Intel a arder: não vendeu nenhum processador Arrow Lake no maior retalhista europeu
A Intel, outrora uma empresa dominante nos processadores para PCs, enfrenta agora uma batalha difícil para manter a sua reputação e quota de mercado. O lançamento dos novos processadores Core Ultra 200S da Intel, que fazem parte da linha Arrow Lake, não registaram qualquer venda durante a semana do seu lançamento num dos principais retalhistas europeus.
De acordo com um relatório do Tom's Hardware, o Core Ultra 200S não teve o mesmo impacto nos clientes europeus que teve nos EUA e noutras regiões. Um importante retalhista alemão, a Mindfactory, informou que, apesar das fortes capacidades de desempenho do Arrow Lake, este não conseguiu atrair compradores na sua semana de estreia.
Enquanto a Intel lutava para ganhar tração, a AMD continuava a dominar o mercado - vendeu cerca de 200 unidades do seu Ryzen 7 7800X3D e mais de 500 unidades de outros modelos Ryzen, o que fez com que atingisse 95% das vendas semanais de processadores do retalhista. A Intel, por sua vez, vendeu apenas 40 unidades, principalmente do stock da geração anterior.
Os analistas da indústria observam que, embora os processadores Arrow Lake, especialmente o Core Ultra 9 285K, tenham sido bem avaliados pelo seu desempenho, falham o alvo em duas áreas críticas: eficiência energética e desempenho em jogos. Estas desvantagens dissuadiram alguns consumidores, nomeadamente os gamers.
O preço é também um fator importante nas dificuldades da Intel
A linha Core Ultra 200S enfrenta uma forte concorrência da AMD, cujas ofertas geralmente oferecem uma melhor relação qualidade/preço. A AMD reduziu recentemente o preço do seu modelo Ryzen 9 9950X, mas as opções mais populares continuam a ser o Ryzen 7 7800X3D e o 5700X3D, que apresentam uma forte relação preço/desempenho.
Esta posição desafiante no mercado deixou a Intel vulnerável a rumores de aquisição. Especula-se que gigantes tecnológicas como a Samsung ou a Apple possam estar interessadas em adquirir a Intel, principalmente pelas suas capacidades de fundição.
De acordo com um vídeo da Moore's Law is Dead, a Samsung e a Apple consideram as instalações de fabrico da Intel como um potencial ativo. Para a Samsung, as capacidades de fundição da Intel poderiam expandir o seu próprio alcance de produção, enquanto a Apple poderia aproveitar as instalações da Intel para reduzir a sua dependência da TSMC.
No entanto, qualquer aquisição enfrentaria provavelmente um controlo regulamentar. A aprovação de organismos reguladores como a Comissão Federal do Comércio dos EUA, a Autoridade da Concorrência e dos Mercados do Reino Unido e a Comissão Europeia seria difícil de obter, uma vez que uma fusão desta dimensão poderia afetar significativamente a concorrência no mercado global.
Leia também:
Mau sinal, quem perde é os compradores pois sem uma concorrência forte as empresas fazem o que querem.
Sim, é sempre bom haver concorrência. Agora a AMD tem aumentado os preços e o 7800X3D está muito caro nas lojas.
Foi assim que Blackberry caiu, ignorou a concorrência, não se adaptou ao mercado e achou que invencível. Depois acabou como acabou.
A Intel andou à sombra da bananeira e a revender os mesmos produtos inovando apenas o nome. Depois com a chegada dos Ryzen começaram a andar atrás do prejuízo.
Esperemos que esta seja apenas um mau momento e que volte a ser verdadeiramente concorrente.
Sim a Intel tinha muito esse hábito de lançar os mesmos chips com novos nomes de linhas de gama inferior….. já quanto a qualidade dos chips a Intel geralmente é melhor, mas desde que o single Core passou a ter menos relevância foi um factor que apenas inflaciona o preço. Quando falamos em relação qualidade e preço não há dúvidas de que a AMD ganha claramente. Já na questão performance/watt acho que tanto a AMD como a Intel estão mal e o mesmo nas gráficas NVIDIA e AMD tbm não estão muito bem…..ainda se continua a evoluir na performance muito a custa do consumo energético….. Um PC gamer com uma boa gráfica a puxar gasta muita energia….mas normalmente quem compra esses PCs são os filhos…..se pagassem só que fosse um mês dos 12 meses do ano, se calhar qdo escolhem os componentes tinham mais em conta a performance/watt
Então mas….os ffilhos é que mandam agora o que comprar? Isso é que era bom…LOL
Os filhos não mas muitas vezes os pais não percebem de informática e qdo é na adolescência muitos rapazes com parte time compram os seus próprios PCs…. Outra coisa é ser os pais a fazer a escolha dos componentes
Eu descobri o segredo!
Comprei uma máquina para gaming que consome a valer, mas depois não tenho tempo para jogar e fica tudo bem.
Tenho o mesmo “problema” xD
A Intel deu um tiro no próprio pé. Arrow Lake DOA!
Não vai ser fácil recuperar das gerações problemáticas 13ª e 14ª e agora esta nova geração com desempenho 5% mais lento.
Entretanto saiu o 9800X3D. 20% mais rápido que 285K…
…Calma. Estão à espera do dinheiro que o Trump que investir em Semicondutores para combater a TSMC.
Dizia o CEO da Intel, um tal de Pat Gelsinger, que a AMD estava no espelho retrovisor. A vida tem destas coisas, e a arrogância é rapidamente premiada com uma chapada de luva branca. O universo tem um sentido de ironia especial, em particular para aqueles que se acham especiais.
Não tenho pena do Pat, que isto lhe sirva de lição. Tenho pena dos restantes funcionários que, de culpa, terão pouco ou nenhuma, mas que vão sofrer com isso, no pior cenário despedimento.
Qualquer empresa que não leve os concorrentes a sério acaba assim. Basta ver os inúmeros exemplos ao longo da história
Amigos nao deitem foguetes antes do fim da festa. Se a Intel cair (muito difícil mas nao impossível) a AMD vai seguir o curso da Intel do passado. A Intel fabrica componentes vitais para o Pentagono e outros departamentos governamentais. Infelizmente isto parece um Nokia ou uma Blackberry. A NVDIA com o AI também vai cair, só uma questão de tempo. Já alguém dizia nada é eterno! Só o tempo dirá! Agora se a China tomar Taiwan, ponham os olhos nos serviços “Foundry” da Intel uma vez que a TSMC nos EUA ou na futura fabrica Alema nao vao conseguir fazer tudo como fazem em Taiwan.