MEO: Apresentação oficial do Router “Made in Portugal”
O Pplware está na apresentação oficial do novo Router da MEO que é 10x mais rápido que o modelo anterior. Este novo equipamento, como o Pplware já tinha revelado aqui em primeira mão, foi concebido e fabricado em Portugal pela Altice Labs e garante uma melhor cobertura em toda a casa.
Decorre neste momento no Fórum Picoas a apresentação oficial do novo Router Fiber Gateway da MEO. Estão também a ser apresentados novos pacotes de Internet com 1Gbps de download e 200 Mbps de upload. Cláudia Goya, a nova líder da MEO, destacou a importância de se investir em inovação nacional, que pode ser muita das vezes realizada entre empresas e as Universidades/Politécnicos.
A nova presidente da PT destacou ainda o facto da Meo já ter chegado a 4 milhões de casas.
De acordo com as informações de João Epifânio, este novo router é até 10x mais rápido ao nível do Wi-Fi, oferece uma melhor cobertura e, além disso, o grande destaque vai para o facto de ser um equipamento só, ou seja, deixa de ser necessário ter o ONT em separado (a vantagem é que se poupa espaço e energia).
Router MEO concebido e fabricado em Portugal
O Router Fiber Gateway traz 4 portas LAN a Gigabit e uma interface USB, assim como saída RF para as TVs sem Box. De salientar ainda que este é o router mais avançado do mercado, concebido e fabricado em Portugal (Altice Labs).
Este novo equipamento tem suporte para as normas 802.11 a/b/g/n e 802.11ac wave2,. É dual Band e tem 3x3 antenas para operar nos 2,4 Ghz e 4x4 nos 5 Ghz. O débito físico do equipamento nos 5Ghz, com largura de banda de 80 Mhz, ronda os 1,73 Gbps.
Alexandre Fonseca, responsável executivo da Altice Labs Portugal, revelou que a Altice está na linha da frente no que diz respeito ao desenvolvido do FTTH (Fiber to the Home).
A Altice em Portugal
Atualmente existem entre 75 a 85 mil novas casas com fibra todos os meses. A Altice tem mais de 1000 postos de trabalho criados para dar suporte neste campo. Destaque ainda para o facto de todos os componentes da rede serem desenvolvidos pela Altice Labs em Portugal sendo que a rede da empresa cobre quase todo o país.
Alexandre Fonseca referiu ainda que a Altice Labs é o centro de desenvolvimento da Altice em todo o mundo. Em Aveiro existem mais de 700 engenheiros a desenvolver para mais de 35 países.
Ainda relativamente ao novo Router Fiber Gateway da MEO, o responsável executivo da Altice Labs Portugal revelou que apenas o chipset não foi desenvolvido pela Altice Labs. Tudo o resto é Made in Portugal
Nos próximos dias o Pplware irá apresentar alguns tutoriais para conhecer melhor o novo Router Fiber Gateway. Estejam atentos. Alguma dúvida que tenham, deixem em comentário.
Impressionados com o novo Router Fiber Gateway?
Conheça ainda os novos tarifários MEO em pormenor:
Este artigo tem mais de um ano
Já o vi ontem ao vivo… uma porta para fibra, uma porta ficha F (ligar à TV), uma quantas portas para RJ45e (se não estou em erro) 2/3 portas RJ11
Equiparando-se ao Router da Vodafone, muito bom isso, agora só falta a NOs, será que vem?
Vem uma porcaria comparado com estes, estou a testar neste momento o novo router da NOS, ainda tem uma página de gestão limitada e com bugs, além que o Wi-Fi está pior que o NOS HUB v3… Mantenham-se longe dele nos primeiros tempos quando sair, porque se a NOS apressar-se a lançar devido à MEO ter lançado o deles, vai dar barraca…
E não tem modo bridge ainda…
Boas. Podes confirmar ou nao se tal for possível do seguinte.
A escolha automática de tempos a tempos do canal wifi em que o router opera?
Ou seja que ele faça uma analize o espaço e escolha o melhor canal disponível em tanto em tanto intervalo de tempo?
Bandsteering?
Mais informação sobre os novos pacotes ?
Não tens porque não é para ser publico para já, o que não faz sentido nenhum
Não é público? Então porque estão em https://www.meo.pt/pacotes/mais-pacotes/fibra ?
Os novos pacotes já estão disponíveis desde 5 Set.
entrada é gratuita ?
🙂
Corrijam isto p.f.
“Este novo equipamento tem suporte para as normas 802.11 a/b/g/b.”
Nao sera a/b/g/n ?
Corrigido. Thanks
1 ano depois um router na MEO (ou Altice ou lá como se irá chamar) para competir com o da Vodafone.. Tardou
só foi fabricado em Portugal.. enfim..
Foi sim
Diz antes montado em Portugal.
A NOS podia seguir estas pegadas, e criar um laboratório também, com capacidade de produção e “quiçá”, produzir para congéneres mundiais.
A NOS já tem um laboratório, mas é para os processos de injunção. Descobriram que podem penhorar até a pessoas que nunca foram clientes NOS. Passam a vida a investigar como ir buscar todo o cêntimo possível, é essa a tecnologia NOS
Como é que isto é criado e produzido em Portugal quando a Altice tem esses modems em França ha nao sei quantos meses ?
e o que é que isso inviabiliza o facto de serem criados e produzidos em Portugal?
Andas um pouco enganado… esse modelo não tem de certeza.
Eu quero este router em minha casa para me ver livre de tantos equipamentos lá existentes.
É router, é o desbloqueador de fibra ou lá como se chama, é a box.
Se pedir para me alterarem eles alteram?
Ou terei que dar um curto circuito nos aparelhos que lá tenho?
Poderas tentar pedir a alteraçao do equipamento,mas de certeza que havera custos de deslocaçao de equipa tecnica
claro que nao, os Router sao para os novos pacotes MEO c/ 1GB, claramente…
Adsl é que nada de novidades alguém sabe se há previsão de alargamento da cobertura de fibra e para que zonas?
São todas excelentes notícias, só que os portugueses não vivem todos nos grandes centros urbanos. Moro no interior do país e, em relação à fibra, já perdi a esperança.
Não percas…
Moro no interior do país, e na minha zona temos fibra há já algum tempo (menos quando os incêndios queimam os cabos). Pode demorar, mas mais tarde ou mais cedo acaba por chegar.
Tenho uma casa em sesimbra sendo que este ano chegou a fibra do meo.
A casa fica no meio do nada foram necessários 3 postes não paguei nada pela instalação.
Um dia deve chegar a tua
eu vivo no centro de uma cidade e nada de Fibra da MEO…
“…este novo router é até 10x mais rápido ao nível do Wi-Fi, ”
Qual é a placa de rede wifi que temos de adquirir para usufruir disto?
Tem de suportar a norma Wi-Fi 802.11ac
Fibra? Tragam ADSL, para as aldeias à volta de Ourém…. Já nem peço mais!
Com a Vodafone a cortar nos pacotes 4G, invistam alguma coisa em linhas fixas para as aldeias que não estando longe de sítios com Fibra, nem ADSL tem!
+1
a 5kms de Fátima e cobertura máxima de 1mbs! Nem com santos lá vamos!
É uma afirmação um pouco ousada, dizer que é 10x mais rápido o WiFi.. só vendo tal facto num ambiente com handicaps, como são a maiorias das casas, é que acredito.
Se realmente o conseguem, dou os meus parabéns, porque é na propagação do WiFi que os equipamento têm falhado nos últimos anos. A vodafone deu um passo e a meo parece estar a dar 2 ou 3
É 10vezes mais rapido, mas de certeza que só o será no centro de lisboa e porto…
Tou na Nos, 120MB de internet, e já tive na Meo tbm… Se conseguir 30℅ da velocidade que prometem é uma sorte…
E nao vivo assim muito no interior, vivo a 20KM do Porto… De que é que irao beneficiar os portugueses com esse router?
Estao sempre a dizer que a largura de banda nao é fixa, varia de acordo com o numero de pessoas a usar a internet a nivel nacional, varia com as infraestruturas e montanhas nas redondezas, varia no computador, bla bla bla…
De que adianta fazer routers assim se a Meo nao consegue oferecer um serviço aceitavel para esse router?
Se investisse mas era em cobertura e em melhorar a tecnologia… Agora routers… Mais uns que vao andar aí a dizer que tem um router de ultima geracao que nunca deu mais que 30℅ da sua capacidade…
Nas comunicações dentro da casa poderás aproveitar as capacidades do router se os equipamentos acompanharem a tecnologia. Exemplo, teres um NAS em casa com filmes em que com comunicação gigabit fica mais estavel.
O problema é que isto é uma bela fachada para depois colocarem routers da treta nas casas dos clientes.
Eu na minha zona em Aveiro nunca tive grandes problemas na chegada de velocidade certa aos meus equipamentos ligados por Lan. Neste momento sou Nos e recebo os 120 contratados.
Porém, por wi-fi e no mesmo piso ,a uma distancia de 15 20 metros, tenho apenas sinal de 5 a 15 megas..fico logo a ver navios se quiser carregar um video no Stremio..
Comuniquei isto ja por varias vezes à NOS, mas eles alegam que as minhas paredes de casa têm demasiada blindagem xD
E que tenho a melhor tecnologia wi-fi que ele podem oferecer, daí ter comentado que pra mim se isto da meo for verdade, acho importante como consumidor.
Um bem haja
Com mão de Obra Portuguesa é de louvar!
Reitero o bem haja do Ze, e acrescento que fico eternamente grato à Altice.
Vodafone, Nos, Nowo e afins, ponham os olhos nestes verdadeiros benfeitores.
Finalmente uma empresa que se preocupa com os portugueses e não pede um porco para oferecer um presunto. (NOT)
É possivel retirar o suporte de modo a que fique deitado, como a box?
Tem quatro parafusos por baixo que dá. Mas acho que aquilo foi feito para estar de pé por causa da propagação do WiFi e com aquelas grelhas ajuda na refrigeração.
Obrigado PCN. Como só tenho possibilidade de colocar o router ao lado da box, numa prateleira com 12 cm de altura, estou a pensar em retirar o suporte e deitar o router, colocando uma base de cortiça por baixo da zona onde não tem as grelhas e do lado da grelhas coloco uma rolha da mesma altura da base de cortiça, para ficar equilibrado. Deste modo as grelhas que estão viradas para baixo não ficam tapadas.
Excelente ideia! A minha mulher já me chateou a cabeça porque não quer o router em pé, diz que fica mal…
Outra hipótese é deixar ficar a base e deitar o router, deste modo apenas é preciso colocar 2 bases de cortiça (à venda no Ikea) por baixo da parte que não tem as grelhas, para nivelar com o lado em que tem o suporte.
Duvida: Posso pedir a substituição do meu equipamento (TG789vac v2 e ONT) por este novo router?
Terás de te informar com a MEO.
Aos antigos clientes fazem troca gratuita se aderir ao “aditivo” de 1 Gb (24,99 €), com fidelização de 3 meses a esse “aditivo”.
não fazem a troca gratuita, tens de pagar a deslocação técnica e não é garantido o fornecimento deste equipamento, é o que existir em stock.
Quando falei com o 16200 disseram-me que a troca seria gratuita se aderisse ao aditivo de 1 GB por 24,99 €.
Enganaram-te bem
Enquanto não tiver modo bridge podem ficar com ele.
O Modo Bridge já é suportado na FGW, só não está disponível para configuração…por enquanto. Esta funcionalidade estará disponível brevemente.
Props para o meu tropa Gonçalo Dias pela colaboração no desenvolvimento destas belas antenas.
Isto não é nada. O melhor é e vai continuar a ser o router da Xiaomi. Eles até fazem trotinetes. Um dia gostava de ver a altice a desenvolver uma trotinete tambem.
É verdade. Também tenho uma trotinete da Xiaomi e despacha muito bem no trânsito de Oliveirinha. So tenho pena dos buracos que o presidente da junta ainda não arranjou, mas como as eleições estão a porta pode ser que melhore e possa utilizar a trotinete mais descansado.
Quanto ao router não sei, mas preferia gastar o dinheiro numa scooter com suspensão
Penso que o da NOS consegue ser melhor. Até hoje não tenho razão de queixa
A Nos consegue melhor?…
Com metade fibra e metade arame de cobre dentro das casas dos clientes?
Não me façam rir!
Nem daqui a 50 anos a Nos consegue apanhar a Vodafone!
Talvez volte a emparceirar com a Meo/Altice…
“(…) sendo que a rede da empresa cobre quase todo o país.”
Ora aí está uma informação para a qual seria interessante apresentar dados concretos.
Tecnicamente, a Rede PT/Altice cobre quase todo o país. Agora se a cobertura permite acesso à internet a velocidades decentes.. isso já é outra história!
Tanto espavento na divulgação de algo… que a Vodafone já tem há cerca de um ano!
Na verdade, o SmartRouter daquela Operadora tem tudo o que “novo” router da Altice agora mostrou.
E assim, de mansinho, se vão enganando os incautos!
Ja agora: a Altice/Meo vai mesmo disponibilizar downloads a 1 GB e uploads a 200 MB?
Quando? Preco?…
Será necessário passar fibra na sua rua, para adquirir este router qd for lançado?
made in portugal com componentes made in china!