Freedom Phone promete liberdade, mas parece mesmo uma aldrabice
A liberdade de expressão tem estado a ser muito questionada por causa do próprio papel das redes sociais no mundo. Nos Estados Unidos assistimos mesmo a algo inédito no início do ano quando então presidente do país foi banido de forma generalizada das redes sociais por incitar ao ódio e à violência. Ora, não é que esta situação serviu de mote para a criação de um smartphone "livre"? O Freedom Phone acabou de ser anunciado e destaca-se por ter pré-instaladas apps que foram banidas da Play Store, por ter uma loja própria de apps e ainda um sistema operativo próprio.
Este smartphone está à venda por 499,99 dólares, mas olhando bem não é assim tão "livre" e remete-nos para modelos de smartphones Android à venda por menos de 150 dólares.
Freedom Phone é um novo smartphone disponível no mercado que tem como lema, tal como o nome indica, a liberdade. Erik Finman, um "jovem milionário do Bitcoin", como se autodenomina, é a pessoa por detrás deste lançamento e no vídeo de promoção do novo telefone são mostradas claramente as suas motivações e o que promete ser este telefone.
Essencialmente, este pretende ser um produto que se afasta das grandes tecnológicas do país, como a Google ou o Facebook, que tendem, segundo ele, a castrar a liberdade dos utilizadores. Num exemplo, utiliza mesmo o caso do bloqueio das contas de Donald Trump do Facebook como um ato contra a liberdade de expressão.
Today I'm announcing the Freedom Phone.
This is the first major pushback on the Big Tech companies that attacked us - for just thinking different.
Complete with it's own Uncensorable App Store & Privacy Features.
We're finally taking back control. https://t.co/tOSnuxncfd pic.twitter.com/Hykp08ITCQ
— ERIK FINMAN (@erikfinman) July 14, 2021
Mas então o que promete ser este Freedom Phone?
Na página do produto não encontramos grandes especificações concretas do smartphone. São, no entanto, destacados os grandes trunfos do Freedom Phone. Em primeiro lugar, existe uma loja de apps própria, onde não existe bloqueio de apps, ou seja, qualquer app estará lá à disposição dos utilizadores, o que (como sabemos) poderá comprometer a segurança dos seus dados.
O smartphone traz depois pré-instaladas apps "conservadoras" banidas de pela Play Store, bem como serviços de confiança em termos de segurança dos utilizadores como o DuckDuckGo ou o Telegram.
O FreedomOS (diferente da ROM personalizada com o mesmo nome) é o sistema operativo que integra e apelidado como o primeiro sistema operativo de expressão livre e ainda vem equipado com uma ferramenta de privacidade "Trust".
O Freedom Phone está a ser vendido nos Estados Unidos por 499 dólares diretamente a partir do site do produto, no entanto, existe um programa de afiliados aliciante que está a levar muitas pessoas de direita e influenciadores a promover o produto.
Um smartphone de liberdade americana, produzido na China pela Umidigi
A Umidigi é uma fabricante chinesa com a sua própria linha de smartphones, que aliás já aqui testámos no Pplware. Os seus produtos são apresentam uma relação entre qualidade e preço muito boa, com um desempenho muito interessante.
Segundo Erik Finman, esta é então a empresa que está por detrás do Freedom Phone. Se olharmos para o site da Umidigi, há apenas um smartphone dos robustos que custa mais de 250 dólares. Quando aos modelos tradicionais o UMIDIGI A9 Pro é o modelo mais caro, mas ainda assim tem um preço anunciado de 139,99 dólares.
No entanto, aparentemente, o Freedom não é mais do que o A9 Pro da Umidigi, segundo avança a impressa internacional. Mais que isso, a loja de apps proprietária deverá ser apenas a Aurora Store, com uma imagem diferente. Esta Aurora Store é um front-end de código aberto para a Google Play Store, ou seja, as apps disponíveis são as mesmas da Play Store.
E depois vem o sistema operativo, podemos mesmo estar apenas a falar no LineageOS, considerando algumas evidências encontradas em vídeos partilhados por alguns influenciadores do país.
Resumindo, basicamente, este é um smartphone barato com LineageOS, sobrevalorizado e que não passa de uma fraude, não sendo nem sequer uma opção tão livre e segura quando o seu criador exalta no vídeo de apresentação.
Este artigo tem mais de um ano
A classica banha da cobra 😛
O conto do vigário!! Só cai quem quer :p
Vídeo que faz alusão ao facto de Donald Trump ter sido banido das redes sociais como tivesse sido algo anti-liberdade de expressão, nem precisava de ir muito longe para perceber o scam que isto é.
É outro barrete que querem enfiar às pessoas. 😐
a maquina de desinformacao comu…na ja esta a trabalhar,… conservadores nao podem lancar nada que a maquina stasi comeca logo a trabalhar,… parabens!
Fonte CNN?!
Eu nem sei se é scam ou se ele(s) acreditam mesmo no valor daquilo que estão a entregar. xD
Mas que é completamente incoerente e errado, sim. O que é que a liberdade de expressão e o facto de o Trump ter sido banido (das redes sociais) tem a ver com a existência de uma play store livre?! xD
O logotipo da feature a que ele dá o nome de “Trust” é o mesmo da “Trust Wallet” (só muda a cor e o visto no centro) xD
e todas as outras evidências referidas tudo leva a crer que senão é scam, é um muito mau negócio. (O.O)
enfim…confirma-se tb que o dinheiro não traz inteligência.
se existisse integridade e decência de informacao não peço jornalistica porque esta ha muito que não existe desde que foi tomada de assalto pela maquina de propaganda da esquerda.
Gostave de ver artigos era sobre como as plataformas sociais se uniram para como o referiste e bem banirem Trump, como banem tb posts refiram ao virus chines ter sido fabricado em laboratorio, como banem posts onde as pessoas refiram que nao irao tomar a vacina contra a covid, etc…
Mais interessante ainda e nao existirem nenhum artigos que referem que o gov do senil biden que se encontra na casa branca em concluio com a big tech para censurar e decidir que tipo de informacao as pessoas devem ter acesso.
“DEMOCRATS ADMIT TO BIG TECH COLLUSION TO CENSOR AMERICANS, ESTABLISHMENT PANICS OVER “FREEDOM PHONE…” : -O
maricopa county – auditoria – Twon save A & the W
Eu acho que devia comprar um smartphone destes, e instalar as aplicações apenas pela loja dele. Há vários jornais de tecnologia a nível internacional que já viram que era um esquema. Um smartphone chinês (onde é que está o anti comunismo? Não devia ser algo produzido nos Estados Unidos?), que custa 150€, com uma loja de aplicações sem segurança, onde toda gente pode meter aplicações com malware. Eu acho que sim, todos os trumpistas deviam usar só essa loja de aplicações. Era bom, para eu me rir um bocadinho…
a notícia é sobre o telefone, não sobre os problemas com o Trump….
A Apple é especialista em banha da cobra, cobra bastante mais do que realmente os equipamentos valem, só compra quem quer.
Livres de quê? De liberdade. É isso que se trata quando qualquer gajo destes fala de sermos livres.
Qual é o conceito de liberdade de que se fala ? Há muita leviandade sobre o tema.
Finalmente um telemóvel que me permite dizer mal de tudo e todos, chamar nomes, insultar, apelar aos extremismos, combinar ataques terroristas, espumar de raiva até ficar vermelho que nem um pimento, e no fim ter um ataque cardíaco … eu acho boa ideia! 🙂
Mas vocês testaram para estar a assumir que é falso? Ou são leram o que outros escreveram?