PplWare Mobile

EUA enfrentam novo desafio: processador de 5nm da chinesa SMIC está pronto!

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. nhecos says:

    Já comentei várias vezes no que toca a este tópico. A questão nunca foi se conseguiriam produzir sem litografia UVE, mas sim se o conseguiriam fazer de forma minimamente rentável. Po exemplo, se hipoteticamente para produzir meia dúzia de chips significa descartar mais de metade da wafer isso normalmente significaria um prejuízo extremo. Com o silêncio da SMIC no que toca às yields e até eles se pronunciarem com dados claros serão sempre suspeitos do custo real estar a ser subsidiado pelo estado.

  2. saul says:

    Eu avisei… E com mais uns meses estão nos 2nm.
    Aqueles que vão atrás dos EUA e cumprem todas as ordens dadas (Europa) vão afundar ainda mais depressa que os rednecks…

  3. Anung says:

    E alguns como o Aves a dizerem que estavam com décadas de atraso, Lol

  4. Rodrigo says:

    Lol e pessoal a dizer que a China só daqui a 2 décadas conseguia 5nm.
    Esse pessoal pensa que a China é a mesma de a 50 anos atrás, a China não precisa da América para nada.

  5. Aves says:

    Muitas vezes é preciso começar por “dar nomes aos bois”. Temos então, para o fabrico dos respetivos chips avançados:
    – A China usa DUV (litografia ultravioleta profunda), com que chegou recentemente, com surpresa geral, ao chip de 7nm. Sabia-se que tinha em preparação um desenvolvimento, SAQP (padrão quádruplo autoalinhado) com pretendia chegar aos 5nm. Provavelmente o chip de que se fala agora usa litografia DUV SAQP.
    – A TSMC (desde 2019), a Samsung e a Intel passaram usar a litografia UVE (litografia ultravioleta extrema), com máquinas produzidas exclusivamente pela holandesa ASML, que está proibida de as exportar para a China. A TSMC está a fabricar chips de 3nm (o M4 da Apple tem fabrico de 3nm de segunda geração).
    Quais são os problemas do DUV na China, e pode baixar dos 5nm? Diz a ASML que: “Durante anos, temos empurrado os limites da litografia DUV, restando pouco espaço para ajustes”. Conclui-se que a China empurrou esses limites, mas que não os eliminou, pois são limites da física de fabrico. Outro aspeto inevitável é que forçar o limite obriga a aumentar o tempo de produção e cria riscos adicionais de serem produzidos chips defeituosos, com o correspondente aumento do custo de fabrico.
    Então e como vai o desenvolvimento das máquinas da ASML e a sua utiliização pelos fabricantes?
    A ASML vendeu a primeira máquina “High NA EUV”, com o peso de dois Airbuses e que custa 350 milhões de dólares, à Intel , em Abril. A TSMC reconhece a sua importância para o fabrico de chips sub-3nm, mas diz que é muito cara. Não disse quando ia ria comprar, o que disse foi que o chip de 1,6nm que tem previsto para 2026 seria fabricado com as máquinas UVE de que já dispõe.

  6. luis nascimento says:

    quanto mais apertam os chineses mais eles demostram não precisar de nós. e já agora era hora de nós os europeus começarmos a pensar por e não seguirmos as regras impostas pelos americanos.

  7. Martinho Adao says:

    A empresa ADML é holandeda

    • Rui Gante says:

      ASML. Nem copiar sabes. A china chegou onde a maioria economia do mundo ja chegou ha anos, porque devia estar preocupada? Quando o muro de berlim foi derrubado não vi ninguem do ocidente a ir para leste mas sim o contrario…ai o ocidente e mau mas ate o presidente da Coreia do Norte estudava ca e tinha o melhor amigo um portugues na suica

  8. PorcoDoPunjab says:

    Nada de novo.
    Era previsível…

    Continuam a pensar que a China de hoje é a mesma de há 100 anos em que qualquer soldado ocidental com uma espingarda derrotava o exército chinês, que só tinha paus e pedras e pouco mais.

    Reality is a bitch….

    E já agora, a ASML é Holandesa e não dos EUA.
    Se bem que na prática vai dar ao mesmo…

  9. TdSR says:

    A Intel resolve.

  10. supersilva says:

    A China não devia ter, como assim? É muito engraçado isso…

  11. PJA says:

    É uma autêntica surpresa. A China mostra o seu poder, realmente uma grande nação, com os seus defeitos, mas grande como sempre o foi.

    • Jorge says:

      Lol, é uma grande nação. A começar pela liberdade e direitos dos seus cidadãos. Enfim, que ricos modelos tem esta gente!

      • Gr says:

        O único lugar onde os chineses não tem direitos é na imprensa ocidental.
        Já os estudantes de USA estão sendo presos por defender o direito palestino de ter seu próprio estado.
        Ahhh sim, é porque muçulmanos uigures merecem mais direitos que os palestinos, entendo.

        China cresce porque se dedica a estudar, trabalhar e vender ao mundo todo. E faz isso com planejamento de décadas.

        O mundo não dá voltas, capota!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.