as refeições delas ser a causa da minha dor de cabeça não o vinho