DXOMARK deixou de ser referência para promover câmaras de smartphones?
Há alguns anos, as fabricantes de smartphones faziam questão de enviar os seus smartphones atempadamente para a DXOMARK para avaliação das câmaras, de forma a poder utilizar essa pontuação durante os lançamentos ao púbico desses modelos, como forma de promoção.
No entanto, há cada vez menos fabricantes a fazê-lo. Terá deixado de ser referência no segmento?
A DXOMARK é especialista em testes de câmaras de smartphones há muitos anos e, mais recentemente, começou também a avaliar outros parâmetros como o ecrã, áudio e bateria. Além disso, não se remete apenas aos smartphones, analisa câmaras fotográficas, lentes e colunas de som.
Os testes são feitos com base em parâmetros bem definidos e, no final, é atribuída uma pontuação geral àquilo que está a ser avaliado. Assim, ao longo dos anos, a empresa surge como referência para os consumidores, principalmente de smartphones, mas também para as fabricantes que a usam para promover as câmaras dos seus dispositivos... ou usavam...
Há 4/5 anos vimos um enorme investimento por parte das fabricantes de smartphones nas câmaras dos smartphones. Sensores que captam mais luz e por isso garantem melhores resultados no escuro, câmaras com grande zoom ótico e zoom híbrido de qualidade, melhoria da distância focal, softwares aprimorados, mais detalhes captados... estes e tantos outros atributos tiveram grandes melhorias nos modelos de topo, o que contribuiu fortemente para que gamas médias e baixas tivessem também melhorado substancialmente.
Contudo, hoje, podemos falar que o mercado está a começar a estagnar. Ao nível da captação de vídeo até têm surgido grandes novidades, mas das fotografias as melhorias, são apenas residuais.
Melhorias nas câmaras não garantem os melhores resultados no DXOMARK
Estar em primeiro lugar no ranking do DXOMARK é uma vantagem para as empresas promoverem os seus smartphones junto dos consumidores, mas se dantes eram as próprias fabricantes que enviavam os smartphones novos para os especialistas fazerem as suas avaliações, atualmente, só são enviados novos modelos quando as empresas têm a certeza que vão receber um lugar de destaque.
Não é que a DXOMARK tenha perdido a sua credibilidade, nem junto das empresas nem dos consumidores. A questão é que deixa de ser interessante para uma marca ter o seu novo topo de gama avaliado no momento do lançamento ou nos primeiros dias, quando sabem que as câmaras não atingem o pódio.
Esta foi mesmo uma questão abordada pelo CEO da DXOMARK, Frederik Guichard, que em entrevista ao Jiemian News [via ithome], onde revelou como é que o mercado estava agora a funcionar, considerando a questão levantada depois da Xiaomi, por exemplo, não ter enviado o seu mais recente topo de gama para testes, o Xiaomi 12S Ultra.
Ainda assim, depois do lançamento, a empresa avaliou todos os parâmetros deste smartphone e atribuiu-lhe uma nota de 136 pontos. Ora, a Xiaomi sabia que a sua nova câmara não chegaria aos 141 pontos atribuídos ao seu Xiaomi Mi 11 Ultra, lançado em março de 2021. Não havendo evolução, não há interesse em usar o parâmetro como referência na promoção de um smartphone.
Atualmente, o pódio do DXOMARK tem no primeiro lugar o Honor Magic4 Ultimate, lançado em março de 2022, com uma pontuação de 147 pontos. O segundo lugar é ocupado pelo Huawei P50 Pro de julho de 2021 com 143 pontos e, em terceiro lugar, está o iPhone 13 Pro com 141 pontos, lançado há um ano. É provável que, em breve, este pódio sofra ajustes, depois da avaliação aos novos iPhones.
A Samsung, que também é uma referência da fotografia, tem o seu S22 Ultra à frente da corrida com 135 pontos. Considerando a posição da linha Z Flip, não se espera que o Z Flip 4 se venha a destacar.
Este artigo tem mais de um ano
Ou talvez porque testes em laboratorio sao diferentes do utilizador real que nao usa tripés, que tira fotos em andamento, a tremer, com chuva, nevoeiro, em locais com fumo etc.
Os testes desta empresa sao longe da realidade e basta ver em testes feitos no youtube onde montam em tripos suportes varios telemoveis e vemos que por exemplo os xiaomi perdem muito a mostrar a realidade das cores e hdr etc fafe a iphones por exemplo, os huawei mostram fotos amareladas, o ruido em videos é ridiculo, algo que ninguem bate iphones nesse campo. Os samsung batem os iphone nas fotos, e tudo isto em centenas de exemplos reais sao diferentes dos testados pela dxomark onde curiosamente são sempre as chinesas no topo
Ninguém bate os Iphones. Por acaso o meu Oppo Find X3 Pro é melhor que o Iphone 13 da minha namorada. Já tiramos fotos lado a lado, e no meu fica mlehor a nível de cor e com menos ruído.
Não quero estar a desmentir ninguém, mas pode ser também da qualidade dos ecrãs. O Find X3 PRO tem um ecrã muito bom. Se viram as fotos no mesmo telemóvel ou num pc, aí a comparação já é justa 😉
Para ser sincero, foi através do telemóvel, A foto dela no dela, e a minha no meu.
Mas, o modo nocturno, o detalhe e as cores, depois de fazer upload num pc, estão melhores no meu.
Lol…
A DXOMARK deve usar uma bitola em todos os testes realizados independentemente do equipamento e suas characteristics, só dessa forma terá uma amostra justa e verdadeira e poderá classificar com uma nota.
Eu gostaria que existissem testes em ambiente de utilização normal, como referido mas, para os classificar com nota não seria tarefa fácil, dado que nem todos os equipamentos dispõe de OIS, EIS ou até mesmo HIS, por exemplo.
Comparar uma DXOMARK a um Youtuber e como comparar água e vinho, não acredito nesse tipo de informação.
Xiaomi deu tiro no pé! Acho uma empresa que fala e faz muito, mas na verdade….
O ditado é antigo, muita parra e pouca uva!
Claro, testes feitos no youtube 🙂 se está no youtube é porque é verdadeiro.. ahahahaha..
Já agora, porque que a apple não enviou o 14 para a DXOMARK? Eu vou te responder, pelo mesmo motivo descrito acima pela XIAOMI.. Melhorias vai ser 0. 13 ou 14 é tudo igual..
Os sensores sao diferentes logo nunca pode ser igual. Não existe nenhum android topo de gama com 1.9um tamanho de pixels na camera logo sera o melhor.
Claro… Vamos acabar com todos os benchmarks, porque sendo feitos em laboratório, em ambiente controlado, não obtêm os mesmos resultados do “utilizador real”.
E o que sugeres? Lol!
Mas faz sentido no contexto atual. Nos últimos tempos, surgiu uma epidemia de artistas que desvslorizam a ciência e seus métodos, em prol dos bitaites; valorizam mais as tretas que cada um pode debitar, porque assim escolhem o “espessialista” que diz o que eles querem ouvir, o que confirma os seus devaneios – vide viés confirmatório.
Não é só com alguns testes em ambiente controlado que irás ser capaz de determinar o nível de qualidade em fotografia, tanto que muitos dos testes da DXOmark são no exterior. O facto de DXOmark tentar usar metodologias consistentes não significa que a avaliação é toda ela científica e objectiva.
Em fotografia a qualidade do resultado final tem níveis de subjectividade, e essa qualidade está a sujeita a muitas variáveis. Por isso achar que uma pontuação por parte dum único especialista é o que determina se uma câmera é melhor que a outra, é que não faz sentido!
Vamos esperar pelos comentários dos fãs da Apple a dizerem que a DXomark não é de confiança, só porque o Iphone ão tem boa pontuação.
Nunca foi. Iphone tem a melhor camera de longe
Lol, Estuda um pouco fotografia. Em cima estavas a falar do tamanho do sensor, qd na realidade o maior sensor está num Andorid, o Xiaomi 12 Ultra.
Se não me engano o primeiro smartphone android com sensor de 1 polegada veio num Sharp Aquos R6 antes de estar no Xiaomi 12 Ultra.
sim o tamanho do sensor ‘e mt importante mas outro aspecto importante ‘e a lente que se usa.
Todos sabem e sempre souberam que o dxomark é banha da cobra. Quem paga mais tem melhor pontuação. Uma pesquisa rápida e confirmas isto. Aos anos que isto se sabe
Bom artigo. Nos tempos atuais é muito importante o papel destas empresas até a nível ambiental. Todos os dias sai um equipamento novo, em que a diferença para o anterior é mínima, e muitas vezes de qualidade pior e menos duradoura, só para baixar preços e vender mais. Não se deixa tempo para as equipas de desenvolvimento trabalharem a fundo na melhoria de todos os pequenos componentes que estes equipamentos dispõem.
Não.
Sabem o que realmente importa?
Que estou satisfeito com as fotos e vídeos ocasionais faço com meu atual oneplus 9, sim 9 não é o Pro.
Quem precisar um fotos profissionais que arranje uma máquina fotográfica em condições.
Quando a DxoMark vem dar melhor pontuação na fotografia a um Galaxy S20 Ultra do que a um Galaxy S21 Ultra…
E quando mete um Xiaomi em primeiro lugar… Depois vemos as fotos e são horriveis… há aqui qualquer coisa que não bate certo!
Não têm lógica estas conclusões, logo, deixou de ter credibilidade!
A DXOMARK nc foi referência.
Quem lhe dava mais dinheiro era quem aparecia no TOP. Sempre foi assim ao longo dos anos.