Análise à Garmin Dash Cam 20 – O seu outro olho na estrada
No mundo actual, de mais multimédia e mais imagem em tempo real, começou nalguns países a ser moda gravar as viagens de automóvel. O que antes era de exclusividade das autoridades, passou a ser uma banalidade, por necessidade e defesa dos automobilistas. Um exemplo que todos conhecemos é o caso da Rússia, onde os automobilistas gravam tudo para se defenderem de várias ameaças.
A Garmin ao ver proliferar esse mercado desenvolveu um equipamento que se enquadra às necessidades dos condutores, lançou a linha Garmin Dash Cam. Hoje vamos apresentar a Garmin Dash Cam 20, um equipamento muito interessante e que poderá passar a fazer-lhe companhia nas suas viagens.
Este equipamento foi desenhado para prestar um serviço ao condutor. Não veio com a intenção de apenas fazer umas gravações de vídeo lúdicas, não, as características inclusas na Garmin Dash Cam permitem recorrer às imagens para defesa e prova, para análise e obtenção de dados de vários pormenores capturados.
Como já referimos, na Rússia, entre outros países, os automobilistas recorrem a estes equipamentos para se defenderem de tentativas de burlas para obter compensações das seguradores, para se defender de "tentativas" de corrupção por parte das autoridades e para provar inúmeras irregularidades que estamos familiarizados a ver nos muitos vídeos propagados pela Internet, como o exemplo a seguir:
Assim, temos hoje um equipamento que nos oferece um nível de informação avançada. Vamos conhecer melhor a Garmin Dash Cam 20.
Dentro da Caixa
O equipamento faz-se acompanhar por tudo o que precisa para o ligar e colocar no veículo, assim pode encontrar na embalagem:
- 1 Garmin Dash Cam 20
- 1 Cartão microSD de 4Gb com adaptador
- 1 Cabo mini USB
- 1 Cabo carregador isqueiro
- 1 Suporte ventosa
- 1 Manual de instruções (não traz em português)
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Qualidade da Garmin Dash Cam 20
Como seria de esperar a qualidade dos materiais é excelente. Os plásticos que compõem tanto a câmara como o suporte garantem uma longevidade de utilização e como este equipamento irá ficar exposto a altas temperaturas, a Garmin garante que funciona num intervalo de temperaturas entre os -20º e os 55ºC.
Especificações da Garmin Dash Cam 20
A Garmin Dash Cam 20 integra um sensor de gravidade, designado por G-Sensor, que quando iniciamos a utilização do equipamentos nos é solicitado que façamos um reset a este sensor, para que ele possa calibrar a sua mediação pelos valores correctos. Este sensor detecta automaticamente quaisquer incidentes, como travagens ou mesmo colisões, gravando automaticamente os ficheiros de vídeo registados.
Sempre que o sensor identificar um determinado incidente, a Dash Cam garante a gravação segura de todos os ficheiros anteriores e presentes, e mantém a gravação a decorrer para posteriormente o condutores poder ter acesso à imagens e aos dados que elas traduzem.
Às imagens gravadas são adicionados também alguns dados importantes, isto porque poderão ser esses dados que servirão para identificar alguma causa, causador ou incidente durante a sua viagem. Assim, todas as gravações exibem a hora, a data e o percurso/direcção seguida.
A localização, latitude, longitude e a velocidade são informações que estão apenas disponíveis na versão Dash Cam 20, que é a versão com GPS, a que estamos a testar. O microfone integrado permite também a gravação de áudio dentro do veículo, o que pode complementar por vezes o que se passa lá fora, fora do alcance da câmara, quando comentamos algo dentro do veículo.
A imagem, gravação, armazenamento e ecrã
A Dash Cam 20 suporta gravações com uma resolução máxima de 1080p, mas permite também guardar vídeos em 720p ou WVGA, isto porque a dimensão dos cartões é um aspecto que deve ter em conta, quanto maior for o tamanho do armazenamento mais imagens este guarda, caso contrário, a Dash começa a sobrepor as gravações "normais".
Uma particularidade que notará é que as gravações são feitas em ficheiros com tamanho máximo de 268 MB, assim poderá descarregar mais facilmente um determinado fragmento de uma viagem.
Os ficheiros ficam armazenados no cartão microSD de 4 GB (incluído), expansível até aos 32 GB. O ecrã a cores de 2,3 polegadas facilita o posicionamento da câmara no carro e a reprodução do vídeo directamente no dispositivo.
A instalação e posicionamento
Como já referimos, os materiais são de óptima qualidade e de fácil manipulação. A forte ventosa é simples de operar e de colocar onde entender. Permite a fixação segura da câmara em qualquer parte do veículo. Inclui também o cabo de alimentação que pode ligar ao isqueiro ou, se usar o cabo mini USB pode ligar a um adaptador (não incluído).
A câmara deverá ficar colocada de forma a que não interfira com a visibilidade do condutor, contudo coloque-a posicionada para que abranja a frente do automóvel e a área da via onde circula. Junto ao retrovisor do lado do passageiro é uma boa opção, contudo fica à sua consideração. Para conseguirem uma imagem mais detalhada e próxima do veículo, ou dos estragos verificados, os utilizadores podem remover facil e rapidamente a Dash Cam do automóvel e tirar fotografias.
Considerações finais
Há ainda algumas funcionalidades a melhorar, até porque a nossa sugestão é que perca algum tempo para perceber como funcionam os botões que dão acesso às funções, às pastas, à gravação, etc. Este sendo ainda o primeiro modelo, embora o modelo mais caro e mais completo, pois a Garmin Dash Cam 10 não tem alguns componentes e é mais barata, denota que vai evoluir, vai tornar-se mais intuitiva no futuro e é onde precisa de facto melhorar.
Quando liga o cartão ao seu computador e retira as imagens verá que têm os dados que precisa, mas lá está, entenda como tudo funciona para perceber as fragilidades. Uma delas é mesmo a bateria muito pequena que exige que tenha de andar sempre ou quase sempre com o cabo de alimentação ligado, sob a pena de pensar que a câmara está a gravar e na realidade ela está desligada.
Os sinais sonoros também lhe dizem quando esta chega ao fim, por isso vai perceber o comportamento durante a utilização.
O preço, bom, o preço, segundo a Garmin, para a Garmin Dash Cam 20 custará cerca de 229 euros. Não é barato, mas a qualidade e a marca, que oferece um nível de garantias... também se paga!
Gostamos do teste, gostamos de usar e ter a informação recolhida para podermos, caso fosse necessário, observar os acontecimentos. Falta alinhavar no futuro mais alguns pontos, como o acesso via Wi-Fi para controlar a câmara para a activar em modo vigilância do veículo, por exemplo, e outras funcionalidades extras que podem ser aproveitadas de tanta tecnologia.
Queremos agradecer à Garmin a disponibilização do equipamento para testes.
Este artigo tem mais de um ano
Já faziam era um GPS com câmara por trás para ter estas features, mas também, só na Rússia é que existem burlas destas… 🙂
1080p Upscaled? (ou baixo bitrate? ou então sensor 420 blaze it?)
Sem duvida, boa escolha do host de vídeos para verificação da qualidade da gravação.
A ideia não era para veres a qualidade da gravação, mas sim os dados colocados no vídeo. A qualidade está descrita.
Deixa me dizer-te Vitor M isso não tem sentido nenhum, quando põem um sample é para ver a qualidade da gravação, se era para ver isso bastava um frame do vídeo e ja se via a velocidade e coordenadas…podes muito bem estar a denegrir a imagem da marca pondo vídeos assim por pôr. O que vai contra:
“O preço, bom, o preço, segundo a Garmin, para a Garmin Dash Cam 20 custará cerca de 229 euros. Não é barato, mas a qualidade e a marca, que oferece um nível de garantias… também se paga!”
Quem trabalha ou trabalhou com maquinas de filmar sabe muito bem que vai uma diferença enorme desde do que está escrito na caixa ao que ela realmente faz.
O vídeo parecia 480p upscaled to 720p deve ter um sensor dos bons.
Como te disse, o exemplo foi para mostrar os dados inclusos no vídeo e não a qualidade da imagem. Daí tu fazes o juízo que quiseres e entenderes, é contigo 🙂 mas o que eu entendi ao fazer a análise está lá. Os dados sobre a qualidade da imagem estão lá. E mais, nenhum player mostra na Internet o que realmente uma “máquina de filmar” faz, até porque a reprodução em cada computador é diferente e obténs informações diferentes, deverias saber isso 😉
O que me saltou à vista no clip de vídeo foi um ciclista na autoestrada.
O Ricardo era o DDT… agora são os ciclistas.
Não era autoestrada, as placas de informação não estavam a azul, mas sim a branco. Era uma Estrada Nacional.
Ele deve ter-se seguido pela velocidade que aparecia na info bar da câmara 😀
Sim é uma nacional.
Por 229€ até acho bem acessível tendo em conta a função de gravar a posição geográfica, mas será isso a prova essencial para que já possa ser admitido como prova num tribunal português? É que nós continuamos com uma lei de protecção de privacidade muito estranha e se o advogado da outra parte não aceitar o video e o juiz for na conversa, lá se vai a prova, com ou sem coordenadas de gps… Conhecedores da actual lei em vigor ajudem nesta em ‘pro bono’ por favor 🙂
Isso em Portugal não é valido, nenhum tribunal aceita essas imagens.
Nem sei se tem que notificar a CNPD (Comissão Nacional de Protecção de Dados) para poderem usar ist, senão ainda podem é ser lixados!
http://www.cnpd.pt/bin/Duvidas/vv_outras.aspx
Bom dia.
Também me parece ser assim! Ou seja, julgo que não são aceites imagens como prova, salvo se previamente autorizadas.
Alguém que tenha conhecimentos sobre esta matéria poderia esclarecer?
Eu uso e nunca sequer tinha pensado que algo que não pusesse em causa a integridade de alguém mas salvaguarda-se os meus interesses e até de terceiros pudesse estar ferido de legalidade. Welcome to Tugalandia, realmente o país de xuxas.
Quanto ao preço, super exagerado pelo que oferece, vejam o Transcend prodrive 200, metade do preço, com melhor qualidade (1080p)e transmissão wireless em tempo real para smartphones. Por esse preço a minha preferência iria para o BlackVue car camera Wi-Fi DR500GW-HD por ser mais discreto. No meu caso uso uma soluçao bem mais barata e que faz tudo o que esse faz e por 1/3 do preço para alem de ser bem discreto e de facil desmontagem pois pudera dar jeito sair com a camera e gravar os danos ou outra coisa qualquer (Mini 0801 Car DVR Full HD1080P Ambarella A2S60)cuidado no ebay existe muitas replicas desta cam de má qualidade. my 2 cents
E as que referes têm os sensores que a Dash oferece? Não as conheço, mas tem em atenção as funcionalidades, que não as encontras em qualquer câmara, principalmente as que se referem ao sensor de gravidade. Cuidado quando compararem alhos com bugalhos.
Boas Vitor, tem tudo o que esta tem e mais, a transcend tem wireless para ligares um smartphone e podes ver live steam do que ela está a gravar ou clips anteriores, a blackvue tem tudo o que as duas anteriores têm e mais um sensor de movimento que serve para parking, quando alguém passa á frente do carro ela começa a gravar, esta funcionalidade requer uma bateria comprada como extra para manter a camera a funcionar com o carro desligado, o downside para algumas pessoas nesta camera poderá ser o facto de não ter ecrã, para ver live tem de ser usado um smartphone ou tablet. Já a que uso também tem sensor G e GPS,um ecra pequeno, para além disso grava em 1080p e é bem pequena e discreta com fácil desencache do suporte no carro para gravar fora do veículo.
Porque não passou o comentário que fiz em resposta ao seu?
Acho que estava na moderação, o sistema automático, pelo tamanho do comentário deteve-o, mas já o vi publicado. Confirma sff se é esse.
Em tribunal poderá não ser válido, no entanto julgo que algumas companhias de seguro já utilizam estes meios para apurar responsabilidades. Muitos utilizadores de motas já utilizam métodos idênticos e em grande parte dos acidentes são submetidos os vídeos.
Fiz uma reportagem sobre um câmara desse tipo há uns anos. Lembro-me que além do ficheiro de vídeo mostrava o trajeto e os dados de uma forma mais explicita. Fico com uma dúvida, quando o fiz quase chamei à câmara uma “máquina do tempo”, ou seja em caso de acidente a câmara gravava (se não me engano nos números) 15 segundos antes do movimento que provocava o seu disparo. O truque é simples, a câmara está sempre em gravação, em loop, e normalmente apaga esses dados, perante um qualquer movimento brusco guarda os últimos 15 segundos e mais alguns posteriores no cartão. Isto permite verificar mais tarde tudo o que aconteceu no 15 segundos ANTERIORES ao incidente. Fiquei sem perceber se esta câmara tem essa função… não atualizei a informação mas naquele tempo os tribunais portugueses não aceitavam estas gravações como prova. Não é que fosse ilegal, era apenas inútil em caso de litigio. O que gostava de saber é se esta câmara tem a tal função de “máquina do tempo”… Obrigado
Conhece alguma dashcam que ao baixar arquivos,esses saem em .Bin?
Vitor sempre acima da velocidade legal pelos lados de Santo Tirso 😀
Quando sais do troço que liga a autoestrada se vira-ses a esquerda em direção ao centro de santo tirso tem ali uma roloute com umas bifanas boas 😀
Engano meu a roloute é a direita em diração ao centro 😀
São boas são 😀
Como é que se liga? está sempre ligada? Grava apenas quando o sensor activar?
Existem umas que ligam quando o carro liga.
Quem controla isso é o condutor. Nas definições há forma de mencionar algumas regras, conduto, a câmara está preparada para gravar continuamente.
Se fosse legal em Portugal, e pudesse usar as imagens como prova num acidente, eu seria com certeza um utilizador diário desta camera Garmin.
E os testes noturnos e nas variações de luminosidade (passar por debaixo de árvores, entrar em túneis, etc.)?
A maioria destas cameras tem problemas nestas situações.
Teria sido interessante testarem-na nessas condições.
Existem cameras bem mais baratas, mais discretas e com mais opções pela net.
Parece-me que a Garmin apenas está a tentar aproveitar de um nicho de mercado, sem no entanto inovar.
Quanto às Leis, penso que se aplicam as mesmas da captação de imagens – Lei n.º 67/98 -, onde é referido no Artigo 4º que “2 – A presente lei não se aplica ao tratamento de dados pessoais efectuado por pessoa singular no exercício de actividades exclusivamente pessoais ou domésticas.” ou seja…qualquer pessoa pode fotografar/filmar o que quiser, desde que para uso pessoal.
na icollision seguimos o desenvolvimento destas câmaras há uns anos.
Como investigadores de acidentes rodoviários sabemos a grande mais valia que estes equipamentos podem representar.
Das muitas marcas que conhecemos, gostamos particularmente das Blackvue e das Finevu, marcas sul-coreanas.
A tendência destes equipamentos são atualmente os sistemas duplos (frente e trás) com transmissão dos vídeos (1,2 ou 3 min) por BT para os smartphones.
Na icollision temos uma Blackvue DR400G-HD II com sistema preventivo de esgotamento da bateria do veículo. Só temos que dar à chave e conduzir, caso não haja movimento `frente da câmara esta desliga-se voltando a ligar e gravar caso o sensor detete algum movimento e/ou o acelerómetro detecte algum impacto.
Recomendamos este sistema aos nossos clientes que se viram envolvidos em processos judiciais relacionados com acidentes rodoviários.
Estas câmaras não têm a tal função “máquina do tempo” pois gravam tudo. apenas quando o cartão fica cheio começam a apagar os ficheiros de acordo com a configuração da câmara, por antiguidade ou por importância dos vídeos (Normal/parque ou evento).
Trabalho com a OTOSAVER que faz compressão de arquivos e são salvos em .Bin.
Alguém conhece outra dashcam que faz o mesmo?