DHL Express inicia serviço de entrega com drones
A tecnologia dos drones tem sido melhorada e parece estar hoje em vias de se tornar uma ferramenta de entregas. A parceria entre a DHL Express e a Ehang na China inova o setor da logística. A solução inclui carregamento e descarregamento totalmente autónomo e aumenta eficiência e rentabilidade dos envios, com menor consumo de energia.
As empresas planeiam desenvolver e melhorar soluções para entregas de last mile através da utilização de drones.
Drones de entrega porta a porta
As entregas de encomendas recorrendo a drones é uma "expectativa" já com alguns anos. Dessa forma, empresas como a UPS, Amazon ou mesmo a Google, iniciaram já projetos e propostas para este efeito. Contudo, a DHL Express e a EHang, líder mundial de veículos aéreos inteligentes, acabam de estabelecer uma parceria estratégica. A ideia é lançar uma solução de entrega de drones, totalmente automatizada e inteligente. Este projeto tem como desafios as entregas last mile (ao domicílio) nas áreas urbanas da China.
Assim, a solução tecnológica torna a DHL na primeira empresa de transporte expresso internacional a disponibilizar este serviço na China.
Drones reduzem o tempo de entrega de 40 para 8 minutos
A nova rota personalizada, criada exclusivamente para um cliente da DHL, cobre uma distância de aproximadamente oito quilómetros entre as instalações do cliente e o centro de serviços da DHL em Liaobu, Dongguan, província de Guangdong.
Através do recurso ao avançado Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) da recém-lançada série Falcon da EHang, com o mais alto nível de inteligência, automação, segurança e fiabilidade, a nova solução inteligente de drone ultrapassa as complexas condições das estradas e o habitual congestionamento das áreas urbanas.
Há uma redução do tempo de entregas via unidirecional de 40 minutos para apenas oito minutos. Além da diminuição do tempo de resposta o recurso possibilita uma poupança até 80% nos custos por envio. Além disso, está em causa também a redução do consumo de energia e pegada de carbono em comparação com o transporte rodoviário.
EHang Falcon - Tecnologia ao serviço da logística
Com oito hélices em quatro braços, o drone EHang Falcon, foi projetado com vários sistemas redundantes para backup completo e módulos para controlo de voos inteligentes e seguros. Desse modo, estas características de alto desempenho incluem descolagem e pouso vertical, GPS de máxima precisão e identificação visual. Além disso, o equipamento permite um planeamento inteligente da trajetória de voo, totalmente automatizado, ligação e programação da rede em tempo real.
Os drones podem transportar até 5 kg de carga por voo, descolam e aterram em gabinetes inteligentes que foram desenvolvidos especificamente para o carregamento e o descarregamento totalmente autónomo do envio.
Os gabinetes inteligentes ligam-se facilmente a processos automatizados, incluindo triagem, digitalização e armazenamento de correio expresso. Desta forma, o sistema usado apresenta funções de alta tecnologia, como reconhecimento facial e digitalização de identidade.
Esta experiência será um teste de ferro para perceber onde a tecnologia ainda poderá ser melhorada. Mais rotas, mais automatização poderão fazer deste meio de entrega a solução ideal num meio urbano densamente ocupado. Assim, não será estranho em breve vermos drones a cruzar-se no ar o desempenho do seu trabalho do dia-a-dia.
Este artigo tem mais de um ano
E como fazem com a possibilidade de alguém tentar abater o drone? Caixa blindada não serve porque as hélices estão expostas.
O drone ripostar, afinal já foi usado para atentados… Agora a sério, como pensas abater um drone? Fazes-lhe uma esperinha com uma fisga? Ou esperas que ele descanse numa esplanada?
lolol tiveste piada.
Não te preocupes porque irão arranjar forma de os abater e as hélices serão o ponto mais vunerável do drone pois a caixa deve ser reforçada…digo eu.
Tens armas com silenciadores, tens outros drones também…se não os equipares com uma arma, basta que tenha algo pendurado que vá contra o drone da DHL para tentar danificar as hélices, sei lá….pensarão em qualquer coisa, vais ver..
Também podem interceptar uma carrinha de entregas. Qual é a novidade em relação aos drones?
A carrinha circula com um ser humano dentro dela que pode oferecer resistência e testemunhar, circula numa infra-estrutura (estrada) em que o acesso é muito mais facilitado, outras pessoas poderão também testemunhar, é um ambiente mais controlado… Não é tão fácil assim.
Além disso, os drones irão com certeza utilizar uma rede, basta um computador e ligação à internet e poderão fazer dele o que quiserem…
Claro que, quando tivermos veículos autónomos, poderão também aceder aos veículos e fazem deles o que querem.
No futuro, a cibersegurança assumirá um papel ainda mais importante do que já assume hoje.
A China já domina o mundo, enquanto eles agilizam as entregas,os brasileiros se preocupam com a possibilidade de abater o drone,nunca seremos um país desenvolvido pois não temos cultura para isso, só me resta admirar os outros países e enteder o Brasil é um país atrasado,e que jamais teremos tecnologia de ponta,seremos sempre reféns da falta de segurança, só pena de morte pode mudar esse país.
Perfeita colocação, falou tudo. Esse país é atrasado em virtude da falta de educação, respeito ao próximo e respeito ao que é do outro
A China já domina o mundo, enquanto eles agilizam as entregas,os brasileiros se preocupam com a possibilidade de abater o drone,nunca seremos um país desenvolvido pois não temos cultura para isso, só me resta admirar os outros países e enteder o Brasil é um país atrasado,e que jamais teremos tecnologia de ponta,seremos sempre reféns da falta de segurança, só pena de morte pode mudar esse país.
Lol deixa estar que a pensares assim também vais lá….
Esrao entregues a buxarada e descansa que daqui a uns anos também vos apanhamos.
Interessante é como a ciranda dos postos de trabalho acontece, com certeza teremos muito menos entregadores nas ruas, contudo surgirão muitas vagas de emprego para pilotos de drone.
Pilotos de Drone?
Os drones usam sistemas de localização e são completamente automatizados. Recebem uma ordem de entrega e autonomamente fazem a entrega sem piloto algum.