De todos os discos vendidos no 1º trimestre, 60% foram SSDs
Tudo muda menos a lei da mudança, como dizia o filósofo Heraclito. E esta é uma realidade que assenta como uma luva no mundo da tecnologia. E podemos aplicá-la agora ao segmento dos discos HDD e SSD.
A tendência tem sido um crescente aumento da venda dos discos SSD sobre os HDD. E, segundo os resultados do primeiro trimestre de 2021, em cada dois discos HDD vendidos, os SSD venderam três.
Os discos SSD continuam a vender muito bem ao nível global. Tem havido uma clara tendência por parte dos consumidores na escolha dos Solid-State Drive face aos HDD (Hard Disk Drive). Tal como já aqui havíamos referido, os SSDs venderam mais do que os HDDs em 2020, atingindo 333 milhões de unidades vendidas no ano passado.
E agora já foram apurados os resultados dos primeiros três meses deste ano, sendo que o panorama se mantém animador para os SSD.
SSD venderam 60% do total de discos no 1º trimestre
De acordo com os resultados do primeiro trimestre de 2021, a venda de discos SSD voltou a superar a dos discos HDD. Por cada dois HDDs vendidos, os SSDs venderam três unidades.
Em termos práticos, significa que ao longo dos primeiros três meses do ano, de todos os discos vendidos, 60% corresponderam aos discos digitais, enquanto que 40% respeitaram aos discos rígidos.
Os dados foram obtidos pela TrendForce, empresa especializada neste género de análises.
De acordo com os valores apurados, foram vendidos 64,17 milhões de discos HDD no primeiro trimestre de 2021. No entanto os discos SSD conseguiram vender uma impressionante quantidade de 99,44 milhões de unidades no mesmo período.
Tal como podemos ver pelos gráficos, a Samsung é a empresa que lidera a venda de discos SSD, detendo 25,3% deste mercado. No segundo lugar encontramos a WWDC com 18,2%.
HDDs continuam a liderar em armazenamento
Por outro lado, o volume total de armazenamento dos discos SSD ainda fica muito aquém do total dos HDDs. Segundo os dados da TrendForce, o total de HDDs vendidos no primeiro trimestre de 2021 atingiu os 288,3 exabytes. Já os discos SSD alcançaram um total de apenas 61,5 exabytes, um valor quatro vezes menor.
Espera-se que as vendas de discos HDDs e SSDs ainda aumentem mais nos próximos meses, muito devido à mineração da moeda ecológica Chia.
Este artigo tem mais de um ano
Mas quem e o toto que usa hdd. Ate disco externo e nas tudo SSD
Para certos cenários, o HDD poderá ser mais favorável. E em ambiente empresarial, a nível de servidores, o HDD é muito utilizado.
Caso não saibas, os HDD ainda são muito usados em armazenamento, pois o custo por Mb é muito mais em conta comparado com os SSD’s, além do que para o efeito a velocidade é pouco importante, ao contrario dos SSD’s como discos principais para correr os sistemas operativos e restantes programas e jogos.
Ao contrario do que pensas ainda não é tudo SSD seja discos externos ou NAS.
Tenta lá comprar um portátil novo por menos 600 euros e logo vês que o disco que traz é HDD!! O preço do SSD ainda é muito alto com a mesma capacidade!!
Nas tudo SSD para o quê?
Para estarem limitados à velocidade do SATA e da rede gigabit?
SSD para cache sim e HDD para armazenar.
Ainda se tivessem redes a 10GbE ainda vá, mas quem tem?
eu sou esse toto! o meu servidor tem 6 HDDs de 8tb cada. Nem quero imaginar quanto custaria se fossem todos SSDs
Nas com SSD? Tem juízo. Vê-se mesmo que não sabes do que falas. Se queres trocar de discos todos os anos, força nisso.
SSD MasterRace
Grava os teus documentos em disco ssd e se falhar tenta os recuperar. O disco clássico continua ser o meu preferido para armazenamento. O ssd somente para sistema operativo e jogos.
A resposta certa é ter cópias de segurança.
HDD Nunca mais, tinha um WD de 2 Tb apenas no armário do para fazer backup , utilizei o 20 vezes , ia colocar lá mais uma fotos, não funcionou. Perdi tudo. Por mais cuidado que tivesse tido e estivesses ali quieto, avariou. Comprei SSD nunca mais tive problema s… SSD muito superior em tudo.
Já vi SSD a morrer mais depressa que um HDD e sem a mínima hipótese de recuperação.
Coisas importantes é sempre com a filosofia 3-2-1, 3 backups em 2 meios diferentes e um fora das instalações.
Além disso já há NAS baratos que permitem redundância para falhas de discos, quem usa discos externos para backups arrisca-se.
Quem usa discos externos para backups pode arriscar-se, mas se verificar o disco regularmente e falhar, é só comprar um novo, passar novamente os dados a partir do disco original e problema resolvido.
Acho que faltou algo, eu tenho os jogos da Steam num Raid0 (2x WD Red), depois de instalar o W10 20H2, tive de ir ao gestor de disco para ver se os discos são reconhecidos depois reinicio e o Raid é mostrado.
FTW Samsung !! Não há melhor marca em discos SSD do que os da Samsung. 🙂
Atualmente acho uma percentagem muito baixa.