Fita solar adesiva e reutilizável para ter energia em qualquer lado
A energia solar já trilhou um caminho longo, de décadas, saindo das grandes centrais solares no deserto até ao cimo dos telhados nas nossas casas. Com os avanços nos nanomateriais e microtecnologia, estão a aparecer produtos bem conseguidos em termos de design e com usabilidade sem precedentes.
Para termos uma ideia da evolução destas células fotovoltaicas, deixamos hoje o conceito de fita solar que claramente excede os limites da energia solar portátil com faixas de células reutilizáveis.
Já abordamos por várias vezes, conceitos inovadores de recolha de energia solar. Uma tecnologia que converte energia solar em energia luminosa, um camião que traz uma manta de placas fotovoltaicas ou mesmo uma tomada de "janela" que transforma de imediato energia solar em energia elétrica.
Energia solar feita à medida
Atualmente já podemos construir as nossas centrais de energia solar. Em casa, quando vamos acampar, ou em qualquer atividade, já temos objetos fabricados para transformar em energia elétrica a energia solar que recolhemos.
Esta fita adesiva vem estender a tudo um conceito de ecologia, autonomia e independência energética. Isto porque esta "invenção" é perfeita para os campistas, por exemplo, poderem carregar dispositivos ao caminhar. O adesivo é reutilizável e permite colar a fita de células num tapete, vidro, madeira e em quase todas as superfícies sem que tenham de ser totalmente planas. Agora imagine as possibilidades.
Protótipo viável já hoje
Embora esta fita solar, do designer Lei Yang, seja apenas um protótipo, a ideia é baseada na tecnologia atualmente disponível. A infinityPV produz fita solar, células solares orgânicas flexíveis e impressas que vêm em rolos com adesivo para cortar e colar em postes, persianas, caixilhos de janelas, vidros, asas de drones ou qualquer outro sítio onde seja necessário ter eletricidade.
A fita apresentada traz um conceito de mobilidade mas, acima de tudo, traz facilidade de utilização e adaptação. E, de facto, uma dessas fitas pode ser fabricada hoje em modo "caseiro". Segundo o que é mostrado, o utilizador apenas necessita de ter algum conhecimento de soldagem ou de um conversor, como a placa inversor OPV3W60V DCDC infinityPV.
InfinityPV Solar Tape vem num tamanho padronizado 30 mm ou 60 mm, mas poderá sei feita à medida. O comprimento do rolo da fita também pode ser solicitado à medida.
Este artigo tem mais de um ano
era interessante esta fita produzir energia para injetarmos em casa nos 220v
Tinhas de investir muitas centenas de euros para tal! Os painéis produzem corrente contínua e as nossas tomadas funcionam com 230V de corrente alternada. Além de que os painéis normalmente funcionam a baixa voltagem…… precisavas de criar um quadro especial, com conversor e secalhar até baterias para fornecer a casa….. até porque normalmente enquanto há sol, as pessoas não estão em casa! E para venderes para a rede, tinhas de ser um produtor certificado e limitado salvo erro a venderes até 1/3 da potência instalada em tua casa (se tiveres 6,9KVA, só podes vender 2,3KVA).
Fantásticas as leis em Portugal.
Queres inovar e tornar o mundo mais limpo, tens de pagar + tirar licencas + fazer sabe lá Deus o que…
Quando temos políticos visionários que vendem empresas estratégicas e….. até vão caír nas mãos do Governo Comunista Chinês!!!!!!!
Mas ninguém proíbe instalar painéis, eólicas no quintal para auto-consumo!!!!
Para vender à rede, está sujeito a essa regra do terço e a um limite de potência que pode vender, quando ultrapassar esse limite, está a oferecer energia de graça ao operador!!!!!!!
para auto-consumo também tens de pagar um taxa de exploração caso ultrapasses os 1.5kw de potencia. Tudo em Portugal é uma roubalheira e um passo atrás no futuro graças aos políticos e à corrupção.
Tudo certo. Mas quanto à venda podes ter a maior central fotovoltaica que quiseres, desde que pagues a licença… A grande questão é o preço a que te compram a energia, a cerca de 3/4 cêntimos.
Queria saber se usar fita solar se da resultado é o preco
Convem ir à página ler o que os otários que já compraram dizem. Uns não receberam o produto, outros reclamam que não conseguem carregar mais de 30-40% os iphone e que a seguir a bateria dos iphone “morre”. Enfim, se calhar não testaram tempo suficiente.
https://www.kickstarter.com/projects/infinitypv/heli-on/comments
Como é referido no artigo, isto ainda tem muito que andar e digo isso mesmo logo na introdução “deixamos hoje o conceito de fita solar que claramente excede os limites da energia solar portátil com faixas de células reutilizáveis.”… ainda tudo é na base do conceito, embora que há já algum proveito (pouco e lento). Neste tipo de tecnologias, dado o desenvolvimento das células fotovoltaicas, as expectativas têm de ser bem geridas.
Não podemos pensar que já hoje uma fira possa alimentar o desenfreado consumo de energia que hoje existe em cada um de nós. Alimentar o smartphone, o portátil, o smartwatch e o tablet não é tarefa simples 😉 além de termos cada vez mais um consumo constante e alto (estamos sempre ligados ao mundo).
Por isso é importante dar atenção às palavras conceito, protótipo para percebermos que ainda há muito caminho a fazer. Mas há sobretudo boas ideias para tornar viáveis estas tecnologias.