PplWare Mobile

O “rei das crypto” foi considerado culpado e pode passar décadas na prisão

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. Verdinho says:

    Podem dizer bem ou mal do sistema americano, mas a nível da celeridade da justiça, não há sequer comparação possível com a nossa.
    O Senhor Dono Disto Tudo que o diga!!!

    • Entusiasta says:

      Estava a pensar nisso mesmo. Ter um sistema baseado na decisão de um júri de várias pessoas independentes e reconhecidas pelas sociedade onde se inserem é meio caminho para uma decisão rápida. O juiz apenas coordena o processo durante o julgamento e faz impor a lei e a ordem. Mas a decisão não é dele em última análise.

      Outra coisa que acelera e muito o sistema judicial é o facto de nos EUA se aplicar a jurisprudência. A decisão deste caso pode ter sido baseada numa decisão de um caso passado que tenha sido semelhante.

      • Naodou says:

        Pois mas um criminoso pode provar que fez crime porque foi enganado, os jurados têm pena dele e sai em liberdade, quando na prática é criminoso

        • Entusiasta says:

          E aqui não se passa o mesmo? A isso se chama democracia meu caro! Inocente até que seja provado o contrário! O ónus da prova está sempre do lado do acusador. Quem acusa é que tem de provar que o acusado cometeu crime.

          Podíamos tentar discutir discutir o porquê de este sistema não ser perfeito, mas rapidamente concluiríamos que é o melhor que temos é que, para nosso conhecimento, não haverá um melhor.

      • Zé Fonseca A. says:

        a rapidez nada tem a ver com ser um sistema com juri, tem a ver com recursos e gestão, coisa que cá não tens.
        achar que anormalidade de um sistema de juri é boa só mesmo quem não sabe nada sobre o sistema que coloca milhares de inocentes através de grades e até muitas vezes condena à morte e no inverno coloca milhares de culpados ilibados dos seus crimes. ter um juri em casos penais é uma anormalidade não tem outra palavra, os jurados nem sequer precisam de se basear em factos, é tudo uma questão de percepção e retórica por parte dos advogados ou até mesmo mera vontade de determinados jurados com base em vontades pessoais. um julgamento nos US é mais um circo que outra coisa.

        jurisprudencia é importante mas não como chapa 5 como é aplicada nos US, devia ser avaliada caso a caso, por isso é que por cá não temos jurisprudencia

        • Entusiasta says:

          Ter temos, mas tem um papel diferente. Parte da rapidez está sim num sistema de júri que não é dependente de um juiz para tomar uma decisão. Há juízes a tomar decisões em casos menores, muitas vezes em sessões públicas “colectivas” onde as pessoas são chamadas à vez para se apresentarem ao juiz e receberem a sua sentença ou ilibação. Estamos a falar de pequenos furtos e casos menores onde muitas vezes as pessoas são condenadas a trabalho comunitário.

          Estás a perceber onde ter um júri em casos de maior dimensão é benéfico do ponto de vista da gestão. Libertar o juiz das tarefas mais morosas. Não esquecer que todo os sistema policial é MUITO mais robusto nos EUA. Quando alguém chega a julgamento a coisa é para andar o mais rápido possível.

          E não esquecer que o facto de existir um júri composto por pessoas cuja idoneidade foi já atestada pela sociedade civil retira a condenação dos casos mais graves à interpretação da Lei feita por uma só pessoa. Porque assim como podemos dizer que um júri pode ser levado pela excepcional retórica dos advogados, o mesmo podemos dizer de um juiz. E a verdade é que a Lei é muitas das vezes para ser interpretada e não aplicada cegamente. E nesse aspecto é mais fácil enganar apenas uma pessoa. Para além de que essa pessoa, o juiz, muitas vezes está ele próprio comprometido.

    • Naodou says:

      Mais ou menos, a Elizabeth Holmes foi apanhada e adiou a prisão por estar gravida, o elon musk ainda anda em tribunais pelas trafulhices que faz e o máximo que lhe aconteceu foi ter sido obrigado a compra o Twitter.

  2. DV says:

    Há qualquer coisa de Ancient Aliens neste tipo!

  3. Luis Santos says:

    Muito bem, agora fazer o mesmo com os banqueiros de 2008.

  4. PorcoDoPunjab says:

    Em Portugal um caso destes arriscava chegar ao ano 2100 ainda por resolver.
    Então se o guedelhudo de repente sofrer de Alzheimer aí é que já fostes…
    Isto do Alzheimer tanto dá em velhos como em novos, pois…

  5. Gilberto Madaíl says:

    o rei das cripto. lol

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.