Criptomoeda Chia já tem uma pegada de 1.14 Exabytes de armazenamento
Chia é a mais recente novidade no mundo das criptomoedas, e parece que o seu sucesso será garantido. Trata-se de uma moeda digital ecológica que pode ser minerada através de discos HDD e SSD.
Segundo as mais recentes informações a Chia já detém uma pegada de 1.14 Exabytes de armazenamento.
Se ainda não conhece esta criptomoeda e é a primeira vez que está a ouvir falar, vamos deixar um pequeno resumo.
Chia é uma moeda digital que foi criada por Bram Cohen, criador do BitTorrent. Destaca-se por poder ser minerada através de discos HDD e SSD. E por conseguir um menor consumo de energia e permitir a mineração com equipamentos mais baratos do que as GPUs. Em suma, trata-se de uma moeda ecológica.
A criptomoeda, popular sobretudo na China, já fez disparar o preço dos discos HDD. No entanto, recentemente, a fabricante Galax alertou que vai invalidar a garantia dos seus SSDs caso estes sejam utilizados para minerar Chia.
Chia já conta com uma pegada de 1.14 Exabytes de armazenamento
De acordo com dados recentes, em apenas quase um mês o espaço de armazenamento destinado à mineração de Chia aumentou de 120 Petabytes para 1.143 Petabytes. Ou seja, falamos de 1.14 Exabytes, o equivalente a cerca de 1.140.000 Terabytes ou 63.333 discos rígidos de 20 Terabytes.
Tal justifica-se com o facto de a Chia ser uma criptomoeda que usa o espaço de armazenamento dos sistemas de 'cultivo' para armazenar um conjunto de número criptográficos designados de 'parcelas'.
Assim, em vez de um método de “proof work”, a Chia usa o modelo “prova de tempo e espaço”, através da utilização do armazenamento de disco para os negócios. Portanto, os requisitos de energia usados na mineração da Bitcoin e Ethereum, são substituídos pela capacidade de armazenamento.
Segundo os dados, atualmente cada 'lote' para minerar, ou cultivar, a criptomoeda Chia requer cerca de 356,6 GB de espaço de armazenamento e 4 GB de RAM. Ou seja, caso pretenda armazenar 100 lotes, o utilizador precisa de um sistema com 35 TB de espaço e 400 GB de RAM.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Tom's Hardware
Neste artigo: armazenamento, Chia, criptomoeda, disco rígido, hdd, mineração de criptomoedas, ssd
Invistam e depois não chiem.
O ultimo paragrafo tem os dados errados!
A criação de um lote, ocupa temporariamente 350GB. Mas depois de criado, cada lote ocupa uns 106GB. E os 4GB RAM, são só usados durante a criação desses lotes.
Revejam esses numeros.
Exato
Um lote são quantas criptomoedas?
Para obter 100 lotes num PC i5 8gb Ram, ssd 500gb, HDD 10tb, necessitas de 30 a 60 dias em plot
Com lotes estas habilitado a participar no ‘sorteio’, caso o lote seja ‘premiado’ recebes 2 xch
Há gente com 400gb que já teve reward e outros com mais que não. É baseado na sorte
Pergunta séria: ao criarem tanta variedade de criptomoedas, não vão acabar por se “anular” mutuamente em termos de valorização e até como meio de pagamento?
Sim, é como existe nas moedas FIAT só as que dão mais segurança sobem as outras descem nas criptos é igual.
Resposta séria: não.
Diversidade sempre é a resposta. O mercado se encarrega de “matar” o que não interessa.
Contra: terá que estudar bastante para não investir em lixo.
Alguém paga impostos …luz….. gás….. televisão….etc.etc em criptomoedas? Será que vão receber ordenados em criptomoedas……? Se toda os que tiverem criptomoedas e ninguém para as comprar, onde e que iam trocar as mesmas por dinheiro ……
Hj qualquer um pode usar as suas moedas para pagar isso, vai a uma exchange e troca por FIAT, diretamente tb há empresas desses ramos a aceitar, inclusive em Portugal.
Há mais de 20 mil empresas no mundo que aceitam bitcoin diretos e a lista não para de subir.
por essa ordem de ideias nunca tinhamos deixado de utilizar o sal e as conchas
exacto