Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: Fim de maio, o país poderá “sair em liberdade condicional” por bom comportamento

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Dark Sky says:

    O RO é o número médio de casos secundários de infeção originados a partir de um caso primário, quando o vírus é introduzido numa população que consiste somente de indivíduos suscetíveis, que nunca estiveram expostos à doença.

    RO “índice de transmissibilidade” – corresponde ao número de novos casos gerados a partir de um único confirmado. É mais fácil de perceber com números:

    Se RO = 1
    – Eu infeto uma pessoa – passamos a ser 2 (1° ciclo de contágio)
    – Ele infeta outra – passamos a se 3 (2° ciclo)
    – Cada ciclo de contágio soma 1 – no 10° ciclo são 11

    Se RO = 2
    – Eu infeto 2 pessoas – passamos a ser 3 (1° ciclo)
    – As 2 pessoas infetam 4 – passamosa ser 7 (2° ciclo)
    – No 10° ciclo são 1.023 (não confirmei)

    A DGS diz com RO=1 extingue-se a transmissão do vírus doCovid-19

  2. João M. says:

    Uma coisa todos os inervenientes têm alertado com razão – se as pessoas não têm cuidado e se a “abertura” da economia não for bem controlada e faseada, poderemos vir a ter uma segunda vaga que pode até ser pior que a primeira.
    Podemos discordar de uns e de outros e, agora com distância, podemos até começar a alegar que uns agiram mais cedo ou mais tarde; que erros foram cometidos, etc.. O essencial é que NINGUÉM estava preparado para isto – pelo menos no ocidente e, na próxima, já não vai existir espaço para desculpas.

    Ainda vamos estar no rescaldo da pandemia, até este planalto passar a planicie, e os efeitos económicos já se fazem notar e vão doer. Empresas a fechar, pessoas para o desemprego – fome, crise social, etc.. Vai ser duro.

    Acho que vamos ver mudanças interessantes a acontecer nos próximos anos. Uma evolução do digital e tudo à volta disso. A própria cultura certamente irá ficar mais digital. O próprio conceito e cultura de trabalho irá alterar-se. Esta pandemia veio atirar por terra, talvez por uns tempos, a ideia de substituir o carro pessoal pelo transporte publico (para deslocações para trabalho, por exemplo) e isto irá certamente aumentar o mercado para deslocações mais sustentáveis. Porque o que faz com que o mundo evolua é o mercado e acho que vamos ter espaço para isto e muito mais. Vamos ver se aprendemos a lição ^^

  3. Joao Ptt says:

    Por esta altura já deviam ter distribuído e ter tornado obrigatória a utilização de máscaras cirúrgicas e/ ou N95 ou especificação superior fora de casa.
    As máscaras não fazem milagres, mas ajudam e bastante a conter o espalhar de vírus e bactérias… um bocadinho melhor que apenas a distância física dos outros que na prática é quase impossível até porque depende de vários factores para se estar a uma distância segura… e em espaços fechados a contaminação espalha-se e mantêm-se muito mais tempo do que no exterior em zona com correntes de ar.

    • Dark Sky says:

      Vejo muito pessoal animado com as máscaras. Já andaste com alguma com calor?

      Para pouco tempo – andar num transporte público, ir ao supermercado ou temporariamente estar em contacto com pessoas quando não é possível o distanciamento físico de segurança – dá. E é nestas circunstâncias que está previsto o uso obrigatório.

      E é preciso que todos usem. Por muito tempo e com calor começa a ser difícil, começam uns a puxar a máscara para baixo e outros a tirá-la. A máscara não resolve o problema da falta da distância física de segurança.

  4. SANDOKAN 1513 says:

    Fim de Maio ?? Tá bem,tá !! Há que tempos que andam por aí uns “valentes” que não param nem de dia nem de noite e nem sequer trabalham !! As forças policiais é que não querem saber de nada pois se se preocupassem viam muitos deles durante a noite a andar com os carros nas vias rápidas como foguetes !! Fora outros que vão “visitar” os “amigos” para os “fuminhos” da praxe,como é óbvio.Vão para as casas/apartamentos de uns e de outros passar o tempo a jogar jogos de vídeo e a fumar droga.Eu tinha tanto,mas tanto mais para dizer que o pessoal ainda me crucificava,por isso até é bom ficar por aqui.Cala-te boca… 😐

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.