Huawei já não tem stock dos chips avançados para os seus smartphones. E agora?
A Huawei sempre foi uma das marcas tecnológicas mais lesadas do governo norte-americano devido à guerra comercial entre os EUA e a China. E esta relação azeda já teve significativas consequências nos negócios da empresa chinesa, levando-a a criar o seu próprio sistema operativo móvel e a sua loja de aplicações.
E as mais recentes informações não são nada abonatórias uma vez que, de acordo com os detalhes divulgados, a Huawei acabou de ficar sem os seus chips mais avançados. E esta é uma machadada bastante forte que certamente abalará ainda mais a presença da empresa no mercado.
Huawei fica sem os seus chips avançados
Desde a administração do ex-presidente Donald Trump que a relação entre os EUA e a China tem agravado, nomeadamente através da inclusão de vários nomes de marcas chinesas na lista negra norte-americana. Essa mesma inclusão acabou por condicionar fortemente a atividade comercial de várias empresas, mas sempre ouvimos com mais destaque o nome da Huawei no meio deste conflito.
Agora, de acordo com os últimos dados da analista de mercado Counterpoint Research, a empresa chinesa ficou também sem os seus semicondutores avançados e desenhados para os seus smartphones. E para se perceber melhor esta situação, é necessário recuar uns anos quando, em agosto de 2020, a Huawei ficou impedida de obter chips avançados, mas aproveitou as normais demoras deste processo para garantir uma significativa quantidade de chips. No entanto esse mesmo stock acabou por se esgotar.
A empresa chinesa desenha os seus smartphones e chips, tendo conseguido fazê-lo através da HiSilicon, a qual usava fundições externas como a TSMC e a Samsung para o fabrico dos componentes. Mas com as restrições dos EUA, esta parceria deixou de ser possível, mas a Huawei antecipou a situação, adquirindo então vários chips para si antes dos bloqueios.
Nessa altura, em 2020, a participação da HiSilicon era de 16%, mas ao longo do tempo essa percentagem começou a diminuir. No segundo trimestre de 2021 a empresa tinha apenas 3% de participação e no primeiro trimestre deste ano esse valor era de 1%. Já os últimos dados, referentes ao terceiro trimestre de 2022, mostram que essa participação é 0%.
Segundo a Counterpoint Research "de acordo com as nossas verificações e os dados de vendas diretas, a Huawei esgotou o seu stock de chips Hisilicon. Também não é possível para a marca obter os chips mais recentes da TSMC, Samsung, etc. devido às proibições comerciais”.
Esta é assim uma situação que dificulta ainda mais os negócios e a presença da Huawei no mercado e veremos o que o futuro reserva para a marca.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Counterpoint
A China pode não ser confiavel… Mas já olharam para os EUA?
Não me parecem de todo melhores…
Vês muito mal então
Não vejo nos EUA matarem pessoas ou silenciarem ou serem uma ditadura comunistas. Fales o que falares sobre os EUA nunca vão chegar perto daquilo que a China é, portanto espero bem que essas empresas chinesas que operam no ocidente afundem todas
Nos states, ainda nao felizmente…mas que alguns ja vao tentando…la isso vao!
Bem que poderia jogar umas bombas nucleares para abrirem os Olhos ou eles invadirem essas bandas
nao ves porque eles teem o control quando o perderem vais ver!!!
Lol, os EUA não mataram ninguém no Iraque, Afeganistão, Vietname, Síria, Bósnia, Jugoslávia, Somália, Iémen, Líbia, Panamá, Cuba, Coreia, Nicarágua, Honduras, China, República Dominicana, Rússia RSFS, Líbano,..
Oh Nuno faz aí um exercício, vai para os Estados Unidos e faz uma publicação a dizer mal do Biden.
Depois pega no avião vai para a China e faz o mesmo.
Queres que seja spoiler?
Não precisas depois de comprar bilhete de vinda para Portugal
Estranho eu já estive várias vezes na china, tanto em férias como em trabalho. Uma das vezes estive 15 meses em trabalho, conheci vários chineses que ainda agora mantenho ligação, e nunca presenciei o que afirmas. Presenciei várias demonstrações e greves quando estive lá, que são fenómenos muito comuns, bem mais comuns que nos EUA.
Mas basta ver o número de prisioneiros nos EUA e comparar-los com os na China para perceber que o primeiro têm, em valor absoluto, mais 22% de pessoas encarceradas do que o segundo, isto quando o primeiro têm uma população que representa 23% da do segundo. Isto significa que o rácio de encarcerarão do primeiro é mais de 5 vezes superior ao do segundo. Os nossos amantes de liberdade têm a maior população encarcerada de todo o mundo, bem como é o país com o maior rácio de encarceramento. Os EUA também têm prisões fora do seu território nacional onde pessoas são presas sem qualquer tipo de processo judicial. Como por exemplo, tens uma prisão situada ilegalmente em território de um país soberano que não reconhece a autoridade dos EUA para operarem uma prisão no seu território, falamos da prisão de Guantánamo.
Se não vês os EUA a matarem e a silenciarem pessoas andas muito mal informado, ou não tens noção do que acabaste de escrever.
A NSA, CIA e FBI gostam de pessoas como tu, distantes da realidade
comparar alhos com bugalhos, .. os EUA tem muitos problemas mas dai a tentar desculpar todas as atrocidades cometidas pela ditadura facista do partido comunista chines … vai la vai
Muda as lentes….
Especulação… Apenas isso.
Só tenho a dizer que são óptimos equipamentos
Nem mais. Tenho vários e só tenho coisas boas a dizer.
China = tudo mal, ditadura comunista por via de Huawei
E agora?
Agora deixaram de vender para o ocidente há algum tempo!
Made in China ainda está semana veio uma panela que costuma ser made in Germany da tefal veio made in China vai para trás… Não patrocino ditaduras
Com que aparelho é que escreveu esse comentário? Só para saber onde foi feito…