Será quase impossível fazer downgrade do Android Oreo
O Android Oreo já chegou e trouxe muitas novidades. Se a sua maioria é visível e acessível a todos, há também muitas que estão escondidas e a proteger o utilizador e os seus dados.
Uma dessas melhorias é o Rollback Protection, uma proteção que vai impedir que sejam instaladas versões mais antigas do Android nos smartphones, apenas para garantir a segurança dos utilizadores.
Esta novidade foi apresentada de forma muito discreta na última I/O e faz parte do novo pacote de elementos de proteção do Android Oreo. A Google decidiu agrupar todas estas opções de segurança num único local, para assim estarem mais controladas e mais acessíveis.
O que é o Rollback Protection?
A ideia base do Rollback Protection é evitar que os utilizadores instalem versões mais antigas do Android ou removam atualizações de segurança, ficando assim expostos a problemas que estão já resolvidos.
Para a quase totalidade dos utilizadores estas são boas notícias. O Android estará mais protegido e será quase impossível explorar algumas falhas bem conhecidas e que vão sendo resolvidas ao longo do tempo, estando os dados ainda mais salvaguardados.
Como funciona o Rollback Protection no Android Oreo?
Para o conseguir, o Android Oreo avalia no momento do arranque vários fatores do sistema operativo. Entre eles está um código do próprio Android, o Rollback Index, onde passará a constar a versão da atualização.
O telefone terá também guardado, numa zona de memória protegida, o código mais elevado a que teve acesso e fará a comparação com o valor, para assim decidir se houve ou não alterações ao sistema.
Claro que se este número for diferente o smartphone não arrancará, bem como se entender que o número guardado na memória foi adulterado. Este será guardado com uma segurança elevada, pelo que não será possível fazer alterações. A Google tem informação sobre o Rollback Protection nesta página.
Mas estamos todos obrigados a ficar com o Android Oreo?
Se para a maioria esta novidade não é um problema e até é bem-vindo, alguns utilizadores vão querer fazer alterações à sua vontade. Para isso, a Google criou um item de configuração que poderá ser alterado e que desativará o Rollback Protection. Será similar ao desbloqueio do bootloader.
O Rollback Protection estará disponível no equipamentos mais recentes e que, claro, tenham o Android Oreo. Esta é mais uma medida simples que trará mais segurança ao Android e aos utilizadores, impedindo que estes usem versões com falhas de segurança e que os colocam em perigo.
Conheça melhor o Android Oreo
Este artigo tem mais de um ano
Sempre achei o Android um sistema que poderia me dar tudo que eu precisava, mas se tinha lago que me deixava e talvez ainda me perturbe, é a questão da segurança. Andei pelo Windows Phone e gostei, entretanto, não deu para seguir em frente (e ainda não dá, né #Microsoft) fui pro IOS, e não fiquei. Estou retornando ao Android para uma nova experiência, dessa vez através do Note 8, e apesar de ter que aguardar pelo Oreo, essa nova atualização do Android parece ser bem vinda na questão de segurança. Tudo que possa deixar o Android mais seguro, é o que espera-se. Medidas como esta está mais do que correta, então, que chegue logo o Oreo para todos os dispositivos possíveis para que tenha-se menos fragmentação do Android.
Dá-me vontade de fazer o upgrade para este Android 8 a partir da versão do meu, android 6.0.1 e condenado a ficar no 6.
No android 7 foi “meh, que se lixe”, mas este parece baril
A evolucao do 6 para o 7 é da noite para o dia… Se so ligas aos icons que estao no aparelho sim…foi meh….
o grande problema é a desfragmentação…..
Desfragmentação?
Ficas com fragmentacao porque se calhar andas sempre a instalar e desinstalar apps…
Eu tenho o essencial, nao instalo nem desinstalo, so faço os updates. Já estou a mais de 1ano a rodar o android 6 sem ter problemas, nunca usei ccleaner ou programas do genero, e o smartphone continua fluido como no promeiro dia…
ele refere-se à desfragmentação do sistema android. existe milhares de smartphones android, uns com 5.0, outros com 6.0, 7.0… por aí fora…updates diferentes, manutenção diferente
Ele refere-se à fragmentação.
Então nesse caso é fragmentação…
Ó Salsichas com atum….
Fragmentação do android:
“A fragmentação é um mal endêmico e que afeta a todos os usuários Android, a menos que você tenha um cobiçado Nexus, que roda a versão mais pura e atualizada do SO do Google. Logo, quase todo dispositivo que você encontra por aí traz uma versão desatualizada da plataforma, com alguns aparelhos tendo uma versão que está até três anos defasada. ” – retirado do androidpit (1º resultado do google)
Se o moderador puder mudar a mensagem para o sítio certo agradecia.
Você diz, será quase impossível, dando uma sugestão que sabe como fazer, você não sabe, você só fala o que têm em todos os sites, então pq dá essa sugestão?
Pq não: ” até agora não sei fazer” pq essa é a verdade
Não acredito!
Esse oreo que todo mundo fala bem acabou com a autonomia da minha bateria. Enquanto no sete meu celular durava 1 dia e meio para acabar a bateria, ele está acabando em 5 , 6 horas de uso parece que estou usando iPhone 4 com iOS 7 …. aí você me diz que por “segurança” não vou poder voltar pro android 7 ? Ah tenha a dó , essa atualização de merda que nao trouxe beneficio nenhum e ainda consome bateria , só trouxe beneficio para os “grandes” tenha a dó …. Enquanto a gente da linha A foi iludido com essa atualização de merda, palhaçada
Tenho um s7 edge e fiz essa atualização. O celular tá esquentando e a bateria tá indo embora rápido. Quero voltar pro Android 7. Sabe como fazer?
essa porcaria bloqueia o bootloader para versoes anteriores. ou seja, vc só conseguirá instalar versões mais recentes que a 8.1.0 (oreo).
meu j7 recebeu a atualização e o touch screen parou de funcionar. (UM LIXO)!
essa porcaria bloqueia o bootloader para versoes anteriores. ou seja, vc só conseguirá instalar versões mais recentes que a 8.1.0 (oreo).
meu j7 recebeu a atualização e o touch screen parou de funcionar. (UM LIXO)!
Aconteceu o mesmo cmg. Vc conseguiu resolver?
Consegui no j701mt
O meu celular pediu pra atualizar para a versão 8 oreo do Android e odiei. Meu celular tá esquentando e a bateria que antes levava 2 ou 3 horas pra baixar 20% agora em meia hora some, se eu não estiver usando o aparelho, a bateria perde 10% em meia hora, na versão 7 não abaixa a nem 3% sem estar em uso em meia hora. Hoje de manhã quando peguei o celular a tela estava quente e o botão principal estava muito quente como se eu estivesse usando o aparelho. Alguém aí sabe como volta pra versão 7?
Baixei a atualizaçao para o android OREO (S7). E o celular esta esquentando muito.
Agora nao sei o que fazer.
Acabei de atualizar o meu Android para o 8.1,e parou de funcionar o fingerprint.
Atualizei o meu J5 pro e está uma lentidão sem tamanho.
Eu li, e não vi como q faz o dawngrade dessa m###da de Android.
Também ainda não encontrei. Estou pensa do em resetar de fábrica.
Eu atualizei meu Moto G5, mas não gostei do Android 8.0, eu queria voltar para Android 7.0, como faço? Alguém pode me ajudar.
A atualização do sistema do J7 Prime 2 para o Oreo foi um desastre. O telefone trava toda hora, o GPS falha o rempo todo, a bateria está com a duração prejudicada e com o carrehamento bem mais lento, e meu celular começou a aquecer demais. Eu odiei, e não consigo fazer o downgrade. Para mim, inutilizou o celular, que é o segundo J7 Prime q compro, de tanto que eu gostava dele. Ficou uma porcaria.
Boa noite pessoal, no meu caso o aparelho reconhece o chip mais não da rede depois de atualizar para essa discórdia que chamam de Oreo, vamos entrar na justiça com uma ação coletiva pois isso não é justo.