Má soldadura é a razão dos problemas das gráficas EVGA RTX 3090 no jogo New World
No final do mês de julho noticiámos que o jogo New World estava a sobreaquecer as placas gráficas Nvidia GeForce RTX 3090. Nomeadamente os modelos personalizados da EVGA. A marca californiana entretanto já começou a substituir as GPUs queimadas, mas parece que finalmente foi encontrada a causa do problema.
De acordo com as recentes informações, uma má soldadura estará por detrás dos problemas que as placas gráficas apresentavam ao executar o jogo.
A versão beta do novo jogo da Amazon, New World provocou sérios problemas de sobreaquecimento às placas gráficas GeForce RTX 3090 personalizadas pela EVGA. Os relatos indicavam que os problemas começavam a surgir após cerca de 15 a 30 minutos de jogo. Então, nessa altura, os equipamentos sobreaqueciam e registavam picos de energia.
No entanto, após cerca de 6 semanas de o problema ser revelado, já há uma luz ao fundo do túnel. Ou seja, já é conhecida a razão pela qual o jogo New World estaria a 'matar' estas GPUs.
Má soldadura na origem do problema
Após a fabricante californiana ter analisado a fundo vários exemplares das gráficas devolvidas pelos utilizadores, revelou que, afinal, o problema não está relacionado com o sistema de arrefecimento ligado ao chip que controla ventoinhas, como inicialmente se suspeitava. Por via desta primeira intuição, a EVGA chegou mesmo a lançar uma atualização de firmware.
Segundo revelou à PCWorld um porta-voz da marca, na origem do sobreaquecimento está um "estranho problema de má soldadura" que afetou alguns lotes das RTX 3090. Em concreto, é referido que todas as placas pertenciam à primeira produção de 2020. E através de uma análise cuidada, as GPUs parecem ter um 'mau acabamento' na solda que rodeia o circuito MOSFET que alimenta as placas afetadas.
A EVGA recusou-se a revelar a quantidade de gráficas RTX 3090 que vendeu. No entanto indicou que as placas afetadas pertencem a um pequeno lote que representa menos do que 1% do total destes modelos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: PCWorld
Neste artigo: EVGA, GeForce RTX 3090, gpu, New World, nvidia, placa gráfica, soldadura
É o que dá usarem solda sem chumbo. Desde que tiraram as ligas de estanho e chumbo da indústria, sem nunca terem investigado uma alternativa com as mesmas qualidades, têm sido problemas atrás de problemas. Há muitas avarias causadas por soldas sem chumbo estaladas. Muitos equipamentos electrónicos têm sido descartados devido a algo que poderia ser evitado. Sei bem que o chumbo é prejudicial para o ambiente e a nossa saúde, mas com tanta evolução tecnológica certamente conseguiriam desenvolver ligas com as mesmas capacidades ou até superiores.
Muito sinceramente, acho que é pior para o ambiente todo o e-waste provocado por soldas sem chumbo falharem do que o chumbo em si.
O mais recorrente quando recebo noticias sobre colegas da minha mãe que trabalhavam nos anos 90~2000 a fazer soldadura de cabos e fichas para as mais conceituadas marcas automóveis, “lembras-te da minha colega X? diagnosticaram cancro/morreu de cancro”.
Rigorosamente na mesma fabrica mas departamentos diferentes (mas ainda na produção) nenhum colega teve problema, diria que está relacionado.
Sim é verdade a solda com chumbo precisa de uma temperatura mais alta para fundir, mas o problema está nos componentes que aquecem de mais. Problema de construção como se viu nos asus G60 70 em séries com gtx7300 e não só..a PS3… sempre a levar reball estamos a falar de mais de 10 anos… Apenas mais uma série mal calculada com problemas de aquecimento.
Não fazes a menor ideia do que estás a dizer….
Ao contrário amigo, a solda com chumbo funde a temperatura mais baixa. O problema não tem a ver com a temperatura de fusão, mas com as propriedades da liga. A solda com chumbo é maleável, a se mchumbo não. O que sucede com a soldadura sem chumbo é que estala, criam-se fissuras e deixa de existir condução elétrica.
para poupar uns tostões acabaram por sabotar uma placa gráfica de topo e que custa um braço e uma perna. sim chumbo é um problema, mas acabaram por criar uma situação pior ao tornar a placa gráfica por inteiro como e-waste…. alias já existe soluções com os avanços da tecnologia, mas a tendência de não mudar e cortar “cantos” e atalhos para acrescentar uns cêntimos aqui e ali na margem de lucro… depois da barraca… Não é só a o modelo rtx 3090 que fica com má reputação, é também a propiá EVGA que vai perder a confiança dos consumidores que vão começar a duvidar se “eles fizeram isto nesta, talvez façam o mesmo nas outras” e é fácil perder a confiança do que ganhar ela de volta…
Desde as RTX2080 que risquei algumas marcas da minha lista de compras, é estar com os olhos abertos!
Fui para a AMD 6800xt e uma marca que sei que não corta nos compunentes porque era o que havia stock e ainda não tenho arrependimentos “tive sorte”
*COMPONENTES