No Vietname já se lavam com água as gráficas de mineração para serem vendidas
Tal como já sabemos, a mineração de criptomoedas através de placas gráficas está morta, pois o algoritmo da Ethereum foi alterado de Proof of Work (PoW) para Proof of Stake (PoS). Portanto, o destino das GPUs acaba por ser a venda, embora com a condicionante de serem equipamentos usados.
Mas parece que no Vietname encontraram uma possível solução para a venda destes produtos. Estão a circular alguns vídeos que mostrar algumas pessoas do país a lavar com água as placas gráficas usadas para minerar para depois serem vendidas.
Placas gráficas de mineração são lavadas com jatos de água
Vários vídeos partilhados na Internet, e revelados pelo canal @I_Leak_VN no Twitter, estão a tornar-se populares por mostrarem pessoas em sistemas de mineração de criptomoedas no Vietname a limparem e lavarem com água as suas placas gráficas usadas para o processo de extração das moedas digitais. Para o procedimento, foram em muitos casos usadas pistolas de pressão de água para dar um verdadeiro banho a estas gráficas.
(2/3) Therefore, I recommend you to be extremely careful when buying 2nd cards. Even if they come from EBay, Xianyu or even where you live. pic.twitter.com/qdr3fNR1f4
— I_Leak_VN (@I_Leak_VN) September 23, 2022
A notícia pode, à primeira vista, parecer estranha só pelos simples facto de que a água não é, de todo, aconselhável para estar em contacto com a tecnologia. Para além disso, se juntarmos o facto de ser exercida pressão no processo através de jatos de água, quase que é então meio caminho andado para que os equipamento fiquem com danos físicos.
E ainda há mais, pois a água pode ficar alojado em locais de difícil acesso e provocar algum problema assim que a placa gráfica seja ligada. Dessa forma, o próprio canal alerta para a compra destas GPUs lavadas.
No vídeo seguinte podemos ver um outro método que é usado para limpar o PCB, através da lavagem ultrassónica.
This is the cleaning method with ozone water (3/3) pic.twitter.com/YUT8J3icxF
— I_Leak_VN (@I_Leak_VN) September 23, 2022
Um dos principais objectivos desta insólita operação de limpeza, é então preparar as GPUs para que estas sejam vendidas novamente. Em suma, serão colocadas no mercado como produtos recondicionados.
Como podemos ver pelos vídeos, algumas gráficas estão a ser lavadas dentro do sistema de mineração, e a água que sai do jato acaba por molhar não só a estrutura da placa gráfica, mas também outros componentes, como a motherboard, memória RAM, processador, ventoinhas e fonte de alimentação acabam também por ficar molhados.
No final do processo de lavagem, é colocada uma nova pasta térmica nas GPUs, incorporado o sistema de arrefecimento lavado, coloca-se tudo novamente na caixa e temos assim uma GPU preparada para venda.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Eis uma das muitas razões pelo que só compro hardware novo e não usado\recondicionado, novo é sempre novo, usado é uma lotaria que pode correr bem como mal.
Sim mas não uma decisão muito amiga do ambiente
Estou-me nas tintas para o ambiente isso são tudo tretas, é novo e sempre novo…
Pois por isso é que eu digo que a ignorância e a ganância mata
“Estou-me nas tintas para o ambiente…”
Espero que o ambiente diga o mesmo de ti! 😉
Eu compro muito material usado com garantia e se tiver um problema reclamo a garantia e vou poupando dinheiro e o ambiente.
Andas a consumir tretas da Greta Os globalistas fizeram-te boa lavagem
Belo comentário, sim senhor, nao te esqueças que o meio ambiente faz parte do planeta que habitas, se calhar é melhor que cuides dele, pq nao tens mais nenhum
Também és dos tais que vais comer umas baratas porque comer carne vermelha faz cagar
Eu já comprei hardware supostamente novo a uma empresa Portuguesa, que depois descobri que tinha sido usado para minar moedas..pedi o reembolso do dinheiro, ouve algumas discussões, mas quando eu ameacei que iria agir por métodos legais, eles acabaram por me devolver o dinheiro, e eu devolvi a gráfica.
Mas em suma, o facto de pensares que estás a comprar novo…não significa que estejas mesmo a comprar novo..
É errado pensares assim, pois os equipamentos novos são sempre novos e dá para ver se são mesmo novos ou se já foram usados e voltados a por há venda, a mim não se safam com isso, pois percebo do assunto e não me conseguem dar a volta.
Essa ideia de que consegues sempre ver o estado do producto…
Ás vezes consegues outras vezes não.
Eu comprei em loja virtual, só reparei quando o producto chegou..
ProduCto?????
Novo vem sempre SELADO e com todos os plásticos intactos…
Como se não existisse forma de selar plástico e meter autocolantes novos…
+1
Se lavarem com água ultra pura é capaz de não ter qualquer problema.
É isso mesmo com água ultra pura “nem sabia que isso existia” que com certeza é o que estão a usar é super seguro
Eletrônica e água não combinam, simplesmente para limpar equipamento eletrônico não é de agulheta em lado nenhum e muito menos com tudo montado na caixa.
a água pura (não a que tu bebes) só por si não causa grandes problemas já que não é condutora… O problema são os iões que estão dissolvidos na água normal, só assim é que essa água (normal) pode ser condutora e levar à corrosão de materiais, etc!
Desde que a lavagem seja rápida e seguida de secagem completa o equipamento não iria sofrer qualquer dano.
Eu trabalho com eletrônica, logo, sei bem o que estou a dizer, não interessa se é rápido ou não, as placas não são há prova de líquidos logo é meio caminho andado para ocorrer danos.
Existe procedimentos e outros líquidos apropriados para limpeza de material eletrônico e não é agua seja ela pura ou não.
até podes trabalhar em electrónica mas não sabes de química e o porquê da água poder ser perigosa.
Acho que devias estudar mais um pouco. Pesquisa pelo futuro da refrigeração. A Microsoft já o utiliza nos data centers. As placas são arrefecida dentro de um líquido… Portanto cuidado quando falas em líquidos…
Sim @Castro, a palavra de um profissional de electrónica não vale de nada. Ainda por cima quase de certeza que ele já precisou de fazer várias lavagens.
Dica: álcool isopropílico
Mr. Y, ser profissional de electrónica não significa que tenha noções básicas de química e física de materiais e de electroquímica. Experimenta ver qual é a condutividade da água pura, ou como é que a corrosão ocorre, e depois vemos se voltas com o mesmo argumento.
Resumindo: começa por dizer que a electrónica não é à prova de liquido mas imediatamente a seguir diz que existem líquidos apropriados para electrónica? Em que ficamos?
Para que não se ande aqui a dizer coisas parvas convém perceber um pouco o que é que é água, se nos estivermos a referir a H2O, ou seja, água no seu estado puro, destilada, o que quiserem chamar, não oxida nem tão pouco é condutora, o problema da agua é que facilmente é contaminada se estiver exposta ao ambiente o que faz com que rapidamente deixe de ser pura e a partir desse momento vai oxidar e ter alguma condução. Se usam agua aqui, mesmo que destilada, facilmente vai contaminar bastando cair nas placas e no futuro poderá oxidar e dar problemas, poderá não ser agua e ser um liquido especial para limpeza de contactos que é usado muitas vezes para limpar componentes eletrónicos, se assim for não há qualquer perigo pois tem anti oxidantes e é usado diariamente em milhões de artigos eletrónicos.
Ui, quantas motherboard, televisões de écran catodico e outras placas eletrónicas eu já lavei. Ficam brilhantes como novas. Apenas temos de fazer atenção à alguns componentes que devemos retirar. Mas muitos dos componentes elétronicos podem perfeitamente ser lavados.
Depois segue o processo de secagem de preferência esse processo é feito no verão com temperaturas altas, este verão foi ótimo para isso pois aproveitei para lavar alguns aparelhos até mesmo o interior do carro.
Próxima limpeza: próximo verão.
Devem ter ficado brilhantes para mandar para a sucata a seguir, enfim…
É só experts em fazer estragos e ainda se vem gabar…
Man se não tens noção do que dizes, não digas. Vai ler sobre o assunto.
O verdadeiro expert é você com esses comentários mal fundamentados e a falar de experiência numa área que claramente não tem… só esta a cavar um bom buraco para se enterrar 😉
Lol. Estás a falar de água destilada?
Sim é agua destilada, embora o processo melhor seria por método ultrassónico. Embora ali não é de todo o melhor método lavar seja com o que for com maquina de pressão.
não, estou a falar de água ultra pura, com um grau de pureza superior à da água destilada. A água destilada ainda pode conter alguns minerais.
São os minerais+água que podem ser um problema em termos de corrosão, etc.
Nos GPU, não há componentes que se podem estragar com a água, apenas os rolamentos dos ventiladores que deverá estar seco antes de os fazer rodar para evitar que a água penetre dentro. Os GPUs são selados e por isso não permitem uma limpeza convenavel, pelo qual se quiz ermos realizar uma limpeza com um resultado a brilhar temos apenas a limpeza por água como opção. Água, detergente e pincel já dá um bom resultado, usar jato talvez seja exagerado pois nunca o fiz, a pressão da água da rede é amplemente suficiente. Terminar com uma lavagem com água distilada ou água da chuva filtrada reduz a condutividade da água e diminui o risco de problemas caso não esteja bem seco.
Segue limpeza da água com compressor de água e secagem com secador ou colocado ao sol num bom dia de verão.
Água destilada. E se depois for tudo bem seco, não há crise. Mas é sempre mais segura a limpeza ultrassónica.
As ferramentas das minas também se lavam com água…;)
O risco de contato de eletrônico com a água é de condução entre componentes (mesmo desligado, pode haver alguma carga em capacitores) e de oxidação.
Se os componentes estiverem totalmente descarregados e se forem bem secos depois, não há problemas. O uso da água em si não é tão alarmante.
Mas claro que no vídeo não se aparenta haver preocupação alguma.
Era incapaz de fazer isso a algum componente eletrónico,sempre tive e tenho muito cuidado quando faço alguma manutenção.Não recomendo a compra de placas gráficas usadas,por este motivo.Compro sempre Hardware novo,em loja física.
Desde que se saiba o que se está a fazer não há risco em lavar com água. Nem todos os electrónicos dá para lavar com água, mas placas sim.
Pois…comprar me loja física dá sempre bastante vantagem porque tens sempre a opção de ver o producto, mal o recebes..
Vale mais a água que usaram para a limpeza do que as próprias gráficas.
Já desconfiava, do porquê o preço ser muito alto, …
também são à prova de água …
😉
Já podem fazer ensopado de gpu e jogar o jogo da fome e dos couchês energéticos do gaz africano, claro…
:p eheheh !!!
Zundap a gazes …
A prática é mais comum do que muitos imaginam e recomendada por especialistas em eletrónica, muitas vezes elevando o tempo de vida do produto que passa o tempo a acumular pó.
Desde que seja feito com cuidado e bem seco só traz benefícios, já vi algumas que não funcionavam serem lavadas com jatos de alta pressão (ao contrária dessas que o jato é de baixa pressão) e voltar a funcionar sem problemas.
Tb é mais amigo do ambiente que usarem álcool isopropílico que é muito recomendado e utilizado nas limpezas por ultrassom.