Preparado para os novos nomes do USB? Tudo deve ficar agora mais simples
Apesar de serem úteis, nem todas as tecnologias conseguem acertar com os nomes. Isso nem sempre é importante, mas há situações de exceção. A nomenclatura que o USB tem é um bom exemplo desta situação. Tudo isso vai mudar com os novos nomes dos cabos e conectores USB, cujo logótipo vai mostrar a velocidade e capacidade de carregamento. Conheça as mudanças.
Os padrões tentam harmonizar, mas no final quase todos acabam por se tornar algo sem sentido. Um bom exemplo é o standard USB. Atualmente pode encontrar no seu PC ou telemóvel conectores USB 3.2 Gen 2. Mas em que forma isso difere do USB 4.0 ou Type C? Pelo nome, é impossível dizer. Tudo isto vai mudar com a nova nomenclatura que o USB Implementers Forum (USB-IF) apresentou na CES 2025.
Convém esclarecer que o nome atual do padrão USB não será alterado. As novas versões seguirão a numeração USB 4.0, 4.1, USB 5, etc. Mas isto vai passar a ser uma nomenclatura técnica, para manuais ou programação. Para o utilizador, a nova nomenclatura esquece as sequências numéricas, e opta por mostrar a velocidade máxima do cabo ou conector, medida em Gbps (Gigabits por segundo) e a capacidade de carga, medida em W (watts).
Assim, por exemplo, se um cabo tiver o logótipo USB 80 Gbps 60W, significa que pode transmitir dados a 80 Gbps e carregar um telemóvel a 60 W. Como pode ser visto na tabela, existirão muitos logótipos diferentes. Os logótipos coloridos serão os que serão utilizados nas caixas e embalagens, e os logótipos pretos serão impressos no próprio cabo.
Com este sistema, o utilizador pode escolher facilmente o tipo de cabo que necessita. E é muito simples comparar entre os diferentes cabos ou conectores, sem necessidade de numeração complexa. Até agora existia uma nomenclatura pouco lógica: USB 3.2 Gen 1 (5 Gbps), Gen 2 (10 Gbps) e Gen 2x2 (20 Gbps). No final, o que importa para o utilizador não é se um cabo é Gen1 ou Gen2, mas sim a velocidade a que opera.
Segundo se sabe, os principais fabricantes de computadores vão começar a apresentar estes logótipos nos próximos meses. O primeiro será a Dell. A nova nomenclatura dos cabos e conectores USB vai poupar aos utilizadores muitas dores de cabeça e compras incorretas. Estas sáo notícias para todos.
E para quando todos os portateis carregarem com usb c 240watts e conseguir usar cabos usb c para carregar teslas também? Sao estas m3rdas que me deixam logo irritado pela manha irraa
Irritas-te facilmente xD
Pergunta à Alexa.
Para já só dá para descarregar teslas por USB C, so lá para a USB V20 é que deve dar carregar 100kw
Até estou a já estou a ver os chinocas a colocar nos cabos 80Gbps e 240W e aquilo ser um de 5Gbps e 60W.
Deve funcionar sem qualquer queixa.
99,945% dos clientes nacionais, das operadoras de telefonia móvel ou fixa, não usam 6% dos serviços, que pagam, mensalmente. Por isso, não será grave comprarem um cabo de 500000 GBPS e 1000W, que dá para 200mbps e 40w. Vai dar ao mesmo que as operadoras nacionais nos cobram, pelos serviços que vendem.
Nim. Quando o proposito é transmitir imagem por usb-c, vai haver queixas.
Mesma coisa quando compras usbc rasca para uma coisa que necessita thunderbolt (e-gpu por ex.).
E se são capazes de transmitir vídeo ou não? Esqueceram-se?
Sempre a complicar ou c….
A informação da norma não é totalmente dispensável pois o utilizador pode ser induzido a comprar cabos com capacidade muito acima das capacidades dos equipamentos que possuem pensando que vão dispor delas.