Bitmain Antminer E9: a ASIC para minerar Ethereum que equivale a 25 gráficas RTX 3090
As placas gráficas e as ASICs são os equipamentos mais utilizados quando o assunto é a mineração de criptomoedas. Cada um destes produtos tem diferentes taxas de hash e de performance, de acordo com as moedas e objetivos do utilizador.
Mas a marca Bitman anunciou agora a sua Antminer E9. Trata-se de uma poderosa ASIC destinada à mineração da moeda Ethereum e que promete uma taxa de hash equivalente a 25 placas gráficas Nvidia GeForce RTX 3090.
Quando se fala em mineração de criptomoedas, normalmente associamos placas gráficas adquiridas em massa para esse processo. E essa realidade tem acarretado diversos dissabores para os gamers que não conseguem comprar facilmente estes equipamentos para usufruir dos seus jogos. A escassez de stock de GPUs que atravessámos deve-se em grande parte à utilização destes chips para a extração de moedas digitais.
Para ultrapassar esse problema, a Nvidia lançou a linha CMP (Cryptocurrency Mining Processor), placas destinadas à mineração, e também limitou as suas novas gráficas da linha RTX 30 para esta prática.
Mas há ainda um outro equipamento que poderá contribuir para a solução deste flagelo.
Antminer E9: uma ASIC para minerar Ethereum que equivale a 25 RTX 3090
A marca chinesa Bitmain anunciou o futuro lançamento da sua ASIC Antminer E9. Este é um equipamento com foco na extração de Ethereum e que promete uma taxa de hash de 3 GH/s (Gigahashes por segundo).
Ou seja, em termos comparativos, esta ASIC equivale a 25 gráficas Nvidia GeForce RTX 3090, pois cada uma é capaz de minerar a 120 MH/s (megahashes por segundo). Também pode ser equiparável a 32 unidades da GeForce RTX 3080, capaz de uma taxa de hash de 94 MH/s.
Este equipamento poderá então fazer tremer as CMP da Nvidia. Isto porque a Antminer E9 é equivalente a 115 Nvidia CMP 30X, que mineram a uma taxa de 26 MH/s.
Segundo o site Wccftech, esta ASIC fornece cerca de 235 a 240 dólares (~194 a 198 euros) de lucro diário, com um consumo médio de 0,13 dólares (~0,11 euros) por kWh. E este benefício aumenta sempre que o valor da criptomoeda também aumente.
Então, caso a taxa de hash de 3 GH/s for alcançada, então a Antminer E9 da Bitmain será a ASIC de mineração mais poderosa do mercado.
Claro que esse estatuto também tem um preço. De acordo com os rumores, este equipamento deverá custar mais de 20.000 dólares (~17 mil euros), e poderá ainda chegar aos 30.000 dólares (~25 mil euros). Desta forma, estima-se que o investimento na Antminer E9 seja recuperado entre 85 a 127 dias.
No entanto, 115 CMP 30HX custariam cerca de 80.500 dólares, enquanto que 25 RTX 3090 seriam um investimento de 75 mil dólares.
Caso o valor da Ethereum continue a aumentar, provavelmente teremos então uma corrida louca dos mineiros para conseguir um exemplar desta ASIC da Bitmain.
Veja a nossa conversa com Antonio Matias Gil, especialista em blockchain
Este artigo tem mais de um ano
opa, que legal!
nao que eu ligue pra ethereum, mas acho q vai ajudar a resolver uma certa escassez de componentes eletronicos de computadores;
A evolução para Eth 2.0 é que vai responder mais a esse caso.
lol, mais um que caiu de paraquedas nas criptos 🙂
A anos que existe Antminer e outras marcas dedicadas para criptos, e isso nunca resolveu nada quando as criptos sobem.
A única forma de as placas gráficas não esgotarem é quando a BTC fizer uma correcção de 50% e se mantiver durante uns meses ai já não compensa minerar com gráficas e volta tudo ao mesmo.
“lol, mais um que caiu de paraquedas nas criptos ”
E mesmo com a correção de 50% achas que vou vender as minhas gráficas todas? E os que não pagam electricidade? Se já tenho o investimento pago até pode minar 1/4 que continua a ser qualquer coisa e dinheiro passivo é sempre bem vindo.. e mesmo a render 50% nada me impede de arriscar e voltar a investir os lucros numa gráfica nova uma vez que já é tudo lucro e posso arriscar/demorar mais tempo a ver o ROI..
Ele nao falou em vender, mas se for preciso não compras mais se não compensar minar n é?
E vários iriam vender com medo de baixa de preços das gráficas também, lembra-te que tu não és todos.
Depois as próprias gráficas vindas do mining costumam n ser muito recomendáveis, pouca gente as mantém nas condições ideais.
Muitas em overclock e a temperaturas elevadas, baixando o tempo de vida das mesmas.
mas a questao em si eh: quanto mais hardware dedicado pra mineracao, mais espaco sobra pro usuario de hardware normal;
Já existem ASICs como esta há bastante tempo que não estão assim tão longe desta. Não vai mudar nada.
Eu queria adquirir uma para ethereum mas não sei como fazer
Vais ao site, encomendas, pagas, recebes em casa e ligas à corrente.
Também tens a opção de entregar num datacenter partilhado e pagas o hosting + electricidade.
Assim sim vale a pena minerar.
Quem falou em BTC? Já ninguém deve andar a usar placas gráficas para minerar BTC os ASICS já existem à muito para BTC para eth é que são mais raros. Mas agora que a eth vai mudar para POS vale a pena investir 20k€?
Como eu digo só os ricos se metem nas criptgaitas (LOL)!!
Boas pessoal, existe alguma loja física em Portugal o España, onde se possa comprar Maquinas da Antminer??