China ataca o setor dos jogos com a MTT S80, a primeira gráfica gaming para PC
Já aqui dissemos por várias vezes que está a ser muito interessante assistir à dinâmica que acontece no mercado das placas gráficas. Para além dos novos lançamentos das fabricantes mais importantes, temos visto também novas marcas a apostar neste setor, como a Intel.
Mas a China também já estudou este mercado e percebe que é algo onde deve investir. Assim, as últimas informações mostram que o país asiático já tem a sua primeira placa gráfica gaming para PC. Vamos então conhecer melhor a Moore Threads S80 ou MTT S80.
No segmento das placas gráficas, a sólida liderança continua a ser da Nvidia, seguindo-se a AMD. A Intel iniciou-se também neste setor, com as suas GPUs dedicadas da linha Arc Alchemist. Mas existem outras marcas que, embora contem com uma menor participação, tentam também ser a escolha de alguns consumidores. Nestas últimas, encaixam-se alguns modelos chineses, como as Innosilicon Fantasy (Fenghua), tal como já aqui falámos. Mas há agora mais algumas novidades...
China aposta nas placas gráficas gaming para PC com a MTT S80
Surgiram agora imagens daquela que é a primeira placa gaming para PC criada na China. Trata-se da MTT S80, ou Moore Threads S80, e já são conhecidas algumas especificações deste equipamento. De acordo com as informações, a GPU chinesa traz um chip gráfico designado Chunxiao e os seus 4.096 núcleos são designados como MUSA. Quanto à memória, esta será uma GDDR6 de 16 GB.
A frequência da gráfica é de 1,8 GHz, oferecendo uma capacidade de 14,4 TFLOPs em FP32. Em termos comparativos, podemos estar a falar de um chip com um desempenho algures entre a Nvidia GeForce RTX 3060 e a RTX 3060 Ti.
A gráfica MTT S80 vai funcionar no sistema operativo Windows, sendo compatível com alguns importantes recursos, como o DirectX.
Esta é a primeira placa gráfica gaming equipada com interface PCIe Gen 5.0 x16 com capacidade bidirecional de transferência de dados de 128 GB/s. Vem equipada com 3 portas DisplayPort 1.4a e uma HDMI 2.1, suporta uma taxa de atualização 1080p a 360 Hz e ainda gráficos com uma resolução 8K.
De acordo com os detalhes, esta GPU vai ficar disponível no dia de hoje, 11 de novembro, mas, à data em que escrevo este artigo, o preço da mesma ainda não havia sido revelado. Esta gráfica junta-se assim à sua antecessora, a MTT S60, que foi lançada em março deste ano.
Este artigo tem mais de um ano
Quem diria,a China ?? Se estas placas gráficas forem boas e a bom preço e se se venderem cá em Portugal olhem que muita gente vai comprá-las,e eu serei um deles.
Nvidia tem qualidade, amd tem provlemas de drivers e sao fracas, chinesas ui nem dadas
Boas, têm qualidade mas são mais caras e consomem muito, a amd também têm qualidade, são ligeiramente mais baratas e os problemas de drivers já não são assim tão acentuados quanto isso… Se a gráfica vinda da china tiver bom potencial/preço porque não? O bem da nvidia (a minha escolha em gráficas também) é os “extras” dslr e afins…
Seja como for e se o preço for competitivo não augura nada de bom para a nvidia, pois, vai ver a sua quota de mercado reduzir-se e muito…. a inflação + a recessão, naturalmente, leva os consumidores a serem muito mais regrados nas suas compras.
Marca chnesa, não obrigado!
Se a Gráfica tiver bons consumos energéticos, para a performance e bons drivers… porque não..
não obrigado, os componentes internos devem de ser qualidade rasca, transistores e outras coisas, já as tv’s quando andava a reparar as da hanspree também era a mesma porcaria.
maior parte dos produtos chineses são assim, há excepção de uma marca ou outra, lenovo por exemplo.
Um velho sábio uma vez disse:
“Olha que a china faz o fraco e faz o bom! Olha o teu iphone, por exemplo…”