China já vigia as suas crianças com localizadores nos uniformes escolares
O Ano de 2019 será categorizado pela chegada de várias tecnologias, mas acima de tudo pela chegada de mais vigilância individual, o que já começou a criar fortes conflitos entre a China e os Estados Unidos depois de vários casos de pretensa espionagem envolvendo smartphones.
Dentro de portas, a China está a desenvolver técnicas para monitorizar as crianças, para isso desenvolveu um método de vigilância individual através de localizadores nos uniformes escolares.
Uniformes escolares com GPS
Cada aluno terá no seu uniforme dois sensores colocados um em cada ombro. Esta tecnologia irá permitir que os pais vigiem a atividade da criança, saibam onde se encontra e o que o gastam durante o dia escolar.
Se algum comportamento inesperado for detetado, o sistema tem alarmística que avisa os protetores.
China aprova vigilância total a cada aluno
Monitorizar e vigiar as crianças é algo que muitos pais já consideram fazer para tentar manter as suas crianças seguras.
Conforme relatado pela ABC, 11 escolas na província de Guizhou, no sudoeste, começaram a usar uniformes inteligentes para crianças. Embutidos dentro de cada uniforme estão dois chips (um em cada ombro) capazes de suportar até 500 lavagens e temperaturas de até 150 graus Celsius.
Os chips estão lá para registar tudo o que uma criança faz, incluindo a sua localização GPS, bem como reagir quando se desviam do comportamento normal.
Sensores GPS e Identificação Facial
Quando uma criança entra na escola, a data e a hora são registadas automaticamente pelo sistema instalado na escola e o mesmo acontece quando elas saem. No entanto, se uma criança tentar deixar a escola num horário inesperado e sem permissão, ou decidir ignorar uma aula, um alarme por voz será acionado e os professores poderão tomar as medidas apropriadas.
Se uma criança está propensa a adormecer na sala de aula, isso também é detetado e dispara um alarme. Os uniformes inteligentes foram desenvolvidos pela Guizhou Guanyu Technology e parece que a empresa pensou em tudo.
Assim como os chips de monitorização, um sistema de reconhecimento facial é usado para garantir que os estudantes não usem uniformes sem serem os seus. Para os pais, há uma aplicação para dispositivos móveis vinculado ao sistema. Além de permitir que eles acompanhem as atividades dos seus filhos ao longo do dia, é possível alocar dinheiro para que as crianças possam comprar coisas na escola. E sim, também é vigiado o gasto desse dinheiro, para que a criança saiba que já não pode mentir sobre o que comeu.
O hábito de ser vigiado e a adaptação desde cedo
Esta técnica, que passa despercebida, pois não exige que seja colocado qualquer dispositivo extra ao que já usavam na escola, fará com que as crianças nem percebam o quanto estão a ser vigiadas enquanto estão na escola até que, inevitavelmente, disparem um alarme.
Este tipo de tecnologias, como sabemos, começa num país e rapidamente chegará a todo o mundo, assim, 2019 poderá trazer esta "novidade", vestuário com chips capazes de vigiar as atividades e ações de cada indivíduo.
Este artigo tem mais de um ano
Que “admirável mundo novo” nós estamos a viver.
Talvez, qualquer dia,possámos retirar a privacidade, autonomia e livre arbítrio das crianças logo à nascença e não seja necessário desperdiçamos dinheiro com vestuário…
Bando de malucos.
Eles tem medo de perder o controle da ditadura deles.
Uma pena que eles acham que as crianças são burras.
Isso é só propaganda pros vermelhinhos do gov. ver.
Acreditas mesmo no que dizes, ou tás a gozar?
É que já és controlado 24/7 por variadíssimas empresas e governos.
HAHA. És se quiseres. Há limites para o controlo. Se tens sempre um relógio no pulso com GPS ligado e optas por ceder esses dados, o problema é teu. Obrigar alguém a ter isso sem concentimento deveria ser ILEGAL!
Verdade
Já não basta a vigilância a nível louco na Xiaomi… E há quem defenda estes aparelhos com MIUI, Oxygen e HidrogenOS… Tudo lixo chinês
https: //www.vivaolinux.com.br/topico/Off-Code-Cafe/Paranoia-com-coleta-de-dados
Só porque é barato não quer dizer que seja bom. O seu preço é seus dados.
Já não basta o maldito Google dominando tudo…
Não vejo a hora do /e/ decolar e acabar com o duópolio Android vs iOS https://e.foundation/
Vamos ver se entendi…
Critica Xiaomi e seu software, pelo facto de colectarem dados e serem BARATOS mas depois deixa a sua privacidade nas mãos de “somente” bons samaritanos.
Compre caro, compre barato, desde que se ligue a uma rede, já está a partilhar…
Já não existem almoços grátis!!!
Pior que existe.
Você que é um desinformado
Existe o que!?
Almoços grátis ou bons samaritanos!?
Não acredite em tudo que lê no Whatsapp!
As duas coisas.
E você também não precisa depender dos outros pra ter privacidade, quem tem conhecimentos sabe fazer por si só, tem necessidade dos outros.
#Luis deves ter um fetiche com a Xiaomi! 🙂
Lugar de Xiaomi é dentro da fogueira.
#Luis e da Huawei??
1984….
Se eu quiser vigiar os meus filhos dispenso a “ajuda” do Estado.
O Estado não deve se meter na vida dos outros.
“O estado não deve-se meter na vida dos outros” LOLarilolela. Tá boa essa.
Ou eu sou o único nesta zona de comentários que sabe da existência de pedófilos, e outros perigos aos quais as crianças estão sujeitas hoje em dia, ou os que andam aqui a comentar são ped…
Estude sobre o anarcocapitalismo antes de passar vergonha com frases de efeito.
+1
Estes amarelos orwellianos… enfim…
e aqui temos mais um episódio de Black Mirror
Estamos a falar da China, porque estão todos admirados?
Até parece que se esquecem que é um sistema ditadorial.
“método de vigilância individual através de localizadores nos uniformes escolares.” ?? e os smartphones que vocês usam todos os dias são o quê senão métodos de vigilância individuais com localizadores??
Nos telefones há sempre uma opção: desligar e/ou deixar o dito em casa! Não precisamos de o ter sempre ligado nem andar sempre “comunicaveis”. Quando saio para fazer uma compra, ou mesmo passear, ir a um museu, cinema ou à biblioteca não preciso de telefones para nada! Para mim é um equipamento de comunicações , não pão para a boca, vivi antes uma vida inteira muitíssimo bem sem telemóveis, e ainda cá estou. Comigo as seja lá quem for, terá muitas dificuldades em saber o que faço, pois julgará que passo a maior parte do dia em cima do móvel onde tantas vezes lá deixo o dito. O que é horrivel, é desde cedo o Estado entender que somos sua propriedade e pretender saber cada passo que damos. Um estado assim deve ser combatido com todas as forças.
não vejo problema nenhum…
Falou o cara que mora em Portugal ou Brasil…
eu tb não, mas esta malta é atrasada. são vigiados por todo o lado por onde andam, quer seja com o telemóvel, com a via verde, com o multibanco, mas ainda julgam que não, e, no entanto, não passam sem essas modernices.
são tempos fabulosos estes.
No início gostei e achei que poderia ser benéfico para os pais que estão sempre preocupados em saber tudo, já que assim poderiam saber que está tudo bem sem estar a ligar várias vezes ao dia.
Mas depois continuei a ler, todas as outras coisas privadas que isto vigia, e o secretismo disto para com os alunos e a forma como os professores e pais são avisados de mesmo tudo tudo… acho que é uma excelente forma de aumentar suicídios, esta pressão constante e insuportável nos alunos. A China está mesmo a ir por um caminho muito mau… Hoje são as crianças, mais tarde são os adultos. Já as estão a preparar para o que vão encontrar mais tarde…
Isto é mais uma forma de “habituar” o cidadão a ver continuamente vigiado, qual 1984 orweliano! É um nojo ver una sociedade usar a tacnologia para o mal tranvestida com pele de cordeiro. Os pais responsáveis sabem como os filhos estarão, sempre, basta quererem e saber educar.
eu tb não, mas esta malta é atrasada. são vigiados por todo o lado por onde andam, quer seja com o telemóvel, com a via verde, com o multibanco, mas ainda julgam que não, e, no entanto, não passam sem essas modernices.
são tempos fabulosos estes.
São crianças. Deixem-nas ser vigiadas. Quando chegarem a adultos passam a ser responsáveis pelas suas acções e então tal vigilância deve passar a ser algo escolhido pelos próprios. O que na China equivale a dizer: tem de aceitar quer gostem, quer não. Por outro lado no resto do planeta é igual, mas mais disfarçado. Basta ir a grandes cidades e não tão grandes assim para ver câmaras de filmar por toda a parte, a pouco e pouco andam todas a ser ligadas a sistemas de identificação de movimentos suspeitos, identificação facial e por aí em diante… tudo para segurança do estado, claro, que eles não acabam com os acidentes de viação, carteiristas e por aí em diante que causam danos todos os dias às pessoas todos os dias do ano, mas como o estado não está em causa é na boa, as pessoas que se lixem.
Wowww! Só com um chipinho dá para fazer tanta coisa, mais do que um smartphone, deve ser muito caro um uniforme assim…As pessoas acreditam mesmo em qqr coisa que lêem na internet Na China o que existe é uma ditadura sim mas não exagere por favor. Tem mesmo talento de escrever histórias