CPUs profissionais AMD EPYC Genoa-X vão alcançar 1,25 GB de cache
Por norma, as informações relativas ao hardware estão relacionadas com os produtos domésticos que usamos nas nossas casas e nos locais de trabalho. Mas no segmento mais profissional têm sido desenvolvidos equipamentos poderosos que vale a pena destacar. É o caso dos próximos processadores para servidores AMD EPYC Genoa-X que, segundo os últimos detalhes, vão ser capazes de atingir 1,25 GB de cache, o que é 2,6 vezes mais do que os modelos base.
O poder dos AMD EPYC Genoa-X
A AMD deverá lançar ainda neste ano de 2023 os seus novos processadores topo de gama dedicados aos servidores. Estamos a falar dos AMD EPYC Genoa-X, os quais são baseados na arquitetura Zen 4 da empresa, mas por serem variantes 'X' contam com a tecnologia 3D V-Cache. Como tal, podemos esperar que estes equipamentos contem com núcleos de alto desempenho e grandes quantidades de cache destinadas a cargas de trabalho com um alto consumo de cache.
Recentemente foi divulgada online, por vias não oficiais, aquela que será a ficha com as especificações técnicas destes poderosos CPUs. Um dos modelos descritos é uma amostra de engenharia designada como "100-000000892-04" e outra é referida como "100-000000892-06". Os equipamentos contam com características semelhantes às dos CPUs atuais, mas um deles conta com memória 3D V-Cache que poderá oferecer até 64 MB de cache L3.
Portanto, de acordo com as informações, o processador AMD EPYC Genoa-X topo de gama tem 384 MB de cache L3 e ao somar-se 768 MB de memória 3D V-Cache e 96 MB de cache L3 resulta então em 1.248 MB de cache, ou cerca de 1,25 GB. Desta forma, estamos a falar de uma capacidade 2,6 vezes superior face aos atuais processadores AMD EPYC Genoa. Para além disso, estamos a falar de uma memória cache 56% acima dos antecessores EPYC Milan-X.
Outros pormenores mostram que estes processadores terão uma potência de 400 W e um TDP configurável de até 320 W. Segundo se sabe, o modelo topo de gama da linha Genoa-X será o AMD EPYC 9684X. Estes processadores para servidores devem chegar em meados deste ano de 2023 e espera-se que sejam assim rivais à altura dos novos Intel Shapphire Rapids com memória HBM.
Este artigo tem mais de um ano
OS atuais AMD epic já são mais rápidos que os Intel Shapphire Rapids, com excepção do processamento AI local.