COVID-19: MIT cria teste STOPCovid barato para usar todos os dias
Quanto mais se testa mais casos aparecem! Esta é uma verdade incondicional, mas é também esta a estratégia usada pelos países para controlar a pandemia. Hoje em dia fazer um teste é relativamente rápido (poucos segundos), só que os resultados demoram cerca de 24 horas.
A realização de testes é feita em centros hospitalares e laboratórios, mas o MIT quer mudar isso. Vamos conhecer o teste STOPCovid.
Os dias passam e vão aparecendo no mercado algumas soluções que ajudam no combate à COVID-19. Se num laboratório a média de revelação de resultados à COVID-19 ronda as 24h, há testes rápidos que revelam resultados em menos de uma hora.
STOPCovid - o teste à COVID-19 com precisão de 93%
O MIT criou agora um teste, ao qual deu o nome de STOPCovid, que apresenta resultados em 30 minutos e tem uma precisão de 93%. Este teste pode ser usado todos os dias e não necessita de um profissional de saúde.
Os investigadores testaram o STOPCovid em 402 pacientes (202 positivos e 200 negativos) e descobriram que o teste detetou 93% dos casos positivos, conforme determinado pelos testes de PCR para COVID-19. Além disso, o teste é feito para ser simples o suficiente para ser realizado, sem a necessidade de qualquer equipamento de laboratório especializado.
Os testes PCR são considerados o padrão de excelência dos métodos de teste.
No mercado existem essencialmente dois tipos de testes:
- Teste rápido (PCR): usa material biológico das secreções nasais da orafaringe profunda, a nível das amígdalas
- Teste serológico (anticorpos): após a fase de contágio em comunidade e com a diminuição da curva do surto
Os testes de diagnóstico da COVID-19 usados em Portugal apenas detetam a presença do coronavírus SARS-CoV-2 nas secreções nasais de um doente. Por outro lado, os testes serológicos permitem verificar, em pessoas com ou sem sintomas de uma infeção, a presença de anticorpos gerados pelas defesas do organismo contra um vírus.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Cada vez se tem questionado mais a eficácia dos testes PCR, quando usados indiscriminadamente em população que não tem sintomas… por isso, usar um que ainda que seja só marginalmente pior… vai ser bonito!
Os testes PCR não tem 100% de eficácia. Senão estou em erro estao entre 70-90%. O objectivo destes testes, em larga escala, é informar e impedir a transmissão. Se uma pessoa fizer o teste e der positivo, já sabe que tem de averiguar melhor. Se der negativo, continua com a vida normal. Em qualquer um dos cenários não fica pior do que estava sem fazer o teste…
Pelo que tenho lido, é atribuído à Sensibilidade bem acima dos 95%, e à Especificidade 93%. Apesar de no papel parecerem bons valores, dependendo da Prevalência que tiveres, é possível gerar mais falsos positivos que verdadeiros positivos.
Se tiveres um teste positivo, vão colocar-nos em quarentena.
Tanto quanto sei, não fazem um segundo teste a confirmar – para perceber se é falso positivo.
Além de nos colocarem em quarentena, ainda vão atrás de todas as pessoas com quem contactamos, ainda que assimptomáticos… se for um falso positivo que é o grande problema dos PCR colocam uma série de pessoas em alvoroço.
Por isso, sim, podes ficar pior do que estavas antes.
Nota: Já nem estou a considerar que tecnicamente um teste positivo por causa de restos de vírus está correcto… e na realidade já nem estás positivo, nem em posição de infectar…
Ou seja so com testes e que vao saber se as pessoas estao infectadas ou nao e mesmo assim nao e 100% fiavel. E o mais perigoso disto tudo e que a pessoa nao pode contestar nao e ? E calar e seguir as recomendacoes, ou seja perca de rendimentos por ficar em casa de quarentena. Mas esperem la se ficar em casa tambem vai infectar os familiares ou nao ? Esta-me a escapar alguma coisa mais uma vez. Enfim.
Se ficares em casa de quarentena, porta-te como um bom cidadão e protege a tua família com as regras que deves ter em qualquer lado.
Simples.
E que regras sao essas que funcionam dentro da familia e nao nos locais fora de casa ? Manter a distancia de seguranca , desinfectar as maos (esta e para rir) e mais o que ? Que segundo a comunicacao social todos os dias ha novos casos de infectados, mas nas familias dentro de casa nao, o virus nao entra. Ja ha tantos sinais no ar, so nao ve quem nao quer ver esta farsa de testes e o diabo a 4 so para manter o virus vivo. Que se formos a ver bem nao faz mal a ninguem e nao e assim tao perigoso como a comunicacao social diz ser. Nem sequer sabemos se a forma de contagio que falam que existe, contagia mesmo dessa forma.
“PCR são considerados o padrão de excelência dos métodos de teste”, por favor confirmem as vossas fontes, isto não é verdade.
https://www.nytimes.com/2020/08/29/health/coronavirus-testing.html
O inventor dos testes PCR já falou deste problema.
Os testes PCR valem… zero.
https://off-guardian.org/2020/06/27/covid19-pcr-tests-are-scientifically-meaningless/