Chips de 50 cêntimos estão a bloquear a produção de carros de 50 mil dólares
É mais do que evidente que a indústria dos chips eletrónicos é uma das mais importantes e fulcrais para o desenvolvimento tecnológico e económico ao nível mundial. Mas este é também um setor por vezes instável, consoante a procura e a oferta de equipamentos.
Contudo, as mais recentes informações mostram que os chips mais baratos, muitos deles a custar apenas alguns cêntimos, são os principais responsáveis pelo bloqueio da produção global. Ou seja, há casos em que os chips de 50 cêntimos estão a bloquear a produção de carros de 50 mil dólares.
Chips mais baratos estão a bloquear a indústria global
Os equipamentos eletrónicos que temos nas nossas casas desde os smartphones, tablets, computadores e relógios até aos gadgets mais simples, como os rádios, pequenos eletrodomésticos, telefones, entre outros, precisam todos eles de chips que são então produzidos na grande indústria.
Claro que um smartphone, por exemplo, precisa de chips muito mais avançados e elaborados do que os chips que se encontram num rádio. E também por isso é que os preços são diferentes.
No entanto, o CEO da gigante TSMC, C. C. Wei, alerta que haverá um aumento de preço dos equipamentos eletrónicos não devido aos chips mais avançados, mas sim por causa destes componentes mais baratos e simples. Foi durante um evento que aconteceu recentemente, noticiado pelo canal Bloomberg, que Wei referiu que já não consegue responder à procura por chips mais baratos nas suas fábricas mais antigas. Como tal, está a erguer novas fábricas para esse fim, o que levará a um aumento de preço para colmatar o investimento.
As novas instalações vão então dedicar-se ao fabrico de chips mais básicos, cuja produção se focará na litografia de 28 nm, como vai acontecer nas novas fábricas da China, cujo fabrico se inicia no 4.º trimestre deste ano.
Segundo o CEO da TSMC, uns simples chips de rádio, que custam cerca de 50 cêntimos, estão a bloquear a produção de alguns carros que custam 50 mil dólares. Por outro lado, o executivo partilha também que a sua poderosa máquina de produção Ultra Violeta Extrema (EUV), usa um chip de apenas 10 dólares, mas cuja fabricante está a ter sérias dificuldades em conseguir obtê-lo.
Por fim, Wei diz não estar muito otimista em relação ao futuro da indústria e destaca ainda que muitos países estão a promover a produção local de chips.
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Fonte: Bloomberg
Que pena. O mesmo carro aqui custa 70000
Se fosse 70.000… era uma pechincha.
Diz mais 95.000.
Há carros parados em produção por falta de chips para alarmes.
…carros de €50 mil que deviam ser vendidos por, no máximo, €20 mil!
Claro que sim porque a tecnologia e desenvolvimento da mesma é de graça.
Lembra-te que a PS3 foi vendida com perdas para a Sony durante largos anos.
Foi vendida com perdas porque a Sony ia recuperar o valor nas vendas de jogos e nos royalties que cobra.
O negócio dos carros é diferente!
Assim só poderiam vender carros com perdas caso tivessem algum serviço de subscrição ou no caso de venderem outros produtos ligados diretamente ao veículo como peças originais, revisões na marca, etc onde não houvesse outra concorrência – mas o mercado está bastante desenvolvido para os automóveis e consegues perfeitamente sair do stand com um carro novo e nunca mais precisares da marca para o carro circular durante toda a sua vida.
Pior é o pivete do gasóleo…
Olha que bom para ti, tão giro quando se vive numa bolha isolado da realidade do mundo e do pais onde vive.
A maior parte das pessoas chega ao fim do mês com a corda ao pescoço, achas que têm dinheiro para andar a comprar carros a pilhas? Ou achas que todos vivem em casas com garagem?
Pessoas que chegam a casa as 8/9 da noite vão deixar de fazer o jantar, estar com o filhos etc para ir 2 ou 3 horas para cascos de rolha carregar o carro num qualquer carregador de rua?
Deixa de ser tonho com essa retorica dos carros a pilhas e nao penses só em ti ok?
Mais uma razão para essas pessoas da corda ao pescoço não andarem de carro a petróleo na cidade. É lá que aquilo gasta escandalosamente e que lhes arruína o fim do mês. A solução é bicicleta eléctrica ou normal, ou então transporte público.
Mais um que vive numa bolha, vem para o interior do pais onde não existe transportes públicos e leva os teus dois filhos de bicicleta para a escola, ou vai viver para cidades tipo Covilhã ou Guarda que são sempre a subir.
As pessoas pagam combustíveis caros porque mesmo assim é o que lhes fica mais barato, não há dinheiro para carro novo e as casas não estão preparadas para carregar carros
Mais um sem vergonha do lobby automóvel que já sente o chão fugir debaixo dos pés. Dentro de um par de anos estão todos arruinados e ninguém vai chorar uma lágrima, nem os tais que “levam os filhos de carro para a escola”. E a estupidez e ignorância é tamanha que nem se apercebem que em cidades do tamanho de Covilhã ou Guarda é quase mais rápido chegar à outra ponta da cidade que tirar o carro da garagem.
Outro lunático… para usar bicicleta é necessário infraestrutura, depois é a localização que limita, pois muitos (mas mesmos muitos) não vivem na cidade para andar de bicicleta e seriam 20 ou 30 km diarios, não compensa. Depois transportes públicos têm limitações, onde também há falta de infraestrutura.
A infraestrutura está toda feita. Para usar bicicleta basta tirar de lá os carros – a bem ou a mal – ou condicioná-los com mão de ferro, de maneira a não constituírem ameaça aos ciclistas.
Típico pessoal que vive numa bolha chamada Lisboa e o resto do país é paisagem.. acorda para a vida
Bicicleta elétrica a chuva é tão bom
Tem toda a razão, mas não deixa de ser incrível ver na Holanda ver as pessoas de manhã, em dias ventosos e chuvosos a irem de bicicleta para o trabalho (assim como os filhos cada um na sua bicicleta, sem precisarem que os pais os vão por à porta da escola. Claro que depois podem dizer que lá há mais segurança na estrada, etc., mas a questão é mesmo a mentalidade. Cá poderíamos ter todas as condições, mas as pessoas continuariam a ir sempre de pópó.
Com chuva é tão bom como em seco, basta ir aos chineses comprar uma capa de chuva por 1 ou 2 euros, e evitar derrapagens e quedas.
E os portugueses precisam 1000X mais da bicicleta que os holandeses e dinamarqueses pela simples razão de que são miseravelmente pagos em relação a eles: em igualdade de trabalho e horas levam para casa menos de 1/3 do que eles levam.
Ou herdaste ou atropelastes muitos pelo caminho para teres trepado onde chegastes e falares assim com essa arrogância de sobrehumano a falar dos subhumanos. Portugal é um país de pobres mentaliza-te disso! Antes pobre em ouro mas rico em espírito do que ser como sua Exa!
Eu quando era novo a vinte anos tinha dois empregos e estudava à noite se és pobre e por comodismo…
Não sei se é troll sarcástico…é que se for é muito bom:)
Se for real é um flex do tipo trabalhar é que é bom, não ter tempo para lazer e relaxar é que é de homem…é triste!
Quando chegares a casa as 8/9 da noite e tiveres família vai tu para a rua fazer não sei quantos km a procura de um carregador e fica lá tu. Ou então vem para o interior do pais viver e larga a cidade 😉
Não sei se o elétrico será o futuro, mas neste momento não é alternativa para a maior parte das pessoas e quem disser o contrario é so alguém que pensa no seu umbigo
Ha carregadores na rua em frente a casa -> Não na minha
ha carregadores no local de trabalho -> Não no meu
Ha carregadores nos supermercados -> apenas 1 no intermarche e outro novo no pingo doce, todos eles a km de minha casa
queres continuar?? quando saires da bolha de lisboa e das cidades grandes falamos.
E para finalizar toto es tu que não me conhces de lado nenhum
Fusion entendo o teu ponto mas penso que estás a pensar como se fosse no presente.
Actualmente, os carros eléctricos não são para todas as bolsas nem há estrutura para se massificarem. Isso é óbvio!
Mas tens de ter em conta que os carros a combustão ainda vão andar por aí mais 2-3 décadas. E nessa altura o mercado de eléctricos vai ser muito maior e poderás comprar um usado com um preço muito mais em conta.
Mr. Y obviamente que estou a pensar no presente, não posso fazer planos a 20/30 anos. Talvez nessa altura já tenha um ou dois carros elétricos e estarei completamente satisfeito com eles. A que questão aqui é o Castro estar a dizer que os elétricos são a solução para todos os males nos dias de hoje e que quem não tem nenhum é um toto ou não sabe gerir a vida. A realidade hoje em dia quem queiramos ou não é que os elétricos só estão acessíveis a quem tem uma carteira mais desafogada e que ainda não são acessíveis ao comum mortal
@Fusion
Assino por baixo 😉
Se o estado roubar menos em impostos ao povo, talvez desse para melhorar o meio de transporte.
mas estas a comparar um carro de 50mil electrico com um carro de 10mil a combustão?
Sabes quantos anos é necessário para compensar o eléctrico?
Sem falar em tempos de carga, local de carga e autonomia vs um a Gasoleo.
Cada caso é um caso e nem todos compensa ter um carro Electrico
Completamente de acordo..
Um Carro a combustível fóssil baseado em hidrocarbonetos deve fazer com um depósito pelo menos uns 1200km, e carrega-se em qualquer bomba em 5 minutos.
Pelo menos os carros a Gasóleo fazem estas métricas ou melhor ainda..
“O estado da isencao de taxas para eletricos e ajudas que vao ate 10 mil euros em carros eletricos e 50% em bicicletas eletricas.”
O Costa ri-se em 4k de ajuda cuja dotação penso que já acabou!
Vives mesmo em Portugal? Que triste criatura que és
O tema é a falta de chips e as consequências transversais para toda a indústria.
Os comentários são sobre o pivete dos combustíveis. Está bem!
O pivete dos combustíveis é apenas um pretexto. Do que realmente se está a falar é de carros a combustão vs carros elétricos.
Aviões eléctricos, Navios eléctricos, Foguetões eléctricos…
@Castro “Aqui na quinta da marinha e tudo eletricos ja!” ? Desce ao mundo real.
“Ou seja, há casos em que os chips de 50 cêntimos estão a bloquear a produção de carros de 50 mil dólares.”
Esta comparação não me parece correcta, porque os carros sem chips de 50 cêntimos também ficam encostados a box..pois os carros também usam chips e a maioria deles são baratos comparativamente com um automóvel completo..
Aliás, um automóvel é uma coisa de outro sector que não os chips, portanto não se pode comparar o preço final de um producto com o preço parcial de apenas uma pequena peça na construção desse automóvel..
Os microcontroladores, é o maior negócio de chips a nível mundial e é um mercado muito maior que o da Intel ou AMD, pesquisem pelos maiores fabricantes de Chips e vão ver que a intel e amd não conta nos primeiros 5 pelo menos..
A Europeia STMicroelectronics já foi em tempos a 3ª Maior productora de chips a nível mundial, hoje não sei que posição ocupa, mas com a mudança de tudo para a China, deve ter caído na listagem..
Artechmanhas, é o que é