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As reparações envolvem risco, estarei protegido?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. outeiro says:

    E quem tem um “androide”, se não quiser mandar para a China, onde pode mandar reparar?

  2. JBM says:

    Não dá para entender os 90 dias de garantia na reparação de bateria, etc. Todos os serviços de reparação dum bem móvel, pagos pelo consumidor, têm segundo a lei 1 ano de garantia.

    • Jorge Carvalho says:

      Se fores a um centro autorizado têm 1 ano na bateria e pelo menos no meu caso , 2 anos no resto.
      Algo que eu saiba a iLoja não é. ( se estiver errado digam).

      Abc

      • JBM says:

        quando pagas por um serviço de reparação a lei estipula um tempo mínimo de garantia para essa reparação (1 ano), não interessa a loja.
        Se a reparação não for paga, se fizer parte da cobertura da garantia, então a garantia é até ao final da garantia normal do produto, a não ser que a pessoa consiga demonstrar que a reparação foi intencionalmente mal feita.

    • David Guerreiro says:

      A lei também diz que pode ser acordado um período inferior. Se o reparador indica 90 dias e tu aceitas, existe um acordo. Se recusas, vais reparar noutro local, é simples.

      • JBM says:

        a lei não define tal coisa. Isso na prática significaria até que a lei não daria qualquer protecção/obrigações nas reparações.

      • joao alves says:

        na verdade essa garantia inferior a 1 ou 2 anos (não tenho a certeza) não é valida para a lei, ou seja, se comprares um bem qualquer e se acordares ter uma garantia de 2 dias (exemplo) se no fim de 9 meses o bem avariar , podes recorrer a garantia do mesmo. A loja que to vendeu é obrigada a reparar ou a devolver o dinheiro. Na verdade nos so podemos acordar garantias superiores aos afixados pela lei e nunca inferiores. Se fosse assim não era preciso haver periodo obrigatorio em nada pois as lojas “obrigavam-te” sempre a assinar um acordo.

    • Miguel says:

      JBM Nao e bem assim, a propria apple apenas da 1 ano de garantia nos seus produtos, pq e q quem repara ira dar o msm tempo de garantia? Ja dao 1 ano de garantia nas restantes partes, bem bom.

      Eu trabalho nesta exacta area ja a uns anos no reino unido e por aqui qualquer reparacao feita por terceiros vem com 2/3 meses de garantia.

      • Carlos Teixeira says:

        Caro Miguel, as condições de garantia em Portugal, e no Reino Unido não são iguais. Aqui quer a Apple queira, quer não. A garantia de qualquer equipamento vendido é sempre de 2 anos.

        • David says:

          Carlos, na verdade a lei que existe de momento é dentro da União Europeia, portanto no Reino Unido os a lei dos 2 anos também existe essa lei, o que o Miguel disse, não faz sentido, até pode ser que a lei não seja anuciada dentro do Reino Unido, mas ela existe, e por muitos posts em blogs/forums vi que muitas pessoas do Reino Unido nem sequer sabiam de tal coisa.

      • JBM says:

        A lei britânica é diferente da portuguesa; em Portugal tens mais direitos. Um serviço pago de reparação pode até ter que dar 2 anos de garantia para as peças substituídas

        • JBM says:

          também nao se percebe como é que continuam a confundir os dois tipos de garantia. Qualquer dispositivo adquirido cá tem dois anos de garantia, sendo que neste caso o 1º ano tem as protecções adicionais do fabricante.

      • David says:

        @Carlos Teixeira – na verdade a lei que existe de momento é dentro da União Europeia, portanto no Reino Unido os a lei dos 2 anos também existe essa lei, o que o Miguel disse, não faz sentido, até pode ser que a lei não seja anuciada dentro do Reino Unido, mas ela existe, e por muitos posts em blogs/forums vi que muitas pessoas do Reino Unido nem sequer sabiam de tal coisa.

        • JBM says:

          As leis de garantia não são iguais em todos os países da União Europeia.
          A lei da União Europeia define o tempo mínimo de garantia para um produto novo, mas cada país regulamenta isso à sua maneira, indicando quem é que fica com o ónus de prova durante esse período, como é que isso se aplica na substituição de peças e reparações, etc.

    • MLopes says:

      não, não têm! os bens consumíveis e/ou perecíveis não estão abrangidos pela norma aplicável às garantias gerais e, quase, todas as entidades consideram as baterias como tal.
      agora se quiserem discutir que a classificação está mal feita ou é abusiva isso é outro assunto mas preparem-se para ir discutir a matéria para tribunal.

  3. Mendez says:

    Cuidado Com esta empresa de Reparação

    Tablet foi para esta empresa veio com o ecrá avariado.Não arranjam.

    Trabalha para a ACER e JUMBO/BOX.

    Podem ver por estes comentarios

    Equipamento eletrónico pela quarta ou quinta vez avariado.

    Trabalha com ACER/JUMBO BOX

    Deccare – Sistemas de Informação, Lda

    https://www.deco.proteste.pt/reclamar/reclamacoes-publicas/reclamacoes-publicas?referenceid=CPTPT00008836-09

  4. Como Técnico e proprietário de uma loja de reparação no nosso caso especializada em portáteis. é muito importante ser íntegro para com os dados do cliente, normalmente pedimos dados ao cliente caso sejam necessários e se o cliente não pretender facultar retiramos o disco e testa – mos com um nosso. Há que haver civismo e honestidade com cliente. só assim é que o podemos cativar e ter a certeza de um trabalho bem feito. quanto às garantias das baterias, normalmente são de 6 meses para os portáteis. Para o outros dispositivos depende sempre dos fornecedores , há quem de 3 meses e quem dê 6 .
    mesmo em peças também variam os tempos de garantia para novo e reacondicionado. Atentamente Samuel Antunes PCILAB

  5. Hugo says:

    A imagem é um iphone 6 com um botão home dos antigos

  6. Paulo says:

    É tudo muito bonito, mas ainda assim nao acredito…
    Se querem confidencialidade o ideal e apagar antes de enviar ou se possível enviar sem o hdd. (no caso dos pcs) dos ipads/iphones é por em dfu…

    • Vítor M. says:

      Isso é sempre o ideal, é um facto.

    • David Guerreiro says:

      É preciso acreditarmos que as pessoas que nos reparam os computadores são profissionais, e como tal, asseguram a confidencialidade dos dados. Se começamos numa de teorias da conspiração, mais vale não reparar nada.

    • MLopes says:

      podes elaborar por favor? sei que dfu é um recovery mode mas não tens que fazer o recovery para sair dele?

    • APereira says:

      Se estiveres preocupado com quem te vai reparar o equipamento fazer alguma coisa com os teus dados, conselho que te dou…repara o equipamento em outro lado.

      As vezes e complicado, mas convem confiar nas pessoas em que metemos as coisas nas maos, ao mesmo tempo, na maioria das vezes, a informacao que se tem nos equipamentos é tao irrelevante que ninguem quer saber.

  7. Pedro says:

    e há empresas que formatam e dizem que foram optimizaçoes….entregas o smartphone e e quando recebes ja nao tem dados nenhuns…

  8. Não sei says:

    À uns tempos atrás tive um problema com um iPhone e fui à PC Clinic e eles não aceitam o equipamento sem estar em modo de activação e com o iCloud Desligado, dessa forma senti a segurança que os meu dados não iriam ser visualizados e ou partilhados.

  9. John says:

    Pergunta chapa 5, resposta chapa 5.
    Valor acrescentado 0.

    Desculpem mas a formulação das perguntas e a resposta das mesmas é o politicamente correcto.
    Quem acredita que isto evidencia a realidade está naturalmente enganado.
    Gosto de acreditar que na maior parte das vezes é assim, agora o resto….

    • Vítor M. says:

      Errado. Muitas pessoas desconhecem que muitas vezes as casas de reparação não se comprometem a entregar os dispositivos com os dados que inicialmente iam nos equipamentos. Na volta nem tu sabias. Muitas pessoas desconhecem que quando vão a uma casa de reparações não oficial, perdem a garantia dos seus equipamentos, como referimos, sabias disso? Provavelmente não. Sabias que nunca se deve entregar um Apple ID, por exemplo, como já ouvi a pedir? Provavelmente não fazemos ideia das atrocidades que por aí acontecem.

      Portanto, o importante é accionar nas pessoa so sentido da responsabilidade meu caro. Isso da chapa 5 dá asneira e quem assim pensa… são muitas vezes os primeiros a cair na esparrela…

      • APereira says:

        Vais perdoar-me mas tal como a iLoja ninguem garante que os dados vao la estar quando o equipamento voltar e acho que isso seja perfeitamente natural por varias razoes.

        Reparacoes em locais nao oficiais perde-se a garantia, sim é verdade mas…acho que todo sabem disso, e a maioria das pessoas que nao sabem usualmente perguntam. Ao mesmo tempo, qualquer profissional devera sempre ter uma ideia se o equipamento podera estar ou nao em garantia e honestamente informar.

        Pedir o AppleID ou dado de acesso a uma qualquer conta, nao é habitual pois esses dados servirao para acesso a areas pessoais online e apenas em situacoes muito especificas poderao ser pedidas.
        Qualquer das formas, como referiste o AppleID, o que é que outra pessoa pode fazer com o teu AppleID?Comprar Apps na AppStore? Por razoes de seguranca em caso de ser adicionada a conta a outro equipamento, ao tentar fazer uma compra pede para confirmar os dados de pagamento… logo nao conseguirao fazer muito com esses dados em seu poder, mesmo assim, qualquer profissional honesto, certamente ira pedir ao cliente para mudar a password temporariamente e depois voltar a mudar novamente.

        Mas isto sou eu a dizer claro 😉

    • MLopes says:

      tive exatamente a mesma sensação! é um facto que algumas das coisas que foram ditas podem não ser do conhecimento e algumas pessoas (poucas e cada vez menos) mas no essêncial as resposta pautaram-se a frases feitas e a fugir (no fundo) às questões colocadas.
      é um bocadinho triste que alguém que dá a cara por uma empresa não demonstre a capacidade e a flexibilidade para responder de uma forma aberta. enfim…é o que temos, mas acho que merecemos muito mais.

      • Vítor M. says:

        Mas estás no teu direito, e deves sempre fazer isso e foi por isso que também fizemos estas interpelação, saber tudo, ir mais além. Alguma vez fizeste estas questões? Aposto que nunca, mas são importantíssimas. Alguém tem de as responder, até para tua segurança. Alguém tem de se responsabilizar pelo teu equipamento quando chega ao local de reparação, é isso que se pretende e as respostas dadas não são mais que um compromisso, mesmo que as respostas não te chegue,m e se não te chegam, obriga-os a dar mais, faz isso, é o teu dever fazer e a obrigação deles responder. Agora, não mandes bitaites e depois bates em retirada, isso não te resolve o problema, tens de enfrentar a questão.

        Em qualquer lugar, refere as tuas dúvidas, expõe as tuas preocupações.

  10. Joaquim says:

    O meu iphone 5s ainda está na garantia (ainda não tem 6 meses) mas caiu e tem o ecra partido, se entregar na iLoja para trocar o display e passados alguns meses o iphone tiver uma avaria, na motherboard por exemplo, posso entregar num reparador autorizado para obter assistencia em garantia? Ou seja, não perco a restante garantia do telemovel?

    • JBM says:

      segundo a Apple se reparares num centro não autorizado corres o risco de perder a garantia, não é diferente de seres tu a abrir e mexer no interior do aparelho. Ao que parece esta loja não faz parte da rede de serviços autorizados pela Apple

  11. Joao says:

    Bom dia,
    sao tão entendidos todos e porque será que a Sony apenas dá 3 meses de Garantia nas reparações (trocam o equipamento) e falei com a DECO e diz que é mesmo assim.
    é considerado uma empreitada e tem 3 meses de garantia.

    • JBM says:

      vai ler o guia da Direcção Geral do Consumidor, uma entidade do Estado Português. Um serviço de reparação tem 1 ano de garantia sobre aquilo que foi reparado – a garantia não é sobre o produto todo é sobre as peças que são reparadas!

  12. Cristiano Venâncio says:

    90 dias de garantia? Isto que é aldrabice! Por lei são 2 anos! Por exemplo igual a este que equipamento são reparados pelo secador de cabelo. Enfim não é só política que se engana….

    • Joao says:

      Quer dizer que um artigo usado ( até pode ter 20 anos) tem de ter 2 anos sobre a reparação.
      muito bom…..
      sabendo que todas as outras peças inerentes podem provocar um desgaste anormal na peça que foi substituida.

      Havemos de chegar á situação da América, um simples remendo num pneu que deve custar 3 euros, eles nao fazem, pois pode haver o perigo de o pneu se danificar, provocar um acidente e o cliente pedir uma bruta indeminização.
      então apenas mudam o pneu por um novo, ” esse modelo já nao se fabrica, tem de comprar 2 Pneus”
      é muito bom exigir, mas nao se esqueçam que por causa da garantia dos 2 anos na Europa, compramos tudo mais caro que nos outros Países de apenas 1 ano de garantia.
      ou seja : sobe o risco, sobe o preço.
      Na minha opinião deveria haver artigos de 1 ano de Garantia e artigos de 2 anos de Garantia, o cliente é que escolhia se valia a pena gastar mais para ter mais tempo de garantia ou não.
      isto é um desabafo, porque as grandes marcas nao se importam de dar mais tempo de garantia, quem paga é sempre o mesmo.
      um dia será 5 anos de garantia legal, vamos pagar 5x mais que os outros, é simples…

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