Chegou o Xiaomi 12S Ultra e uma nova Era no campo da fotografia móvel
A Xiaomi esteve hoje a apresentar a nova família de smartphones Xiaomi 12S, com a versão Ultra a receber as maiores atenções. Este smartphone junta tecnologias de topo e conta com os melhores parceiros do segmento móvel, como a Sony, Leica e Qualcomm.
Estamos a entrar numa nova Era da fotografia móvel.
Confirmando vários rumores, o novo smartphone da Xiaomi topo de gama quer revolucionar o mercado da fotografia móvel, ainda que não seja provável que este modelo em concreto venha a ser comercializado a nível mundial.
Integrado no lançamento da nova série Xiaomi 12S, o Xiaomi 12S Ultra tem tecnologia Leica no seu desenvolvimento, o sensor de 1" da Sony e o mais recente processador da Qualcomm.
As câmaras do Xiaomi 12S Ultra
Não há como não começar a descrever esta máquina sem começar por mostrar a câmaras. A sua configuração, com um módulo principal que ocupa quase 1/3 da traseira vem com três câmaras.
A principal conta com o novo sensor de 1" da Sony, o IMX989, de 50 MP com abertura f/1.9, lentes 8P e uma distância focal de 23mm, com OIS.
A câmara de 48 MP é uma ultra grande angular, com uma distância focal de 13mm e que está preparada para captar fotografias em modo noturno. O seu ângulo é de 128º.
Finalmente, há uma câmara telefoto de 48 MP periscópio, para captar fotografias com zoom que pode ir até aos 120X. Em zoom ótico poderá ir até às 5x.
Em termos de software, existem dois estilos fotográficos: "Leica Authentic Look" e "Leica Vibrant Look". O Authentic Look pretende trazer imagens naturais, com foco no contraste de luz e sombra, adicionando profundidade às fotos. Já o Vibrant Look tira partido da inteligência de fotografia computacional da Xiaomi com a estética da Leica. Além disso, existem filtros Leica: Leica Vivid, Leica Natural, Leica BW Natural e Leica BW High Contrast.
Com o Xiaomi 12S Ultra é possível captar fotos em JPEG ou HEIF de alta eficiência em 8 bits, bem como ficheiros DNG RAW de 10 bits com um perfil incorporado para o Lightroom da Adobe.
No campo do vídeo, o Xiaomi 12S Ultra é o primeiro telefone Android a suportar a gravação Dolby Vision HDR. Os vídeos h.265 de 10 bits são captados em HLG com o espaço de cores Rec.2020 em 4K e FullHD. Em 4K é possível filmar a 30fps e 60fps em até 80Mbps, já em 1080p é possível filmar a 60fps em 55Mbps e 30fps em 35Mbps.
Além da fotografia
Além destas características únicas no campo da fotografia e vídeo, este é um smartphone equipado com um ecrã de 6,73" E5 Super AMOLED com resolução de 3200 x 1440 píxeis, com suporte AdaptiveSync Pro que garante uma taxa de atualização variável entre os 1Hz a 120Hz, dependendo do conteúdo exibido.
A bateria é de 4860mAh e suporta carregamento com fio de 67W e carregamento sem fio de 50W (carregamento sem fio reverso de 10W). Em termos de carregamento com fio a fabricante garante que 15 minutos carregam 50% da bateria, e sem fios carrega nos mesmos 15 minutos 40% da bateria.
O smartphone Xiaomi 12S Ultra integra os dois chips Surge personalizados para gestão de bateria. O chip de carregamento Xiaomi Surge P1 protege a bateria contra sobrecarga e prolonga a sua vida útil, enquanto o Xiaomi Surge G1 faz a gestão do uso da bateria, prolongando a durabilidade.
O novo Snapdragon 8+ Gen 1 foi o SoC escolhido para equipar este modelo de topo, com 8 GB ou 12 GB de RAM e 256 GB ou 512 GB de armazenamento UFS 3.1. O novo Snapdragon reivindica uma melhoria de 10% no desempenho da GPU e CPU e 30% na eficiência de energia em comparação com o 8 Gen 1.
A Xiaomi ainda destacou a inclusão de um novo mecanismo inovador de arrefecimento líquido 3D, que usa uma rede capilar para bombear o líquido de arrefecimento condensado no lado oposto da área quente.
Apresenta ainda altifalantes em stereo da Harman Kardon com suporte para Dolby Atmos, tem Android 12 e MIUI 13.
Estará disponível nas cores preto clássico e Verde com acabamento traseiro semelhante a couro e com uma moldura em volta da câmara principal com acabamento em ouro de 23 quilates. É resistente à água e poeiras com certificado IP68.
A Xiaomi não revelou se estaria disponível fora da China, mas o mais provável é que fique restrito ao país. O preço anunciado para a China é de 5999 CNY (857,63 € à taxa de câmbio atual).
Este artigo tem mais de um ano
ESPETACULAR!
Vamos ver se é apresentado nos telejornais como o iPhone ou até a própria Huawei. Mesmo que não gostem não deixa de estar no top3 de mais vendas no mundo e agora com a parceria cm a Leica. E é uma empresa focada na segurança e privacidade dos utilizadores ao contrário de outras marcas conhecidas Chinesas
Vendas como? O smartphone mais vendido da Xiaomi é o Redmi note 8 com 30 milhões de unidades vendidas. Lançado nesse mesmo ano, o iPhone 11 vendeu 159 milhões de unidades.
Continuam a ser muitas unidades, mas nunca o suficiente para capas de jornais.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_best-selling_mobile_phones#Top-selling_mobile_phones
Apesar de estar a falar do top 3 das marcas e não modelos.
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/xiaomi-tira-a-apple-do-top-3-de-vendas-de-smartphones/amp/
Não sei como está este ano.. Mas noutros anos mesmo cm a Xiaomi a frente não vês publicidade “gratuita” em horário nobre. ; )
Nada contra a Apple, tem todo o mérito!! Bastava haver um android com a qualidade de materiais, design e fluidez da Apple e tinha uma marca vencedora! Vamos ver o que vai acontecer com a chegada da “Nothing”
Por aqui vou continuar cm a Xiaomi já são vários modelos já alguns anos. Mas não vou deixar de estar atento ao mercado! Mas voltando a falar de top 3 das marcas de smartphones, 2022 ainda não acabou. Mas nos últimos 3anos quais são as marcas que aparecem?
Mas essa é parte da razão de não veres tanta cobertura nos média comparado com a Apple ou mesmo o flagship da Samsung.
Mesmo a Xiaomi vendendo muitas unidades, essas vendas vêm de uma multiplicidade de modelos diferentes.
A Apple em contraste em geral têm um único lançamento por ano. O que torna o evento mais atrativo para ser divulgado.
Se a Xiaomi lançar 5 modelos por ano, a notícia do lançamento acaba por ser mais vulgar.
Xiaomi lança vários modelos. Redmi, Poco e outros gadgets..
Mas versão topo não são assim tantos, pelo menos a 2anos não eram e já estavam no top3. Tens o exemplo do Mi 10T por exemplo q é um redmi.. Não é um topo de gama
Xiaomi focada na segurança e privacidade? Piada certo?
@cross
O Comité de Segurança e Privacidade foi criado 2014. Em 2016, tornou-se a primeira empresa chinesa a receber a certificação da TrustArc.
+
Certificado IoT Security Rating Gold da Underwriter Laboratories Inc.
+ “A Xiaomi, líder mundial em equipamentos eletrónicos de consumo e de fabrico inteligente, comprometeu-se, novamente, a proteger os dados dos seus clientes. Esta promessa chegou durante o Mês de Sensibilização para a Segurança e Privacidade, uma iniciativa anual dinamizada pela Xiaomi, que terminou a 30 de junho.”
Agora vamos ver como é o software. E se este xiaomi pelo menos consegue tirar fotos (traseira e frontal) com bons tons de pele ou se ficam amarelados como os outros xiaomis …
parece uma câmera fotográfica com telemóvel embutido
Tinha um professor meu de design que dizia que qualquer dia já não íamos saber se era um telemóvel ou uma câmara fotográfica :’D
Não vai acontecer, a não ser que não saibam o que é uma máquina fotográfica.
A ergonomia dos smartphones nunca se poderá aproximar à das câmaras fotográficas dedicadas.
Prometem muito, mas falham sempre em pormenores que marcas como a Samsung já não fazem há anos!
Samsung? So para tvs. De resto de fugir!
Só fantasmas essa cabecinha, mas continua lá ou achas que é por acaso a marca que mais smartphones vende há largos anos?
Espero que venha para europa
Eu sou utilizador iPhone (até podia ser outra marca, isso não é o importante), mas este smartphone é um monstro.
Muitos parabens Xiaomi, já não via uma coisa assim algum tempo
Só treta , falam em processador, megapixels, lentes e abertura do diafragma, mas e o que conta realmente no campo da fotografia, o sensor e o seu tamanho? OU seja esses virtuais F1.9, equivale a quanto na realidade de full frame? 7,1? Não sei..
Olha a azia
Não é azia, é conhecimento. Fotografia é luz e a luz só pode ser captada por um sensor. Quanto maior o sensor, mais luz captada, melhor a fotografia. Tão simples quanto isto.
Aguardo o dia em façam um sensor para smartphone no mínimo com um tamanho de uma máquina crop sensor 😀
Se houvesse uma verdadeira cooperação entre as 4 principais marcas de mirrorless como a Sony, Canon, Nikon e Fujifilm e as gigantes tecnológicas como a Apple, Samsung e Google ia ser a melhor fusão de software e hardware. Isto na minha opinião claro, porque acho que os softwares das máquinas profissionais são muito arcaicos para o nosso dia a dia. Ter Software e IA de smartphones num hardware de uma câmera profissional seria um sonho para mim como fotografo.
O smartphone nunca vai ter a qualidade de uma máquina fotográfica isso é impossível, concordo perfeitamente acho q ninguém está a afirmar isso. Mas para tirar fotografias para as redes sociais e até das férias por exemplo no meu caso serve perfeitamente. Claro que nunca é profissional, mas dá para andar cm ela todos os dias no bolso ao contrário de uma máquina fotográfica.
Eu prefiro o hardware puro e duro de uma DSLR dispensando todo o software que hoje em dia as acompanha para depois tratar da fotografia no pc.
Se só é para ser vendido na china é tudo treta. Nunca teremos acesso a possiveis falhas do sistema, camara etc. Mais do mesmo desta empresa da treta que faz tudo e não faz nada de jeito.
Vão sair as reviews no youtube, não te preocupes! E vai haver muito youtuber a fazer a comparação Xiaomi 12S Ultra vs Iphone 14 Pro Max 😉
A nivel estético muito fraquinha aquela traseira e até costumam ser bonitos.
De resto, só quando vir resultados dos disparos é que se poderá dizer que há uma boa conciliação entre hardware e software.
Uso xiaomi ha algum tempo e os ambientes com pouca claridade dão a origem a muito má qualidade de fotografia.
Design horrível…
Design fantastico!! A xiaomi e lider e domina as vendas de tudo o que e eletronica! Barato e bom so na xiaomi =)
+1
Em que planeta vives?
Comparado com os Huaweis ou Honor os Xiaomi estão muito fraquinhos começa na Mui comparada com a Huawei deixa muito a desejar.
“Mui” deve ser novo?! Só vejo mesmo muito azia por aqui!
Qualidade fotográfica espetacular até em modelos mais modestos e uma das razões q faz continuar a comprar Xiaomi é mesmo a “miui”
lol, a xiaomi é muito boa em muita coisa, mas fotografia não o é.. deixa-te de ser fanboy
tenho um mi 9 transparent edition que é um regalo para os olhos e hardware, mas sempre foi apenas medio bom no que ha fotografia diz respeito
queres fotografias de professional comprar uma camara DSLR
Não é fanboy. As marcas evoluem, já estamos no Mi12. Cada vez + aparece Xiaomi no top do dxomark por exemplo. Com esta parceria com a Leica acredito que vamos ter uma evolução ainda maior. Cada vez + estamos a falar de preços diferentes. Eu tive um Mi9 x hardware x qualidade fotográfica comparado com outros smartphones do mesmo preço não era assim tão mau. Mas claro nunca instalei software diferentes do original.
Isto não é um telemóvel, é mais uma câmara com um telemóvel agarrado!..:)
Um smartphone de grande qualidade.É neste que a Xiaomi vai apostar as suas fichas,como se diz.
Mas não tem hipótese contra o iphone. As cameras da xiaomi em hardware ate podem ser boas mas o software não acompanha. Ficaria entusiasmado com este sensor de 1 polegada num pixel , iphone ou ate num samsung
Tenho poco F3 e ja é difícil de evitar os reflexos da lente, imagino nesta
Estás a falar de uma submarca da Xiaomi que não é focada para fotografia. E custava a volta dos 300€ Tinha o mesmo sensor de o Mi A3(?). Tive um Mi5 que tinha + qualidade de fotografia. Mas claro com as actualizações o Poco F3 já começa a corrigir algumas falhas iniciais já se encontra um pouco melhor.
Já tive vários telemóveis de gama media, o penúltimo um Samsung e o atual Xiaomi 9S. Embora o da Xiaomi tenha especificações superiores ao anterior aquilo que me saltou logo a vista é a qualidade de som e imagem serem inferiores apesar de ser a versão S, de resto nada a dizer. No meu caso na próxima troca de telemóveis vou voltar a Samsung embora a Samsung tivesse a mania de não atualizar as novas versões android.
Como se chama o modelo da Xiaomi? Já recomendei várias vezes Samsung só não compro para mim por causa principalmente do PREÇO (+ não ser snapdragon, actualizações
android e software) de resto são perfeitos!
Actualizações? A Samsung é só a marca Android que oferece mais e durante mais tempo actualizações aos seus terminais. Oh Zé, andas uma beca distraído, só pode!
Andava uma beca distraído, tens razão! Bem vinda concorrência!
“Os modelos Xiaomi 12 e 12 Pro receberão, no mínimo, 4 anos de patches de segurança e 3 atualizações garantidas do Android. O movimento da empresa é uma resposta a concorrentes como Samsung, que também está aumentando o suporte de seus aparelhos.”
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/xiaomi-tem-novidades-nas-atualizacoes-o-seu-novo-smartphone-pode-estar-garantido-ate-2025/amp/
Samsung oferece + de 3 actualizações android?
Dadas as specs, não parece nada superior ao que há na atualidade. Vou esperar até ao 14S.