COVID-19: Fim de maio, o país poderá “sair em liberdade condicional” por bom comportamento
Portugal vai sair do Estado de Emergência no próximo dia 2 de maio às 0h. A decisão não é porque vencemos a COVID-19, mas sim, tendo em conta, que a Economia não pode parar. De relembrar que a própria Economia é o motor do Serviço Nacional de Saúde.
Como disse Marcelo Rebelo de Sousa, vamos tentar entrar numa fase de "controlo da situação", pois nada está controlado. Se agirmos mal, teremos consequências graves e até irrecuperáveis. Um estudo revela que Portugal terá o vírus "controlado" no final de maio.
É inevitável que alguns de nós possam vir a ser infetados, mas não é isso o desejável! Protejam-se, aprendam a usar corretamente uma máscara, lavem frequentemente as mãos, mantenham o distanciamento social, não inventem!!! Portugal vai sair à rua a partir de 2 de maio... mas terá de ser com muita cautela e responsabilidade.
Como está o "R" de Portugal?
De relembrar que o nosso "R" está agora acima de "1", o que significa que não estamos propriamente no melhor caminho. Na prática, com o valor de "R" acima de 1, significa que o surto está a crescer em Portugal (e não a diminuir). Atualmente este indicador tem o valor de 1,04. (já estivemos nos 2,49 e, na nossa "melhor fase" nos 0,94). Com o "R" acima de "1" é como sair de casa e ter o inimigo silenciosamente à nossa espera!
"Fim" da Pandemia em Portugal no final de maio?
Um Estudo da Universidade de Singapura prevê as datas do fim da pandemia para cada país. Em Portugal, a previsão é que no dia 09/05/2020 Portugal tenha o surto controlado em 97%. Em 20/05/2020 o surto epidémico estará controlado a 99%. Obviamente que todos os estudos valem o que valem até porque há muitas variáveis associadas.
Com o "abrir" do Estado de Emergência já no próximo dia 2 de maio, e se os portugueses forem para a rua sem responsabilidade, tudo pode mudar. De sublinhar também que o fim da Pandemia não é o fim do vírus! Esse vai andar por aí forte e feroz até que haja uma vacina para nos proteger efetivamente.
Acedendo ao site podemos encontrar gráficos com previsões para muitos países. Tal como é referido, os dados são apenas para efeitos académicos e de investigação. Este site fornece a monitorização preditiva contínuo dos desenvolvimentos da COVID-19 como um complemento para a avaliação de casos confirmados. É usado o modelo SIR (suscetível infectado-recuperado) que faz uso de dados de diferentes países para estimar as curvas do ciclo de vida da pandemia e prever quando a pandemia pode terminar nos respetivos países e no mundo.
As previsões são muito otimistas tendo em conta o cenário atual. Tudo dependerá do comportamento de cada um. Poderemos sair em “sair em liberdade condicional” se tivermos bom comportamento, caso contrário poderemos voltar a ser prisioneiros.
Este artigo tem mais de um ano
O RO é o número médio de casos secundários de infeção originados a partir de um caso primário, quando o vírus é introduzido numa população que consiste somente de indivíduos suscetíveis, que nunca estiveram expostos à doença.
RO “índice de transmissibilidade” – corresponde ao número de novos casos gerados a partir de um único confirmado. É mais fácil de perceber com números:
Se RO = 1
– Eu infeto uma pessoa – passamos a ser 2 (1° ciclo de contágio)
– Ele infeta outra – passamos a se 3 (2° ciclo)
– Cada ciclo de contágio soma 1 – no 10° ciclo são 11
Se RO = 2
– Eu infeto 2 pessoas – passamos a ser 3 (1° ciclo)
– As 2 pessoas infetam 4 – passamosa ser 7 (2° ciclo)
– No 10° ciclo são 1.023 (não confirmei)
A DGS diz com RO=1 extingue-se a transmissão do vírus doCovid-19
É o que temos 🙁
RO<=1 sim extingue-se eventualmente
Uma coisa todos os inervenientes têm alertado com razão – se as pessoas não têm cuidado e se a “abertura” da economia não for bem controlada e faseada, poderemos vir a ter uma segunda vaga que pode até ser pior que a primeira.
Podemos discordar de uns e de outros e, agora com distância, podemos até começar a alegar que uns agiram mais cedo ou mais tarde; que erros foram cometidos, etc.. O essencial é que NINGUÉM estava preparado para isto – pelo menos no ocidente e, na próxima, já não vai existir espaço para desculpas.
Ainda vamos estar no rescaldo da pandemia, até este planalto passar a planicie, e os efeitos económicos já se fazem notar e vão doer. Empresas a fechar, pessoas para o desemprego – fome, crise social, etc.. Vai ser duro.
Acho que vamos ver mudanças interessantes a acontecer nos próximos anos. Uma evolução do digital e tudo à volta disso. A própria cultura certamente irá ficar mais digital. O próprio conceito e cultura de trabalho irá alterar-se. Esta pandemia veio atirar por terra, talvez por uns tempos, a ideia de substituir o carro pessoal pelo transporte publico (para deslocações para trabalho, por exemplo) e isto irá certamente aumentar o mercado para deslocações mais sustentáveis. Porque o que faz com que o mundo evolua é o mercado e acho que vamos ter espaço para isto e muito mais. Vamos ver se aprendemos a lição ^^
Por esta altura já deviam ter distribuído e ter tornado obrigatória a utilização de máscaras cirúrgicas e/ ou N95 ou especificação superior fora de casa.
As máscaras não fazem milagres, mas ajudam e bastante a conter o espalhar de vírus e bactérias… um bocadinho melhor que apenas a distância física dos outros que na prática é quase impossível até porque depende de vários factores para se estar a uma distância segura… e em espaços fechados a contaminação espalha-se e mantêm-se muito mais tempo do que no exterior em zona com correntes de ar.
Vejo muito pessoal animado com as máscaras. Já andaste com alguma com calor?
Para pouco tempo – andar num transporte público, ir ao supermercado ou temporariamente estar em contacto com pessoas quando não é possível o distanciamento físico de segurança – dá. E é nestas circunstâncias que está previsto o uso obrigatório.
E é preciso que todos usem. Por muito tempo e com calor começa a ser difícil, começam uns a puxar a máscara para baixo e outros a tirá-la. A máscara não resolve o problema da falta da distância física de segurança.
Diz isso aos asiáticos…..é risota geral com a tua total ignorância tuga.
Com o Covid-19, tens visto muitos asiáticos perto uns dos outros com máscara? Não seria quando se estavam a proteger da poluição?
Talvez agora nos estádios em Taiwan?
https://www.publico.pt/2020/04/12/desporto/noticia/taiwan-ilha-desporto-planeta-pandemia-1912011
Fim de Maio ?? Tá bem,tá !! Há que tempos que andam por aí uns “valentes” que não param nem de dia nem de noite e nem sequer trabalham !! As forças policiais é que não querem saber de nada pois se se preocupassem viam muitos deles durante a noite a andar com os carros nas vias rápidas como foguetes !! Fora outros que vão “visitar” os “amigos” para os “fuminhos” da praxe,como é óbvio.Vão para as casas/apartamentos de uns e de outros passar o tempo a jogar jogos de vídeo e a fumar droga.Eu tinha tanto,mas tanto mais para dizer que o pessoal ainda me crucificava,por isso até é bom ficar por aqui.Cala-te boca… 😐