COVID-19: O seu relógio vai dizer-lhe se esteve com alguém infetado
A COVID-19 continua a ser alvo de muita investigação. É verdade que já há muitos avanços, mas não existe ainda uma solução 100% eficaz! Há algumas vacinas em curso, e as que já estão "prontas" têm gerado desconfiança tendo em conta os países onde foram produzidas.
A tecnologia também irá ajudar, especialmente na prevenção da COVID-19. Em breve o seu relógio ou pulseira vão dizer-lhe se esteve com alguém infetado.
Alertas COVID-19 em equipamentos vestíveis...
A Bluetooth SIG quer disponibilizar para relógios e pulseiras inteligentes funcionalidades que permitam que os utilizadores sejam alertados que estiveram em contacto com pessoas que testaram positivo à COVID-19.
Apesar de funcionalidade estar disponível para smartphones, a função criada por Google e Apple ainda não chegou aos "vestíveis". Nesse sentido, a Bluetooth SIG quer criar um standard para que toda a indústria possa usar o Bluetooth Low Energy (BLE) e disponibilizar a novidade nesses dispositivos.
É incrivelmente inspirador ver a colaboração da comunidade Bluetooth com o objetivo de encontrar e criar formas inovadoras de aproveitar a tecnologia Bluetooth para lidar com esta pandemia.
Bluetooth SIG
Para avançar com tal projeto, foi já criado um consórcio do qual fazem parte mais de 130 empresas e fabricantes. O resultado será um novo protocolo ou adaptação do atual que permita tirar partido do "Sistema de Notificação de Exposição".
A Bluetooth SIG refere que tal projeto não será direcionado apenas para a COVID-19, podendo ajudar a monitorizar outras doenças infecciosas.
Em Portugal está para breve a app STAYAWAY COVID que nos vai ajudar a combater a COVID-19. A app portuguesa de rastreamento à COVID-19 deverá chegar dentro de dias, até porque o decreto-lei que estabelece o responsável pelo tratamento dos dados e regula a intervenção do médico no sistema STAYAWAY COVID já foi publicado. O Pplware teve acesso, em primeira mão, à app STAYAWAY COVID. Podem ver no seguinte link como é.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
É vergonhoso como andamos há meses a falar da app e ainda não foi lançada.
Era no início de julho, depois passou para o final de julho. Já estamos quase no fim de agosto e nada!
Até o Brasil, um país desgovernado, já tem uma app publicada pelo Ministério da Saúde quem nem ministro tem!
*que
O problema não é fazer a app, o problema é a privacidade e a proteção de dados dos cidadãos.
Faz parte da plandemia.
Por acaso estou a precisar dum relógio de pulso. O que recomendam assim para o mais baratuxo que possa eventualmente ter apps e que o mostrador seja em formato digital?
Desde já agradecendo as vossas sugestões já que é impossível para mim aceder aos vossos grupos no FB…
Já agora para quando alternativas de redes sociais onde o Pplware está representado sem ser FB/Insta?