BMW criou os primeiros óculos inteligentes para usar quando estiver a andar de mota
Num mundo cada vez mais digital, as marcas procuram dar aos seus clientes as melhores ferramentas e os melhores produtos. A BMW parece ter levado esse conceito ao extremo e tem agora uns óculos inteligentes que devem ser usados quando estiver a andar de mota.
A BMW Motorrad é conhecida por ser uma marca muito inovadora e muito dinâmica. Tem sempre soluções muito modernas e que quebram barreiras que muitos insistem em manter para os seus clientes e para quem trabalha com as marcas ou com as ideias.
Na linha desta inovação, surge agora um produto novo e que está já no mercado. Falamos de uns óculos inteligentes e que podem ser usados para apresentar informação sobre a viagem ou sobre a moto da BMW onde o utilizador está a circular.
Este é um sistema HUD (Heads Up Display), onde são exibidas informações como velocidade, mudança ou instruções de navegação. Têm um design semelhante a outros óculos de sol e ligam-se via Bluetooth com o smartphone para obter as informações exibidas. Permite extrair dados de GPS, bem como alertas sobre radares de velocidade ou limites de velocidade.
Para direções de navegação, é possível escolher entre setas ou uma navegação mais completa com os nomes das ruas e cruzamentos. A ideia é que todos esses dados sejam projetados no vidro dos óculos e não seja necessário olhar para baixo. O módulo de projeção ótico está localizado no interior, acima da lente direita.
Ao nível da bateria, os óculos prometem até 10 horas de autonomia com um tempo de carregamento de cerca de duas horas, diretamente da mota via USB com cabo de carregamento próprio. A BMW explica que eles podem ser usados com o capacete da mota. Para quem precisa de ajustes óticos, estes óculos podem ser modificados em até 4,5 dioptrias.
Os novos óculos inteligentes da BMW para andar de mota podem ser já comprados em Portugal e têm um custo de 690 euros. Pode parecer um valor elevado, mas traz uma segurança grande para quem anda de mota
Este artigo tem mais de um ano
Algo me diz que vai causar mais atropelamentos devido a falta de atencao na estrada.
Porquê? Se tiveres de olhar para baixo para saberes a velocidade é que tira a atenção da estrada.
sera?
E que nao tens nada a frente para bloquear e distrair a vista. Quanto ao olhar para baixo, olhas no momento em que nao ves nenhum obstaculo.
Mas tu viste o video?
A projecção é só num olho e é meio transparente. Podes é não conseguir ver alguns buracos mais pequenos mas só testando…
Segurança?
Interessante seria ter um BSOD e publicidade teimosa a mais de 200kmh
Só isto, já é muito bom ” Para quem precisa de ajustes óticos, estes óculos podem ser modificados em até 4,5 dioptrias.”
Um brinquedo infantil que retira visibilidade e deve ser proibido.
Presumo que não saibas o que é andar de moto…
Tenho formação suficiente para entender os perigos de andar de mota e como evitá-los, ao longo de vários anos e com vários formadores. Sei do que estou a falar. Mas se o que entendes por andar de mota ser uma brincadeira, então não sei andar de mota a brincar. Em vez de presumir deve-se praticar, todos os dias. Então, tudo o que retirar parte da visibilidade, começando por uns fatelas óculos escuros, está a aumentar o risco, quanto mais com luzinhas e distrações à frente dos olhos. Cuida-te para cuidares dos outros.
Pois prefiro do que olhar para baixo (gps, telemóvel, etc) e conduzo moto/motas desde os 12 anos, estou agora com 60 e sem grandes tombo/acidente que tenho conseguido evitar principalmente pelos enlatados… “V”boas curvas…
Júlio, sabes o que me tira mais visibilidade a andar de moto???
Os óculos das motocross, estou tão habituado a usar capacete integral que fica esquisito os óculos.
E mesmo assim não vejo problemas nenhuns com quem os usa.
Aliás só o capacete em si para mim tira bastante visibilidade, mas não é por isso que ando sem ele.
Pela minha experiência pessoal, perigoso é andar de mota sem óculos ou qualquer tipo de proteção ocular!
Desde levar com: insectos, pedras, pó, vegetação ou o encandeamento pela luz do sol ou faróis de outros veículos, já passei por várias situações perigosas, pela falta de óculos de proteção.
Uns simples “óculos escuros”, já oferecem um elevado nível de proteção ocular e, consequentemente, aumentam a segurança ao andar de mota e até de carro!
Para além disso, obter informações importantes, através de um dos olhos, sem necessidade de retirar o foco de atenção da estrada, ao olhar para qualquer instrumento, acho que aumenta a segurança na condução de motas ou qualquer outro tipo de veículo, contrariamente ao que, pelos vistos, é ensinado nessas “formações” teóricas!
Agora imagina teres óculos escuros postos ao entrares num túnel, tipo CRIL. Com um capacete com segunda viseira escura sobe-e-desce, num segundo voltas a ter visibilidade máxima possível. Nada deve retirar visibilidade, e a atenção do condutor é a primeira regra.
ja conduzo moto aàmais de 30 anos, alguem que diz que tem “formação” apenas viu uns videos no youtube e pensa que sabe tudo… haja paciencia , os oculos são uma grande ajuda espero que os outro vendedores Yamaha, Honda… e afins a adotem a mesma tecnologia
já conduzo moto há mais de 30 anos alguem que diz que tem formação, aposto que apenas viu uns videos no youtube… “tristes”. Os oculos são uma grande ajuda espero que outro fabricantes adoptem a mesma tecnologia e assim baixem o preço
Um interface muito interessante e que permite ao motociclista não retirar os olhos da estrada na maioria das situações, o que convenhamos, representa a diferença entre a vida e a morte, quando se conduz uma moto. Não sei se tem essa funcionalidade ou não, mas poderia advertir para a presença de um veículo atrás da moto que circulasse a uma distância pouco segura.
Duvido, dá a entender que os óculos comunicam com um sistema GPS, ou seja, não é com sensores.
Esta ideia existe há anos. Nunca ninguem encaminhou por aí. Finalmente a bmw pegou nisso.