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Chips de 50 cêntimos estão a bloquear a produção de carros de 50 mil dólares

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Bloomberg

Autor: Marisa Pinto


  1. Jorge says:

    Que pena. O mesmo carro aqui custa 70000

  2. Naodouonome says:

    Há carros parados em produção por falta de chips para alarmes.

  3. Jota says:

    …carros de €50 mil que deviam ser vendidos por, no máximo, €20 mil!

    • naodigo says:

      Claro que sim porque a tecnologia e desenvolvimento da mesma é de graça.

      • iDroid says:

        Lembra-te que a PS3 foi vendida com perdas para a Sony durante largos anos.

        • Realista says:

          Foi vendida com perdas porque a Sony ia recuperar o valor nas vendas de jogos e nos royalties que cobra.

          O negócio dos carros é diferente!

          Assim só poderiam vender carros com perdas caso tivessem algum serviço de subscrição ou no caso de venderem outros produtos ligados diretamente ao veículo como peças originais, revisões na marca, etc onde não houvesse outra concorrência – mas o mercado está bastante desenvolvido para os automóveis e consegues perfeitamente sair do stand com um carro novo e nunca mais precisares da marca para o carro circular durante toda a sua vida.

  4. David Guerreiro says:

    Pior é o pivete do gasóleo…

  5. Fusion says:

    Olha que bom para ti, tão giro quando se vive numa bolha isolado da realidade do mundo e do pais onde vive.
    A maior parte das pessoas chega ao fim do mês com a corda ao pescoço, achas que têm dinheiro para andar a comprar carros a pilhas? Ou achas que todos vivem em casas com garagem?
    Pessoas que chegam a casa as 8/9 da noite vão deixar de fazer o jantar, estar com o filhos etc para ir 2 ou 3 horas para cascos de rolha carregar o carro num qualquer carregador de rua?

    Deixa de ser tonho com essa retorica dos carros a pilhas e nao penses só em ti ok?

    • Grunho says:

      Mais uma razão para essas pessoas da corda ao pescoço não andarem de carro a petróleo na cidade. É lá que aquilo gasta escandalosamente e que lhes arruína o fim do mês. A solução é bicicleta eléctrica ou normal, ou então transporte público.

      • Fusion says:

        Mais um que vive numa bolha, vem para o interior do pais onde não existe transportes públicos e leva os teus dois filhos de bicicleta para a escola, ou vai viver para cidades tipo Covilhã ou Guarda que são sempre a subir.
        As pessoas pagam combustíveis caros porque mesmo assim é o que lhes fica mais barato, não há dinheiro para carro novo e as casas não estão preparadas para carregar carros

        • Grunho says:

          Mais um sem vergonha do lobby automóvel que já sente o chão fugir debaixo dos pés. Dentro de um par de anos estão todos arruinados e ninguém vai chorar uma lágrima, nem os tais que “levam os filhos de carro para a escola”. E a estupidez e ignorância é tamanha que nem se apercebem que em cidades do tamanho de Covilhã ou Guarda é quase mais rápido chegar à outra ponta da cidade que tirar o carro da garagem.

      • J says:

        Outro lunático… para usar bicicleta é necessário infraestrutura, depois é a localização que limita, pois muitos (mas mesmos muitos) não vivem na cidade para andar de bicicleta e seriam 20 ou 30 km diarios, não compensa. Depois transportes públicos têm limitações, onde também há falta de infraestrutura.

        • Grunho says:

          A infraestrutura está toda feita. Para usar bicicleta basta tirar de lá os carros – a bem ou a mal – ou condicioná-los com mão de ferro, de maneira a não constituírem ameaça aos ciclistas.

      • Luís Costa says:

        Típico pessoal que vive numa bolha chamada Lisboa e o resto do país é paisagem.. acorda para a vida

      • Altertu says:

        Bicicleta elétrica a chuva é tão bom

        • PML says:

          Tem toda a razão, mas não deixa de ser incrível ver na Holanda ver as pessoas de manhã, em dias ventosos e chuvosos a irem de bicicleta para o trabalho (assim como os filhos cada um na sua bicicleta, sem precisarem que os pais os vão por à porta da escola. Claro que depois podem dizer que lá há mais segurança na estrada, etc., mas a questão é mesmo a mentalidade. Cá poderíamos ter todas as condições, mas as pessoas continuariam a ir sempre de pópó.

        • Grunho says:

          Com chuva é tão bom como em seco, basta ir aos chineses comprar uma capa de chuva por 1 ou 2 euros, e evitar derrapagens e quedas.

        • Grunho says:

          E os portugueses precisam 1000X mais da bicicleta que os holandeses e dinamarqueses pela simples razão de que são miseravelmente pagos em relação a eles: em igualdade de trabalho e horas levam para casa menos de 1/3 do que eles levam.

    • freakonaleash says:

      Ou herdaste ou atropelastes muitos pelo caminho para teres trepado onde chegastes e falares assim com essa arrogância de sobrehumano a falar dos subhumanos. Portugal é um país de pobres mentaliza-te disso! Antes pobre em ouro mas rico em espírito do que ser como sua Exa!

      • Bernardo duro says:

        Eu quando era novo a vinte anos tinha dois empregos e estudava à noite se és pobre e por comodismo…

      • freakonaleash says:

        Não sei se é troll sarcástico…é que se for é muito bom:)
        Se for real é um flex do tipo trabalhar é que é bom, não ter tempo para lazer e relaxar é que é de homem…é triste!

    • Fusion says:

      Quando chegares a casa as 8/9 da noite e tiveres família vai tu para a rua fazer não sei quantos km a procura de um carregador e fica lá tu. Ou então vem para o interior do pais viver e larga a cidade 😉
      Não sei se o elétrico será o futuro, mas neste momento não é alternativa para a maior parte das pessoas e quem disser o contrario é so alguém que pensa no seu umbigo

      • Fusion says:

        Ha carregadores na rua em frente a casa -> Não na minha
        ha carregadores no local de trabalho -> Não no meu
        Ha carregadores nos supermercados -> apenas 1 no intermarche e outro novo no pingo doce, todos eles a km de minha casa

        queres continuar?? quando saires da bolha de lisboa e das cidades grandes falamos.

        E para finalizar toto es tu que não me conhces de lado nenhum

      • Mr. Y says:

        Fusion entendo o teu ponto mas penso que estás a pensar como se fosse no presente.
        Actualmente, os carros eléctricos não são para todas as bolsas nem há estrutura para se massificarem. Isso é óbvio!

        Mas tens de ter em conta que os carros a combustão ainda vão andar por aí mais 2-3 décadas. E nessa altura o mercado de eléctricos vai ser muito maior e poderás comprar um usado com um preço muito mais em conta.

      • Fusion says:

        Mr. Y obviamente que estou a pensar no presente, não posso fazer planos a 20/30 anos. Talvez nessa altura já tenha um ou dois carros elétricos e estarei completamente satisfeito com eles. A que questão aqui é o Castro estar a dizer que os elétricos são a solução para todos os males nos dias de hoje e que quem não tem nenhum é um toto ou não sabe gerir a vida. A realidade hoje em dia quem queiramos ou não é que os elétricos só estão acessíveis a quem tem uma carteira mais desafogada e que ainda não são acessíveis ao comum mortal

      • Mr. Y says:

        @Fusion
        Assino por baixo 😉

  6. fábio says:

    Se o estado roubar menos em impostos ao povo, talvez desse para melhorar o meio de transporte.

    • naodigo says:

      mas estas a comparar um carro de 50mil electrico com um carro de 10mil a combustão?
      Sabes quantos anos é necessário para compensar o eléctrico?
      Sem falar em tempos de carga, local de carga e autonomia vs um a Gasoleo.
      Cada caso é um caso e nem todos compensa ter um carro Electrico

      • joaomatos says:

        Completamente de acordo..
        Um Carro a combustível fóssil baseado em hidrocarbonetos deve fazer com um depósito pelo menos uns 1200km, e carrega-se em qualquer bomba em 5 minutos.
        Pelo menos os carros a Gasóleo fazem estas métricas ou melhor ainda..

    • freakonaleash says:

      “O estado da isencao de taxas para eletricos e ajudas que vao ate 10 mil euros em carros eletricos e 50% em bicicletas eletricas.”

      O Costa ri-se em 4k de ajuda cuja dotação penso que já acabou!

    • Luís Costa says:

      Vives mesmo em Portugal? Que triste criatura que és

  7. jajao says:

    O tema é a falta de chips e as consequências transversais para toda a indústria.
    Os comentários são sobre o pivete dos combustíveis. Está bem!

  8. JL says:

    @Castro “Aqui na quinta da marinha e tudo eletricos ja!” ? Desce ao mundo real.

  9. joaomatos says:

    “Ou seja, há casos em que os chips de 50 cêntimos estão a bloquear a produção de carros de 50 mil dólares.”

    Esta comparação não me parece correcta, porque os carros sem chips de 50 cêntimos também ficam encostados a box..pois os carros também usam chips e a maioria deles são baratos comparativamente com um automóvel completo..
    Aliás, um automóvel é uma coisa de outro sector que não os chips, portanto não se pode comparar o preço final de um producto com o preço parcial de apenas uma pequena peça na construção desse automóvel..

    Os microcontroladores, é o maior negócio de chips a nível mundial e é um mercado muito maior que o da Intel ou AMD, pesquisem pelos maiores fabricantes de Chips e vão ver que a intel e amd não conta nos primeiros 5 pelo menos..
    A Europeia STMicroelectronics já foi em tempos a 3ª Maior productora de chips a nível mundial, hoje não sei que posição ocupa, mas com a mudança de tudo para a China, deve ter caído na listagem..

  10. deeppurple says:

    Artechmanhas, é o que é

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