PplWare Mobile

EUA querem fazer da Índia a nova China na produção de chips

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. David Guerreiro says:

    A Índia não se dá com a China, mas dá-se com a Rússia…

    • Imf says:

      Lá está os EUA, a meter o bedelho….

      Guerra economia é lixado…

    • Repara says:

      De facto a Índia não se dá com a China, têm conflitos fronteiriços há décadas. A ocupação do Tibete pela China também não ajudou às relações.
      A Índia tem uma parceria (a Quad) com os EUA, o Japão e a Austrália, que também lhe interessa em termos militares, face ao crescente expansionismo da China.
      Com a Rússia a Índia tem acordos de fornecimento de equipamento militar. E compra-lhe petróleo mais barato (tal como a China), devido ao excesso de produção resultante da redução das exportações para a UE.

  2. SMGor says:

    Isto pode correr muito mal para o lado dos EUA.

  3. Theboice says:

    entre os dois venha o diabo e escolha…

  4. GM says:

    Não aprenderam ainda. Basta de transferir tecnologia e postos de trabalho. Só dá asneira.

  5. Joao Ptt says:

    Não entendo, porque não haveriam de querer as fábricas nos EUA? Hoje em dia é praticamente tudo automatizado, a mão-de-obra já não deve ser o problema. Isto do ponto de vista dos políticos nos EUA.

    • Kush says:

      Tem um investimento da tsmc em Arizona de 20MM, já vão começar a fazer chips em 2024, e em 2026 tem planos para manufaturar chips de 3nm, mas notícias recentes dão que o investimento vai duplicar para 40MM, sendo este o maior investimento privado no Arizona e um dos maiores nos EUA.

    • paulo says:

      nao entendes?? mao de obra barata e minerio terras raras bem pertinho!

  6. WTF says:

    Deviam transferir a produçao de chips, e de tudo o resto, da china, para a india.
    A india é um dos paises com mais populaçao, e um dos mais pobres, e essa transferencia de produçao ia tirar os indianos dessa pobreza extrema em que vivem.
    OK, eu tambem nao sou a favor de se transferir postos de trabalho para outros paises, ate porque muita da poluiçao que ha no mundo se deve ao transporte dessas mercadorias, da china para o resto do mundo, em navios super poluentes, e nao acredito assim tanto que os baixos ordenados justifiquem a deslocalizaçao dos postos de trabalho para la, mas se os chineses e indianos vivem na miséria, e esses empregos os tiram da miséria, ok, eles tambem sao seres humanos, eles tambem merecem uma vida minimamente digna.
    Á uns dez anos, arranjei um comprador que levava 5.000€ em paletes de queijo, e como na altura ganhava 10.000 por ano, com duas paletes de material, o meu ordenado, do ano inteiro ficava pago, ou seja, com um dia de trabalho, porque ele levava 2 ou 3 paletes, paguei o meu ordenado dum ano inteiro, e os outros 364 dias sao de puro lucro para a empresa, por isso nao me venham dizer que sao os ordenados que encarecem os custos da produçao, seja la o que se produz.
    O que interessa é a dignidade, o direito ao emprego, que todos merecem, chineses, indianos, etc, e dessa forma atenua-se um pouco a pobreza extrema desses povos.

  7. supersilva says:

    Impostos, simples assim. Pessoas mal remuneradas e sem direitos são mais baratos que máquinas. Algupem tem de produzir as máquinas, fazer manutenção, etc.

  8. Mirtha says:

    Até que um dia (quando a India se tornar rica e poderosa) passam a ser de novo um alvo a abater (como fizeram e estão a fazer com a China)

    • WTF says:

      A pobreza extrema é o campo perfeito para o aparecimento dos piores ditadores, como o hitler.
      Quando as pessoas sabem que os outros têm tudo e elas nao têm nada, o primeiro ditador que lhes aparecer com a promessa de que merecem e vao ter tudo a que têm direito, seja a que preço for, garantidamente ganha as eleiçoes.
      Quem nao tem nada a perder tem tudo a ganhar.
      É preciso equilibrio, no mundo todo, que é mais pequeno do que parece.
      Porque é que o putin começou a guerra com a ucrania?
      Para mim, foi por inveja destes 700 bilioes que vieram, a fundo perdido, para a europa, e que, estranhamente, ou talvez nao, nenhuma comunicaçao social investiga de onde vêm, de quem vêm, e o porquê duma tal generosidade.
      Se ele nao ganha nada com isso, mesmo ja sendo imensamente rico (aos invejosos, nunca lhes chega), vai provocar, provocou, o caos na economia mundial.
      E é preciso nao esquecer duas coisas, a aple ja la produz o ifone, e os indianos ja possuem capacidade militar, nuclear.

  9. Stanley says:

    Por essa nem o Steve Jobs esperava.

  10. Moimeme says:

    Mais um tiro no pé. Assim fazem da India uma 2ª China – chama-se inteligência de burro, com respeito para os simpáticos burritos. Construam fábricas nos EUA totalmente autónomas com produção contínua e n linhas de montagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.