As reparações envolvem risco, estarei protegido?
Actualmente o que mais vemos no mercado são empresas, lojas, serviços de reparações de dispositivos móveis. Os preços muitas vezes são de facto aliciantes para que qualquer pessoa, sem pensar duas vezes, entregue o dispositivo avariado não sabendo se o que receberá será o mesmo ou um outro qualquer, sem por vezes ter a certeza se o que está lá dentro (fotografias, documentos, mails e mensagens) é ou não "espreitado" por quem recebe o telefone ou tablet, por exemplo, que chegou para a reparação.
Além disso, será que se na reparação avariarem o dispositivo, a empresa se dispõe a pagar um novo? Fomos perguntar algumas destas questões.
O que acontece quando enviamos para uma loja um smartphone, ou tablet que deixamos cair e tem o vidro partido? Como não termos tempo de o formatar nem possibilidade muitas vezes de fazer cópias de segurança, quem garante a integridade e privacidade dos dados? Quem garante a reparação do que está danificado sem criar dano no restante hardware do equipamento?
São questões que colocamos ao nosso parceiro Miguel Ribeiro da iLoja e que deve saber quando envia o seu dispositivo para reparação.
Como cliente quero saber...
[pplware] - Nas reparações de iPad, quem me garante que os dados contidos no equipamento não serão perdidos? Têm alguma informação no vosso site sobre o assunto?
[MR] - Não garantimos os dados do cliente; não apagamos os dados; e nunca nos aconteceu perder dados; mas como todas as lojas de reparações de electrónica não garantimos isso. Sugerimos sempre que o cliente tenha cópias de segurança do seu lado, é a melhor forma de se prevenir. Actualmente com os sistemas cloud, as cópias fazem-se de forma automática, as pessoas apenas precisam de um pouco atenção ao que têm dentro do seu dispositivo.
[pplware] - Depois de recepcionado o meu iPad, para reparação, quem garante a privacidade dos dados existentes (fotos, documentos, áudio)? Existe alguma declaração de privacidade de dados exposta no documento ou no vosso site?
[MR] - A iLoja® não irá, em momento algum, vender ou partilhar informação privada contida nos equipamentos, garantimos confidencialidade interna. Essas e outras informações estão disponíveis nos Termos e condições no site.
[pplware] - Se na reparação de um componente, por acidente, o técnico danificar qualquer outro, a empresa responsabiliza-se pelo dano, mesmo que isso implique um equipamento novo? Têm isso descrito nalgum sítio do vosso site?
[MR] - O suporte está totalmente assegurado e os equipamentos quando chegam são avaliados de imediato. Na reparação são tomadas todas as diligências, dentro do cenário da reparação em causa ou de qualquer outra resultante. Tudo está assegurado pelos nossos serviços para que o cliente fique sempre, repito, sempre salvaguardado. A nossa taxa de sucesso das reparações é actualmente de 95%. As restantes situações são devolvidas ao cliente por vários motivos, entre eles o não aceitar o valor da reparação, por exemplo.
[pplware] - No caso de reparação e teste do equipamento, é solicitado algum código ao cliente, como o código de acesso (Apple ID, pin, etc..) ou têm forma de testar o equipamento sem ter necessidade de recorrer aos dados secretos do utilizador?
[MR] - Pedimos sempre o código PIN ao cliente para testar (solicitamos, contudo, que caso possam removam o código de acesso, tal como consta nos Termos e condições). Não pedimos Apple ID, nunca o utilizador o deve entregar e não é lícito fazê-lo. Caso o cliente não queira passar qualquer código de acesso ao equipamento ou não queira remover o mesmo, pois está no seu direito, o funcionamento do equipamento, depois de reparado, fica da responsabilidade do cliente. Há clientes que optam por isso e depois testam por conta própria. Também não há problema, caso algo não tenha ficado bem feito, o equipamento volta para ser reparado.
[pplware] - O material que colocam, numa reparação, tem garantia? Se sim, têm essa informação disponível no vosso site e passam essa informação ao cliente (documentado) quando se dirige às vossas instalações?
[MR] - Em todas as reparações garantimos 1 ano, excepto reparações da placa e baterias que damos 90 dias de garantia. Não e preciso a factura, ficam registados os números de série de cada equipamento no nosso sistema. Toda essa informação pode ser facilmente obtida nas nossas lojas e no site, assim como no acto de entrega dos equipamentos há alguns esclarecimentos que as nossas equipas fazem. Qualquer dúvida, os clientes no nosso serviço ou em qualquer outro, não devem deixar de questionar.
Este artigo tem mais de um ano
E quem tem um “androide”, se não quiser mandar para a China, onde pode mandar reparar?
Precisas de uma isca maior.
Não dá para entender os 90 dias de garantia na reparação de bateria, etc. Todos os serviços de reparação dum bem móvel, pagos pelo consumidor, têm segundo a lei 1 ano de garantia.
Se fores a um centro autorizado têm 1 ano na bateria e pelo menos no meu caso , 2 anos no resto.
Algo que eu saiba a iLoja não é. ( se estiver errado digam).
Abc
quando pagas por um serviço de reparação a lei estipula um tempo mínimo de garantia para essa reparação (1 ano), não interessa a loja.
Se a reparação não for paga, se fizer parte da cobertura da garantia, então a garantia é até ao final da garantia normal do produto, a não ser que a pessoa consiga demonstrar que a reparação foi intencionalmente mal feita.
A lei também diz que pode ser acordado um período inferior. Se o reparador indica 90 dias e tu aceitas, existe um acordo. Se recusas, vais reparar noutro local, é simples.
a lei não define tal coisa. Isso na prática significaria até que a lei não daria qualquer protecção/obrigações nas reparações.
na verdade essa garantia inferior a 1 ou 2 anos (não tenho a certeza) não é valida para a lei, ou seja, se comprares um bem qualquer e se acordares ter uma garantia de 2 dias (exemplo) se no fim de 9 meses o bem avariar , podes recorrer a garantia do mesmo. A loja que to vendeu é obrigada a reparar ou a devolver o dinheiro. Na verdade nos so podemos acordar garantias superiores aos afixados pela lei e nunca inferiores. Se fosse assim não era preciso haver periodo obrigatorio em nada pois as lojas “obrigavam-te” sempre a assinar um acordo.
JBM Nao e bem assim, a propria apple apenas da 1 ano de garantia nos seus produtos, pq e q quem repara ira dar o msm tempo de garantia? Ja dao 1 ano de garantia nas restantes partes, bem bom.
Eu trabalho nesta exacta area ja a uns anos no reino unido e por aqui qualquer reparacao feita por terceiros vem com 2/3 meses de garantia.
Caro Miguel, as condições de garantia em Portugal, e no Reino Unido não são iguais. Aqui quer a Apple queira, quer não. A garantia de qualquer equipamento vendido é sempre de 2 anos.
Carlos, na verdade a lei que existe de momento é dentro da União Europeia, portanto no Reino Unido os a lei dos 2 anos também existe essa lei, o que o Miguel disse, não faz sentido, até pode ser que a lei não seja anuciada dentro do Reino Unido, mas ela existe, e por muitos posts em blogs/forums vi que muitas pessoas do Reino Unido nem sequer sabiam de tal coisa.
A lei britânica é diferente da portuguesa; em Portugal tens mais direitos. Um serviço pago de reparação pode até ter que dar 2 anos de garantia para as peças substituídas
também nao se percebe como é que continuam a confundir os dois tipos de garantia. Qualquer dispositivo adquirido cá tem dois anos de garantia, sendo que neste caso o 1º ano tem as protecções adicionais do fabricante.
@Carlos Teixeira – na verdade a lei que existe de momento é dentro da União Europeia, portanto no Reino Unido os a lei dos 2 anos também existe essa lei, o que o Miguel disse, não faz sentido, até pode ser que a lei não seja anuciada dentro do Reino Unido, mas ela existe, e por muitos posts em blogs/forums vi que muitas pessoas do Reino Unido nem sequer sabiam de tal coisa.
As leis de garantia não são iguais em todos os países da União Europeia.
A lei da União Europeia define o tempo mínimo de garantia para um produto novo, mas cada país regulamenta isso à sua maneira, indicando quem é que fica com o ónus de prova durante esse período, como é que isso se aplica na substituição de peças e reparações, etc.
não, não têm! os bens consumíveis e/ou perecíveis não estão abrangidos pela norma aplicável às garantias gerais e, quase, todas as entidades consideram as baterias como tal.
agora se quiserem discutir que a classificação está mal feita ou é abusiva isso é outro assunto mas preparem-se para ir discutir a matéria para tribunal.
em portugal já por diversas vezes as entidades envolvidas nestes assuntos indicaram que as baterias recarregáveis não são um bem consumível.
sim, indicaram mas de a verdade é que é essa a interpretação dada pelas marcas que não pretendem dar mais garantia do que a que lhes apetece.
não têm razão mas praticam-no, não obstante, e quem quiser tem duas alternativas, não comprar ou ir para tribunal. não há uma terceira.
Vai depender da situação e da argumentação. Não podes pôr uma empresa em tribunal só pelo o que a empresa diz na sua garantia, tens que demonstrar que põem em causa o direito à conformidade do produto adquirido, isto é, alguém tem que comprar 1º e ocorrer uma situação para activar a garantia.
Uma bateria nao e um consumivel??Quem e que disse isso?
Onde?
a legislação portuguesa define o que é um bem consumível, e as baterias recarregáveis não se enquadram nessa definição
http://www.deco.proteste.pt/tecnologia/tablets-computadores/noticia/baterias-de-smartphones-e-tablets-consumidores-exigem-dois-anos-de-garantia
Cuidado Com esta empresa de Reparação
Tablet foi para esta empresa veio com o ecrá avariado.Não arranjam.
Trabalha para a ACER e JUMBO/BOX.
Podem ver por estes comentarios
Equipamento eletrónico pela quarta ou quinta vez avariado.
Trabalha com ACER/JUMBO BOX
Deccare – Sistemas de Informação, Lda
https://www.deco.proteste.pt/reclamar/reclamacoes-publicas/reclamacoes-publicas?referenceid=CPTPT00008836-09
Daí os 95% e não 100% certo?
Isto é como as operadoras, há clientes satisfeitos e clientes insatisfeitos.
Como Técnico e proprietário de uma loja de reparação no nosso caso especializada em portáteis. é muito importante ser íntegro para com os dados do cliente, normalmente pedimos dados ao cliente caso sejam necessários e se o cliente não pretender facultar retiramos o disco e testa – mos com um nosso. Há que haver civismo e honestidade com cliente. só assim é que o podemos cativar e ter a certeza de um trabalho bem feito. quanto às garantias das baterias, normalmente são de 6 meses para os portáteis. Para o outros dispositivos depende sempre dos fornecedores , há quem de 3 meses e quem dê 6 .
mesmo em peças também variam os tempos de garantia para novo e reacondicionado. Atentamente Samuel Antunes PCILAB
Nao depende dos fornecedores, mas sim, da lei.
E os fornecedores, tb sao obrigados a cumpri-la. Caso contrario, cada um faz o lhe aprouver e isto vira um faroeste!
A lei também diz que pode ser acordado um período inferior. Se o cliente devidamente informado, concordar, não vejo qual o problema.
É muito bonito, mas quando o cliente só é informado depois do arranjo como é que ficamos?
E no caso de o acordo ser verbal? Em Portugal isso não é um documento legal ou vinculativo.
Resumindo, a loja tem sempre mais a perder que o cliente.
isso não é a verdade!
compreendo perfeitamente o que quer dizer. normalmente na UE as garantias são de 1 ano. agora na China muitas vezes são pequenas . pessoalmente aviso o cliente do risco. se aceitar fica aceite por escrito.
“Testa-mos”??? testamos!!!! “testa-mos” é outra coisa. lo
Concordo, mas também é lol, não lo 😀
☺
A imagem é um iphone 6 com um botão home dos antigos
Ahah!
É tudo muito bonito, mas ainda assim nao acredito…
Se querem confidencialidade o ideal e apagar antes de enviar ou se possível enviar sem o hdd. (no caso dos pcs) dos ipads/iphones é por em dfu…
Isso é sempre o ideal, é um facto.
É preciso acreditarmos que as pessoas que nos reparam os computadores são profissionais, e como tal, asseguram a confidencialidade dos dados. Se começamos numa de teorias da conspiração, mais vale não reparar nada.
podes elaborar por favor? sei que dfu é um recovery mode mas não tens que fazer o recovery para sair dele?
Se estiveres preocupado com quem te vai reparar o equipamento fazer alguma coisa com os teus dados, conselho que te dou…repara o equipamento em outro lado.
As vezes e complicado, mas convem confiar nas pessoas em que metemos as coisas nas maos, ao mesmo tempo, na maioria das vezes, a informacao que se tem nos equipamentos é tao irrelevante que ninguem quer saber.
e há empresas que formatam e dizem que foram optimizaçoes….entregas o smartphone e e quando recebes ja nao tem dados nenhuns…
À uns tempos atrás tive um problema com um iPhone e fui à PC Clinic e eles não aceitam o equipamento sem estar em modo de activação e com o iCloud Desligado, dessa forma senti a segurança que os meu dados não iriam ser visualizados e ou partilhados.
Pergunta chapa 5, resposta chapa 5.
Valor acrescentado 0.
Desculpem mas a formulação das perguntas e a resposta das mesmas é o politicamente correcto.
Quem acredita que isto evidencia a realidade está naturalmente enganado.
Gosto de acreditar que na maior parte das vezes é assim, agora o resto….
Errado. Muitas pessoas desconhecem que muitas vezes as casas de reparação não se comprometem a entregar os dispositivos com os dados que inicialmente iam nos equipamentos. Na volta nem tu sabias. Muitas pessoas desconhecem que quando vão a uma casa de reparações não oficial, perdem a garantia dos seus equipamentos, como referimos, sabias disso? Provavelmente não. Sabias que nunca se deve entregar um Apple ID, por exemplo, como já ouvi a pedir? Provavelmente não fazemos ideia das atrocidades que por aí acontecem.
Portanto, o importante é accionar nas pessoa so sentido da responsabilidade meu caro. Isso da chapa 5 dá asneira e quem assim pensa… são muitas vezes os primeiros a cair na esparrela…
Vais perdoar-me mas tal como a iLoja ninguem garante que os dados vao la estar quando o equipamento voltar e acho que isso seja perfeitamente natural por varias razoes.
Reparacoes em locais nao oficiais perde-se a garantia, sim é verdade mas…acho que todo sabem disso, e a maioria das pessoas que nao sabem usualmente perguntam. Ao mesmo tempo, qualquer profissional devera sempre ter uma ideia se o equipamento podera estar ou nao em garantia e honestamente informar.
Pedir o AppleID ou dado de acesso a uma qualquer conta, nao é habitual pois esses dados servirao para acesso a areas pessoais online e apenas em situacoes muito especificas poderao ser pedidas.
Qualquer das formas, como referiste o AppleID, o que é que outra pessoa pode fazer com o teu AppleID?Comprar Apps na AppStore? Por razoes de seguranca em caso de ser adicionada a conta a outro equipamento, ao tentar fazer uma compra pede para confirmar os dados de pagamento… logo nao conseguirao fazer muito com esses dados em seu poder, mesmo assim, qualquer profissional honesto, certamente ira pedir ao cliente para mudar a password temporariamente e depois voltar a mudar novamente.
Mas isto sou eu a dizer claro 😉
tive exatamente a mesma sensação! é um facto que algumas das coisas que foram ditas podem não ser do conhecimento e algumas pessoas (poucas e cada vez menos) mas no essêncial as resposta pautaram-se a frases feitas e a fugir (no fundo) às questões colocadas.
é um bocadinho triste que alguém que dá a cara por uma empresa não demonstre a capacidade e a flexibilidade para responder de uma forma aberta. enfim…é o que temos, mas acho que merecemos muito mais.
Mas estás no teu direito, e deves sempre fazer isso e foi por isso que também fizemos estas interpelação, saber tudo, ir mais além. Alguma vez fizeste estas questões? Aposto que nunca, mas são importantíssimas. Alguém tem de as responder, até para tua segurança. Alguém tem de se responsabilizar pelo teu equipamento quando chega ao local de reparação, é isso que se pretende e as respostas dadas não são mais que um compromisso, mesmo que as respostas não te chegue,m e se não te chegam, obriga-os a dar mais, faz isso, é o teu dever fazer e a obrigação deles responder. Agora, não mandes bitaites e depois bates em retirada, isso não te resolve o problema, tens de enfrentar a questão.
Em qualquer lugar, refere as tuas dúvidas, expõe as tuas preocupações.
O meu iphone 5s ainda está na garantia (ainda não tem 6 meses) mas caiu e tem o ecra partido, se entregar na iLoja para trocar o display e passados alguns meses o iphone tiver uma avaria, na motherboard por exemplo, posso entregar num reparador autorizado para obter assistencia em garantia? Ou seja, não perco a restante garantia do telemovel?
segundo a Apple se reparares num centro não autorizado corres o risco de perder a garantia, não é diferente de seres tu a abrir e mexer no interior do aparelho. Ao que parece esta loja não faz parte da rede de serviços autorizados pela Apple
Bom dia,
sao tão entendidos todos e porque será que a Sony apenas dá 3 meses de Garantia nas reparações (trocam o equipamento) e falei com a DECO e diz que é mesmo assim.
é considerado uma empreitada e tem 3 meses de garantia.
vai ler o guia da Direcção Geral do Consumidor, uma entidade do Estado Português. Um serviço de reparação tem 1 ano de garantia sobre aquilo que foi reparado – a garantia não é sobre o produto todo é sobre as peças que são reparadas!
90 dias de garantia? Isto que é aldrabice! Por lei são 2 anos! Por exemplo igual a este que equipamento são reparados pelo secador de cabelo. Enfim não é só política que se engana….
Quer dizer que um artigo usado ( até pode ter 20 anos) tem de ter 2 anos sobre a reparação.
muito bom…..
sabendo que todas as outras peças inerentes podem provocar um desgaste anormal na peça que foi substituida.
Havemos de chegar á situação da América, um simples remendo num pneu que deve custar 3 euros, eles nao fazem, pois pode haver o perigo de o pneu se danificar, provocar um acidente e o cliente pedir uma bruta indeminização.
então apenas mudam o pneu por um novo, ” esse modelo já nao se fabrica, tem de comprar 2 Pneus”
é muito bom exigir, mas nao se esqueçam que por causa da garantia dos 2 anos na Europa, compramos tudo mais caro que nos outros Países de apenas 1 ano de garantia.
ou seja : sobe o risco, sobe o preço.
Na minha opinião deveria haver artigos de 1 ano de Garantia e artigos de 2 anos de Garantia, o cliente é que escolhia se valia a pena gastar mais para ter mais tempo de garantia ou não.
isto é um desabafo, porque as grandes marcas nao se importam de dar mais tempo de garantia, quem paga é sempre o mesmo.
um dia será 5 anos de garantia legal, vamos pagar 5x mais que os outros, é simples…
Mas isso já acontece. Pagas um seguro e tens 5 anos de “garantia”. Seguro esse que a deco já veio dizer que são bastante dificeis de activar.