Pplware

Chia: Poder de computação já equivale a 500 mil HDDs de 10TB a minerar em simultâneo

No mundo das criptomoedas, o que muitas vezes começa por ser uma pequena experiência, rapidamente pode escalar para algo mais sério e grandioso.

Um exemplo disso mesmo é a recente criptomoeda Chia. E segundo as últimas informações, o poder de computação desta moeda digital já equivale a 500.000 discos HDD de 10 TB a minerar ao mesmo tempo.


A criptomoeda Chia foi criada pelo fundador de BitTorrent e tem dado que falar pelos quatro cantos do mundo. Trata-se de uma moeda digital ecológica, com baixo consumo energético que pode ser minerada, ou cultivada, através de discos HDD e SSD.

Com a popularidade desta criptomoeda, não tardou até que tal se fizesse sentir na venda de discos. Mas também na atitude de algumas fabricantes, que já afirmaram invalidar a garantia dos mesmos caso sejam usados para a mineração da Chia.

Para além disso, recentemente foi revelado que a mineração desta moeda digital poderá destruir os discos SSD em poucas semanas.

Poder de computação da Chia equivale a 500.000 HDDs de 10 TB a minerar

Segundo as mais recentes informações, desde o dia 11 de abril até 17 de maio, o poder de computação da rede de mineração da moeda Chia disparou de 260 Petabytes para 4.771 Exabytes. Lembramos que a 30 de abril esse valor era de 1.14 Exabytes.

Tal equivale então a 500.000 discos rígidos com uma capacidade de 10 TB a minerar ao mesmo tempo. O poder de computação da Chia tem aumentado em cerca de 128 Petabytes por dia, ou seja, 13.000 discos HDD de 10 TB a cada 24h.

De acordo com o CoinMarketCap, atualmente a Chia vale cerca de 1.300 dólares, perto de 1.070 euros. No início deste mês, o seu valor correspondia a 850 dólares (~704 euros).

De forma a aproveitar esta tendência de minerar Chia, a fabricante chinesa Asgard vai lançar SSDs específicos para a mineração desta criptomoeda. Por outro lado, a TeamGroup lançou já um SSD com maior durabilidade também dedicada a esta moeda digital ecológica.

Leia também:

Exit mobile version