Gráfica Intel Arc topo de gama terá desempenho entre RTX 3060 Ti e 3070 Ti
Até aqui a Nvidia e a AMD eram as grandes forças no segmento dos chips gráficos. Mas a Intel também está a entrar com força neste mercado e os seus produtos mostram estar preparados para fazer tremer a concorrência.
Neste sentido, as informações recentes indicam que a nova placa gráfica topo de gama da linha Intel Arc, terá um desempenho entre as placas gráficas Nvidia GeForce RTX 3060 Ti e RTX 3070 Ti.
Para já as placas gráficas Intel Arc ainda não chegaram ao mercado. Mas, como seria de esperar, já se acumulam os vários rumores sobre o potencial destes GPUs.
Nesse sentido, já aqui havíamos revelado que as placas gráficas Arc deveriam trazer a tecnologia XeSS, concorrente da DLSS da Nvidia. Para além disso também foi indicado que o modelo topo de gama teria um desempenho entre a RTX 3070 e a RX 6700 XT por 499 dólares.
Há mais possíveis detalhes sobre a gráfica Intel Arc topo de gama
Pelo menos quatro novas fontes da indústria revelaram mais detalhes sobre o modelo topo de gama da linha de gráficas Intel Arc.
A primeira fonte indica que a gráfica terá um desempenho ligeiramente superior à Nvidia GeForce RTX 3060 Ti. Segundo as informações reveladas, o modelo topo de gama virá com 512 unidades de execução (UE), tal como já aqui se previa. Além disso, parece que terá um 'preço agressivo' e que haverá um modelo abaixo com 384 UE e um modelo base com 128 UE. Já a VRAM deverá ser de 4GB.
Outra fonte refere igualmente as 512 UE e também que a placa terá conectores de energia de 8+6 pinos. Esta fonte adianta ainda que o modelo com 448 UE já estará em testes, mas que deverá ser um SKU com 384 UE, sendo esse o 'modelo final'. Outros dados indicam que a variante base de 128 UE não terá conector de energia e será "incrivelmente fria e silenciosa".
Uma terceira fonte diz ter 100% certeza de que a Intel já tem uma GPU a funcionar e que é melhor do que a RTX 3060. Mas não sabe quantos modelos acima ou abaixo desse terá a empresa norte-americana. A fonte diz ainda que o atraso no lançamento das gráficas Arc se deve a problemas no desenvolvimento de drivers.
Por fim, outra fonte confirma a GPU com 512 UE e uma outra de base com 128 UE. Contudo, revela que a placa gráfica topo de gama terá um desempenho perto da GeForce RTX 3070. Também esta fonte indica que os drivers estão na origem do atraso de lançamento destes equipamentos.
Será que a Intel pode ser uma ameaça à Nvidia e à AMD?
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wccftech
Não conheço nenhuma moeda chamada UE
UE = Unidades de Execução.
Nem a notícia sabes ler …
A dar cabo de qualquer m1.
Aliás nem se pode comparar, porque m1 de gráfica de jogos é uma piada autêntica.
Sim, porque o MacOS e o processador M1 foram mesmo desenhados para jogar… Isso é tudo inveja de não ter um? Ou é mesmo falar mal, só por falar?
Não é esse o objectivo do M1.
Quem quer jogos não compra apple.
Compra uma consola.
Depende .
Poucos exigentes e mobile um tablet, macbook ou smartphone chega bem.
Mais exigentes, consola ou PC, depende dos gostos e carteira.
Consolas são para jogar, são equipamentos dedicados a jogos. Os PCs são máquinas que podem ser preparadas para jogar, assim como um smartphone, ou Mac o podem fazer, uns com mais ou menos potencialidades, dependendo do tipo de jogos. Mas dedicado, são as consolas.
comparar jogar numa consola com um pc de topo é como comparar a noite com o dia. são duas experiencias completamente diferentes. Os pc sao melhores a nível de gráficos, input lag, immersion. Ja pra não falar dos ecras que sao muito melhores
Lol os ecrãs são melhores? Até porque nem podes ligar a consola a esses ecrãs, certo?
Diz-me, quanto precisas gastar num pc novo para ter a mesma experiência que numa Series X ou PS5?
Sim e quantas pessoas com uma consola conheces que compraram um ecra decente para jogar xbox ou ps5? Ligam a televisão da sala e com um bocadinho de sorte nem 4k é. No que diz respeito ao preco, quando tens q pagar 1000 euros por um M1 e 500 por uma ps5 nao estas longe do preco de um pc de topo
Qual o monitor melhor que uma OLED? E já agora no quê?
Talvez input lag, que não faz qualuqer diferença em jogos que não sejam multiplayer.
O mais importante é a imagem e a de uma oled tv é muito superior a um monitor.
Qualquer um gaming 144Hz+. Tem melhor refresh rate por exemple, e melhor response time, OLED a unica coisa q te da é melhores pretos o que serve de pouco ou nada quando a consola te da refresh rates de 60HZ e frame rates de 50. Sim pq 120fps e o melhor que a PS5 da nao e a media. Quando jogas Battlefield V a 120+fps num Acer Predator com g-sync e uma rtx3080ti founders edition nota-se bem a diferença.
@Claudio
O melhor response time é das oled, é quase instantaneo.
A oled tem melhor palete de cores, contraste perfeito o que resulta uma imagem muito melhor com sublime hdr.
Ainda tens 120hz e variable refresh rate.
Ou seja, uma oled apenas perde no refresh rate acima de 120hz e inputlag. É raro quem jogue acima de 120hz e o input lag apenas faz efeito em jogos multiplayer competitivos.
O HDR dos monitores é mediocre, e nada se compara a uma boa imagem.
Cláudio, esclarece-me lá uma coisa. Tem mesmo que ser uma 3080Ti Founders Edition ? É que eu queria comprar uma da Asus ou da Gigabyte e com o teu comentário fiquei confuso… :/
Relativamente a OLED, há gráficas que permitam 4K 120fps+ ? Não. Por isso, quem compra OLED para gaming, não é para esports, que são os jogos que mais beneficiam de altos fps e alto refresh rate.
Eu tenho PS5 e uma TV OLED e não podia pedir melhor.
Para jogos competitivos, tenho o PC com um ecra 144Hz, e digo já que não preciso de um “Acer Predator com g-sync e uma rtx3080ti founders edition” para jogar BF V, muito menos a 120fps+ …
@js claro que nao precisas da founders edition. Ate é possivel que nem seja a melhor, os vendors tendem a fazer overclocking e a meter cooling diferente, mas faz bem o trabalho dela.
Sim ha graficas que conseguem 4k 120Hz, a rtx 3090ti por exemplo, o problema e q a maior parte dos televisores nao suportam displayPort, o mais comum nas tvs e hdmi 2.1 que faz 4k a 60hz. Apenas ecras de topo com muita capacidade de transferencia de dados suportam 120hz+ o Acer Predator suporta ate 175hz em overclock. 120fps+ quer dizer que o baixo 1% e a 120fps e assim que se meda a qualidade de uma grafica os fps reais sao muito mais altos que isso mas a experiencia de jogo so e tao bom quanto os baixos 1%. So pra concluir Gsync é importante quando tens uma grafica muito potente para evitar screen tearing pq obviamente o ecra nao consegue acompanhar o frame rate
Por 499 não obrigado.
Ainda falta ver como se portam os drivers, e claro a performance real em campo de batalha.
Quando estiver testada em campo custa 1000 como as outras topo de gama. este e o preço “vai crachar ate os drivers serem bons”
Quais outras topo de gama? Uma 3060TI ou 6700XT estão longe de ser topo de gama.
ok, se nao achas a 3060 ou a 6700 topo de gama diz-me quais sao. é que se olhares para a performance das duas estao ainda bem dentro do top 10. so abaixo da 3080ti ou da 6900xt.
Topo:
RTX3090, 3080, 6900
Media alta:
3070ti, 6800
media
3070, rx6700xt
media baixa
3060, rx6700
baixa
3050, rx6600.
uns exemplos, nao tem de ser exactamente assim.
Lançar uma placa gráfica ao mesmo preço das existentes no mercado, não vejo qual é a vantagem ou o interesse nela!
Ser novidade e Intel. Há quem só veja na frente Intel ou Apple.
Se a Intel vai vender a esses preços é porque têm muita confiança nos seus produtos.
E vai ter um TDP de 1KW 🙂
Usas como aquecimento central no Inverno xD