Novos processadores da Intel também se vão chamar Core Ultra
A Intel tem estado focada em diferenciar-se das marcas rivais que têm ganho algum terreno importante, especialmente no segmento dos CPUs. Por isso, a empresa de Pat Gelsinger vai agora fazer mais uma mudança importante e adicionar um novo nome à sua linha de processadores, que vai começar a designar-se também de Intel Core Ultra.
Intel terá processadores designados Core Ultra
De acordo com as últimas informações, a Intel vai renovar novamente a designação da sua linha e terá processadores denominados de Core e também de Core Ultra. Segundo os detalhes, os chips de processamento como agora os conhecemos vão então ver a sua designação alterada. Por exemplo, o CPU topo de gama Intel Core i9-13900KS da 13ª geração, será agora nomeado de Intel Core Ultra 9. Acabará também o "i" do nome, ou seja, deixa de existir o Core i3, i5, i7 ou i9 e passa a ser apenas Core 3, Core 5, Core 7 ou Core 9.
Intel will no longer place generational messaging in front of Intel Core brand. Generation will still be called out in the processor number (e.g., ##×××H). This will apply to all client products moving forward, starting with Meteor Lake.https://t.co/7TX0FJ26tN pic.twitter.com/eU1vA1Xddf
— Andreas Schilling 🇺🇦 (@aschilling) June 15, 2023
No caso das variantes Core, teremos agora os modelos Intel Core 3, Core 5 e Core 7. Já quando falamos das versões premium, teremos os processadores Core Ultra 5, Core Ultra 7 e Core Ultra 9, tal como vemos pelas imagens das apresentações. Portanto, não teremos um processador Intel Core 9 nem um Intel Core Ultra 3.
Pelas imagens vemos também que os modelos Core vão estrear daqui a alguns meses com a arquitetura Meteor Lake para portáteis. Já os Core Ultra devem chegar ao mercado no segundo semestre de 2023, mas não é especificada a arquitetura.
More baffling than AMD's laptop naming.🙃
Core Ultra 7 1003H Core Ultra 7 1002H Core Ultra 5 1003H
— HXL (@9550pro) June 15, 2023
Portanto, estão são as novidades mais recentes da gigante californiana no sentido de simplificar e facilitar a vida aos utilizadores que queiram escolher um processador específico para as suas máquinas.
Este artigo tem mais de um ano
Tanto palavreado pra nada. Não me interessa se é “core 5”, se é “ultra 5”, se é “rabo de peixe 5”, etc…
Interessa é:
-Mais desempenho
-Menos consumo
-Preços competitivos
Ponto!
Rabo de peixe?
Verdade, especialmente menos consumo e aqui também serve essencialmente para a AMD.
“Vou sintetizar essa mudança em três motivos:
1) Ressaltar a marca CORE, que estava em esquecimento;
2) Permitir OEMs vender gerações antigas como se fossem recentes;
3) Criar uma distinção entre arquiteturas antigas (Raptorlake) e novas (Meteorlake) em uma mesma geração.”
Hoje:
“Processador Intel de 14ª geração, Core i7-14900H”
Depois:
“Intel Core Ultra 7, processador 14900H” (NÃO VÃO mais dizer qual modelo)
Eu também havia adaptado o texto em outro site, mas quem contextualizou foi Dayllann [Skyh], também em outro site.
Ai que grande confusão que vai nessa cabeça.
Primeiro ainda nem há 14° geração por isso não vai haver um nome depois passar a outro.
A partir da 14 geração é que vão fazer essa nova nomenclatura , tiram o i e fica só core 3, 5, 7 e 9 ou core ultra 3, 5, 7 e 9, estes novos nomes é para não haver aquela gatafunda no fim dos numeros assim é mais fácil saber quais são os básicos e os melhores.
Isso de mudar nome acontece em todo o lado, a AMD não mudou também para ryzen? A Nvidia também não deixou de ter as gtx e agora é só rtx?
Isso é normal, e não comecem com teorias da conspiração.
Foi o Diretor de produtos da Intel quem disse numa entrevista para a ‘TheVerge’ essas colocações e posterior noticiado em alguns sites americanos.
Acalme-se.
i3, i5, i7… era mais fácil de dizer que, Core 3, Core 5, Core 7…
Questão de hábito…..
Core ultra super mega hyper xtreme 39864
Ultra power consumption.