Rússia propõe aceitar Bitcoin para pagamentos de petróleo e gás
A Bitcoin pode dar força à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Tal poderá acontecer, pois, certamente há questões que não foram tidas em conta na altura do planeamento da invasão. Com os países que fazem parte da NATO bastante unidos, a Rússia considera que ainda tem "países amigos" e há uma proposta para eles.
Um deputado russo propôs aceitar Bitcoin para pagamentos de petróleo e gás, mas apenas para países "amigos" como é o caso da China e Turquia.
Só China e Turquia podem pagar em Bitcoin
Segundo Pavel Zavalny, membro da Comissão de Energia do Duma, a Rússia pode aceitar Bitcoin como pagamento para petróleo e gás, mas apenas de países considerados amigos, como sem exemplo a China e a Turquia.
Além disso, Pavel Zavalny afirmou que o país está disposto a vender combustível para países do Oeste (em principal as Américas e grande parte da Europa) por ouro e rublos russos.
Michael Parker, chefe da firma de advocacia Ferrari & Associates, de Washington, ao The New York Times, sobre a prática de branqueamento de capitais e sanções referiu que...
A Rússia teve muito tempo para pensar nesta consequência específica. Seria ingénuo pensar que eles não divulgaram exatamente este cenário.
Os criptoactivos têm estado em destaque na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Nessa passada quinta-feira, dia 24, o CEO da BlackRock (maior gestora de ativos do mundo) Larry Fink, referiu que o conflito deve acelerar a aceitação dos ativos digitais, e também vai fazer com que muitos países repensem as suas dependências financeiras das moedas.
A Bitcoin é uma moeda virtual que tem base no sistema peer-to-peer (P2P). O P2P é um sistema que não prevê a existência de uma autoridade centralizada que controle a moeda ou as transações, como acontece com as outras moedas (por exemplo, o Euro é controlado pelo Banco Central Europeu).
Apesar de a China ser um dos países considerados “amigos” da Rússia, a nação declarou todas as transações em criptomoeda como ilegais. Portanto, esta bonificação russa poderá não lhe ser assim tão apelativa.
Este artigo tem mais de um ano
esqueçam isso.
Porque…
pelo mesmo motivo de não pagarmos impostos em crypto, moeda é o que o estado decide e controla.
Eles até podem dizer que aceitam BTC, mas ninguém vai fazer compras em BTC..
Ninguém vai comprar gas em rublos e muito menos em crypto,
Já para não falar no erro estratégico que é ter soft money em vez de hard money.
Percebes muito disto.
Primeiro a grande maioria do mundo civilizado já paga impostos sobre Crypto, nos aqui é que estamos à espera que a a UE legisle para transcrevermos a directiva.
Depois quando se diz compras em BTC diz-se sim BTC indexado ao USD naquele momento, tipicamente quem recebe em BTC pagamentos converte parte logo para stable coins para não ter surpresas.
Erro estratégico que a Rússia e os seus vizinhos são quem mais BTC detêm a nível mundial e que estão a usar isso para dar a volta às sanções? Todo o dinheiro é soft, ao menos o BTC está do lado deles o restante é dívida pública.
Por acaso percebo.
Estás a confundir dinheiro com bens.
Sugeres que a forma de evitar usar dólares é um pagamento em Barter posteriormente convertido para um clone de dólar que é inútil do mundo físico.
Os políticos dizem que não se pode fechar a torneira do gás e petróleo russos, como quem desliga um interruptor. Tratando-se de políticos, talvez sim, talvez não. Mas há outros países que vendem gás e petróleo, assim como há 5 centrais nucleares que iam fechar e devem ser mantidas, e centrais térmicas que podem ser reativadas e Primavera a entrar, pelo que aquecimentos podem diminuir alguns graus e isso representa grande poupança de energia. Há muito que se possa fazer, tem é de se querer fazê-lo.
Podia-se tornar janelas de vidro duplo (ou triplo) obrigatórias, e proibir o ar condicionado, excepto em escritórios dos senhores Ministros ou por milionários devidamente documentados.