CyberDog 2 – o cão robô da Xiaomi foi atualizado e já sente a presença de humanos
A Xiaomi apresentou o seu novo smartphone dobrável, mas as novidades foram muito além disso. Um dos mais curiosos lançamentos foi o CyberDog 2, um cão robô, com habilidades impressionantes.
O CyberDog 2 é uma atualização do cão robô da Xiaomi que surge ainda mais inteligente e realista. Com um peso de apenas 8,9 kg, aproximadamente do tamanho de um Doberman, é também mais compacto em relação à geração anterior. Na verdade, para quem tem a série Black Mirror como referência, é impossível não associar esta máquina a um dos mais impressionantes episódios, o Cabeça de Metal. Para quem não viu, não há spoilers... assistam!
Quando ao CyberDog, está equipado com o microatuador CyberGear, desenvolvido pela própria Xiaomi, o que potencia ainda mais a mobilidade do robô e suporta manobras de elevada dificuldade, como saltos mortais contínuos e recuperação de quedas.
O cão robô oferece um controlo mais preciso e permanecerá intacto mesmo se for tocado continuamente. Além disso, o CyberDog 2 está equipado com um sistema de fusão de sensores e tomada de decisões, oferecendo 19 sensores para visão, toque e audição. A Xiaomi refere mesmo que "pode sentir a sua presença". Integra ainda tem uma câmara com IA de 13 MP, uma câmara RGB de 1 MP e uma câmara olho de peixe.
O CyberDog 2 foi concebido com um código tão aberto quanto possível, desde a codificação até aos desenhos estruturais, e fornece programação gráfica e processamento modular de diversas capacidades de deteção. Com o seu ecossistema de código aberto em constante evolução, a família CyberDog atrairá mais programadores a participar, enquanto promove de forma contínua o progresso e o aperfeiçoamento de robôs, para beneficiar as vidas das pessoas no futuro.
O CyberDog 2 será vendido por 13 mil yuans, qualquer coisa como 1 645 euros, à taxa de câmbio atual, mas só será vendido na China.
Este artigo tem mais de um ano
Um brinquedo interessante. Seria útil se transportasse cargas leves.
Blá, blá, blá…… dizem, escrevem, anunciam que o CyberDog 2 da Xiaomi é um animal de estimação robótico de última geração que pode ser personalizado e programado. A empresa está a utilizar tecnologia de código aberto para permitir que os programadores criem novas características e designs para o robô. O CyberDog 2 pode reconhecer membros da família, evitar obstáculos e ambientes complexos de naves espaciais.
Mas escrevo que é tudo falso, porque tenho um CyberDog 2 desde Novembro de 2023 e quero programá-lo principalmente para comandos de voz em inglês, e a XIAOMI tem ignorado os meus pedidos de ajuda.
Porquê?
Só quero poder personalizá-lo primeiro em inglês e depois usá-lo no meu projeto robótico.