PplWare Mobile

Ex-assessor da TSMC não tem dúvidas de que a China criará chips de 5 nm sem máquinas EUV

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Aves says:

    Dick Thurston foi assessor jurídico da TSMC, não engenheiro. Em 2009, Thurston levou a TSMC a uma vitória legal sobre a SMIC por roubo e uso de segredos comerciais. Uma das acusações da TSMC foi por a SMIC contratar cerca de 180 funcionários da TSMC para trabalhar nas operações da SMIC em Xangai em 2000 e de dizer aos novos contratados para trazer documentos mostrando como montar uma fábrica de chips e a tecnologia de de fabrico da TSMC. A caça furtiva de funcionários da TSMC chegou aos 250. A TSMC pedia uma indemnização de mil milhões de dólares, mas as duas entenderam-se, depois de o júri ter considerada a SMIC culpada mas antes de ser proferida a sentença.
    Mas é uma pessoa conhecedora. Disse agora, quando foi conhecido que a SMIC fabricou o SoC para o novo Huawei em 7 nm:
    “A TSMC, o maior fabricante de chips do mundo, está a fabricar chips de 3 nm que estão cerca de cinco anos à frente da mais recente tecnologia de processo da SMIC. O único fabricante de chips nos EUA capaz de fazer chips de 7 nm é a Intel.”

  2. Ifm says:

    Lool fazem cópias….fácil.

    Trabalho na área de manutenção industrial há mais de 10 anos, estou em contacto com empresas externas como Bosch, Siemens etc.

    Os técnicos que fazem trabalhos externos, agora vou dar o exemplo da bosch.

    ” Fui fazer um trabalho de manutenção anual a uma máquina na China, chegai lá tinham a trabalhar 30 máquinas, foi fazer a manutenção a uma, e liguei para a companhia ( Bosch) eles só tem registado 3 máquinas naquela empresa.
    Por curiosidade fui dar uma vista de olhos, e as outras 27 eram cópias das nossas, algumas até tinham algumas alterações/ melhorias”

    Na conversa perguntei então e quando eles têm avarias nas cópias??

    ” nós não damos suporte nessas, mas eles simulam a mesma avaria nas nossas e ficam atentos ao que vamos procura e inspecionar, para tentar replicar nas deles, eles também compram sempre todos os upgrades mecanicos das máquinas”

  3. Amilcar Alho says:

    “avançadas máquinas EUV (Ultra Violeta Extrema), produzidas pela holandesa ASML.” e porque não essas máquinas europeias a produzir na Europa…?!?!

    • paocomsalada says:

      era uma vez no west side of the world aka europa e states, decidiram mover a maior parte das industrias para a china e outros paises asiaticos… com mão de obra mais barata e menos poluição(porque foi tudo movido para outros lados) a europa e states podem focar-se mais em lucros e outras tretas que so pioram a qualidade do ar e de vida em paises menos favorecidos :). mas isto sou eu a delirar

    • Anung says:

      Para teres dinheiro para as comprares

  4. Nhecos says:

    Em escala, mas deitando mais de 60% da wafer fora. Terá de ser necessariamente subsidiado, mas pelo menos é melhor que nada

  5. supersilva says:

    É uma imbecilidade, cópia ou não, eles iriam ficar parados sem fazer nada. Vai ver foram pra lua copiando também… Ou será a Índia?

  6. PorcoDoPunjab says:

    Quando vi toda a celeuma provocada pela apresentação do Huawei Mate 60 e do seu chip de 5 mm, disse logo para mim, afinal tinha razão.
    As sanções surgiram porque a Huawei estava a ameaçar o Aifone.

    Como já disse aqui por várias vezes, para os EUA o mercado livre só funciona desde que os produtos deles não tenham concorrência.
    Aparecendo concorrência forte, toma lá sanções…
    Espero que os chineses deem aos EUA e lacaios a respectiva resposta….

    • Vítor M. says:

      Mais um disparate. Se assim fosse, a China tinha também proibida a venda da Apple na China. Mas não, ali de facto houve algo. Além disso, como temos visto, o Android está refém da Google e dos seus serviços, por isso é que a Huawei, mesmo nos países que ainda comercializam os equipamentos, não consegue voltar a ter a hegemonia que teve anteriormente, E não é por falta de qualidade, que a Huawei tem muita qualidade. É mesmo porque o Android é um sistema operativo que mantém as pessoas reféns dos produtos Google.

      Tu esperas que os chineses deem aos americanos o quê? Hahahaha isso é piada verdade? Sabes que a Apple, entre outras empresas americanas (e europeias), são fundamentais para a China. Sem elas a China tem grandes dificuldades quer em manter a sua oferta de emprego, quer mesmo a sua oferta para entrar nos mercados internacionais certo? Esse visão que tens é muito foice e martelo.

      • PorcoDoPunjab says:

        Vítor, já tive oportunidade de lhe dizer que os Chineses não bloqueiam a Apple na China devido às fábricas que lá estão instaladas e dão empregos directos e indiretos a centenas de milhares de pessoas.
        Já lhe disse tb que se a Apple mandar as fábricas que tem na China para outro lado, no dia seguinte não entra mais nenhum equipamento Apple na China.

        A China já não é aquele país enorme e maioritariamente rural, atrasado, em que foi facilmente aniquilada pelas potencias ocidentais e japoneses ,em séculos passados.
        Ingleses, franceses e outros mais fizeram da China gato sapato devido à enorme diferença tecnológica e organização.

        Meta uma coisa na cabeça, esses tempos já lá vão e não voltam mais.
        Não tenho visão foice e martelo, voto no Ventura.
        Anda a falhar na análise…

        • Vítor M. says:

          Hehe não faço qualquer análise ao caro leiotr 😉

          Vítor, já tive oportunidade de lhe dizer que os Chineses não bloqueiam a Apple na China devido às fábricas que lá estão instaladas e dão empregos directos e indiretos a centenas de milhares de pessoas.

          Claro, indireta e diretamente são milhões de pessoas. Não esquecer que a Apple além das fábricas, tem um enorme mercado de venda dentro da China, logística, etc… por isso e porque a Apple tembém tem um enorme eco de clientes, a China sabe que não pode afugentar a marca só por retaliação. O que tem a Apple a ver com o problema que a Huawei supostamente tem com os americanos? Nada.

          Já lhe disse tb que se a Apple mandar as fábricas que tem na China para outro lado, no dia seguinte não entra mais nenhum equipamento Apple na China.

          Isso não será com essa certeza toda 😉 Até porque a Apple tem o desenvolvimento dos chips em Taiwan e não quer saber do conflito entre o governo chinês com o governo americano. E, atenção, os chineses não querem de todos um contágio. Se a Appel der a sair e meter tudo na índia, Vietname, Singapura, Tailândia, e afins… outras grandes empresas americanas podem seguir os passos. E são muitas. Além do problema que começa a ser também grande no gigante asiático: a Europa começa a ver a China com outros olhos e começam a aparecer vozes na UE contra o mercado chinês liberalizado dentro da comunidade. Isso pode ser um problema se os chineses começarem a “banir” certas empresas por apenas retaliação.

          A China já não é aquele país enorme e maioritariamente rural, atrasado, em que foi facilmente aniquilada pelas potencias ocidentais e japoneses ,em séculos passados.

          E é exatamente por isso que depende cada vez mais do ocidente. Pois sem a sua característica de “fábrica do mundo”, os milhões de chineses que hoje são urbanos e que já não trabalham por uma malga de arroz, precisam de trabalho. A China vive hoje uma crise no imobiliário e há já focos de desemprego. Começa a haver um medo de recessão forte pela própria recessão que a Europa possa vir a ter, fruto de uma guerra e de algumas políticas protecionistas do próprio BCE. Além disso, o próprio mercado americano está mais encolhido, o russo está mais encolhido e os mercados árabes, que estão de saúde, não são de consumos Made in China como a Europa ou os EUA. Os mercados africanos são muito pequenos para as ambições chinesas.

          Ingleses, franceses e outros mais fizeram da China gato sapato devido à enorme diferença tecnológica e organização.

          Isso é uma visão muito rudimentar. Até porque quem deu este poder de produção todos à China foi o ocidente, porque precisava da mão de obra barata. Agora pagam a fava, mas foi graças a este desenvolvimento que a China se tornou a super potência que hoje é. E porque a própria China se libertou de muitas ideias comunistas e passou a ser mais expansionista.

          Meta uma coisa na cabeça, esses tempos já lá vão e não voltam mais.

          Mas quem vê a China dessa forma é o caro leitor. Até porque eu situo muito bem a China de hoje no mundo moderno. E por isso valorizo a China como uma fábrica de tecnologia, mesmo que tendo sido à custa de políticas erradas dos ocidentais que passaram o know how sem proteger interesses.

          E por isso memso é que percebo a importância da China para a Apple e a importância da Apple para a China, muito para lá desse argumento de retaliação que o caro leitor está sempre a usar como bandeira.

          Não tenho visão foice e martelo, voto no Ventura.

          Eu isso não sei nem me interessa. Sei que hoje uma série de comunistas frustrados viraram-se para o Ventura. Já que foram maltratados pela Geringonça. Fora isso… por mim está-se bem. 😉

          • PorcoDoPunjab says:

            Vítor, fdx, vc insulta-me só de pensar que alguma vez fui comunista.

            Nunca, jamais, votei em partidos de esquerda, e já vou com mais de 50 anos de idade,por isso já passei por algumas eleições.

            Essa gente onde mete as patas só traz uma coisa, miséria humana e material.
            Nunca funcionou nem nunca funcionará.
            Em relação ao regime chinês, já aqui tive oportunidade de explicar porque acho aquele regime o menos mau para eles.

            E digo lhe desde já que aquilo é um regime péssimo em vários aspectos.
            Vou só dar-lhe um exemplo do que aconteceu a uma pessoa que conheci cá, mas que vive na China.
            Criou uma empresa, a empresa cresceu e começou a fazer dinheiro.
            Durante alguns anos tudo ok, até que um belo dia chegam lá uns tipos do partido ou lá o que é e tomaram conta daquilo e ela ficou com as calças na mão.

            E nem pense em advogados e tribunais e etc que isso não existe por lá, pelo menos quando mete o Estado é esquecer isso senão ainda é preso.
            Sei de outros exemplos mas por aqui me fico.
            Por isso tantos chineses querem tirar o dinheiro de lá, não vale a pena investir.
            Se tiverem sucesso e a empresa ganhar dimensão, já sabem que ficam sem ela.
            Assim, desculpando a expressão, não há cu que aguente.
            Até o Jack Ma, multimilionário e poderoso, desapareceu durante uns meses…. imagine agora um pobre comum mortal.

          • Vítor M. says:

            😀 pois nem eu 🙂 mas não insultei ninguém atenção!

  7. Unknown says:

    Enquanto todos discutem sobre China, muito ridicularizam mas o que os português estão fazendo para continuar progredindo? Uma hora a riqueza alheia roubada vão acabar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.