Microsoft é a única fabricante de tablets que cresceu no 1º trimestre de 2022
Se pensávamos que os tablets eram um equipamento que já estava ultrapassado, a pandemia da COVID-19 veio mostrar exatamente o contrário. Na altura do confinamento, estes e outros produtos tecnológicos foram massivamente encomendados, especialmente através das lojas online.
Claro que com o abrandamento das infeções, naturalmente a procura diminui, mas, ainda assim, há sempre quem se destaque no meio dos demais. Assim, de acordo com uma nova pesquisa de mercado, a Microsoft foi a única fabricante de tablets que apresentou um crescimento no primeiro trimestre deste ano.
Tablets: Microsoft foi a única a crescer no 1º trimestre
Segundo uma nova pesquisa revelada pela empresa Strategy Analytics, a Microsoft foi a única grande empresa a registar um crescimento no setor dos tablets ao longo do primeiro trimestre de 2022, que abrangeu os meses de janeiro, fevereiro e março. E embora o iPad da Apple continue e ser o equipamento mais popular neste segmento, os Surfaces da empresa de Redmond têm vendido como pãezinhos quentes.
Tal como podemos ver pela tabela seguinte, a Microsoft enviou 1.4 milhões de tablets nos primeiros três meses do ano, conseguindo uma participação de 3% neste mercado e apresentando um crescimento de 1% face ao mesmo período do ano passado.
Contudo, a liderar temos a Apple com um valor de envios significativamente superior de 15.8 milhões de iPads. Esta quantidade dá à Apple uma quota de 39%, mas representa um crescimento 6% inferior ao mesmo período do ano passado. De seguida temos a Samsung que enviou 8.2 milhões de tablets, o que lhe dá uma participação de 20% e uma quebra de 1% face ao primeiro trimestre de 2021.
O terceiro lugar é ocupado pela Amazon com 3.7 milhões de tablets enviados, o que lhe dá uma quota de mercado de 9% e um crescimento 1% inferior comparativamente ao mesmo período de 2021. Já a Lenovo encontra-se na quarta posição com 3 milhões de tablets enviados. Tal dá à empresa chinesa uma participação de 7%, o que representa uma estrondosa quebra de 20%.
Juntamente com outras marcas, no total foram enviados 40.9 milhões destes equipamentos, uma quantidade que ficou 10% aquém face ao primeiro trimestre do ano anterior.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Strategy Analytics
A assistência ao cliente para esses equipamentos é assustadoramente má!
Comprei um Surface Pro 6 e o equipamento tinha um defeito no wifi, tentei contactar a microsoft pela app de apoio ao cliente que vem no tablet/computador (talvez seria software?) e nunca responderam. Mandei para reparação pela garantia, ao fim de 29 dias mandaram outro equipamento (recondicionado! nem se dignaram a mandar um novo!) com o mesmo problema, à segunda, já se estavam a preparar para mandar outro (provavelmente também recondicionado), a minha sorte é que passaram o prazo de 30 dias e a loja foi obrigada a devolver o valor de compra. Estava prestes a ter de recorrer à DECO… Na brincadeira foram mais de 60 dias de espera e sucessivas faltas de comunicação.
Fiquei com um teclado e uma caneta, que não consegui devolver e me tive de desfazer a preços de saldo.
Não recomendo equipamentos Microsoft a ninguém!
Questão comprou o equipamento diretamente há Microsoft ou numa loja que vende artigos Microsoft e a coisa correu mal, porque os equipamentos não foram para a Microsoft, mas para um representante autorizado, e a Microsoft provavelmente nem sabe da situação que está aqui a contar…
Equipamentos Microsoft são como quaisquer outros de outros fabricantes, tanto podem trabalhar sem problemas desde o dia 1 como avariarem logo no dia a seguir. não é por isso que se vai deixar de comprar estes equipamentos.
Onde comprei não interessa, se o vendem, devem prestar o devido serviço de apoio ao cliente independentemente do canal utilizado.
A microsoft tomou conhecimento, porque lhes comuniquei via a aplicação de apoio ao cliente que estava instalada no surface, com a minha conta microsoft, registda com o número de serie do equipamento, nunca se dignaram a responder.
Se deixam a reparação nas mãos de “reparadores autorizados”, não controlam a qualidade desse serviço e se escudam nessas empresas prestadoras de serviço para se desculparem de respondabilidades, sabendo que há modelos com defeito de fabrico em todas as unidades, omitindo isso, são culpados e não merecem a minha confiança.
ou seja o amigo vem para aqui bla bla bla e ficou-se a saber que é daqueles que vem dizer mal só por sim, mais valia nem sequer ter vindo aqui dizer absolutamente nada, pois já perdeu toda a razão…
Sou um leitor assíduo (leio todas as notícias que saem praticamente todos os dias) do Pplware há cerca de 12 anos, por vezes, quando sinto interesse comento os artigos.
Por acaso lembrei-me de expôr a minha recente má experiência com um dos produtos objecto deste artigo, porque li o artigo e sinto que a microsoft não está a lidar da melhor maneira com esta linha de produtos.
Já experienciei problemas semelhantes com outros produtos concorrentes, e a experiência foi bem diferente, por exemplo, já cheguei a ser contactado para um recall para me substituirem um componente de um computador por assumirem o seu defeito de fabrico.
Se acha que o meu contributo não foi construtivo, isso é a sua opinião, não foi de todo esse o meu intuito quando comentei. Mas não me pode tirar “razão”, porque eu apenas constatei factos que vivenciei e tirei conclusões simples do que se depreende da situação para tentar indicar onde falharam comigo.
Mas enfim, não vou discutir consigo nem acho que haja aqui quem tenha “razão”, pois parece que você sabe demasiado bem como funciona a microsoft, para defender os seus serviços de reparação e apoio ao cliente de tal maneira. Talvez possa levar esta experiência até ao seio da empresa, com a esperança que não volte a acontecer a outros.
Os meus melhores cumprimentos.
Pode-se sempre expor o nosso ponto de vista, e isso não é degradar a imagem das empresas, nem o devemos fazer, agora, claramente podemos dar o nosso ponto de vista, mais ainda quando temos experiência.
O JSr, LS tem toda a razão.
É pena que o Sr. Anonimus revele a sua ignorância sobre estas questões. Mais valia não ter dito nada.
Sr. JLS, o senhor tem toda a razão no que referiu.