Fundadores da exchange AfriCrypt roubam 3,6 mil milhões de dólares em Bitcoins
Mesmo com altos e baixos, o mercado das criptomoedas está bastante aliciante nos dias que correm. No entanto, tal como noutros segmentos, quando algo é muito desejado, atrai uma maior probabilidade de ocorrerem burlas e outros crimes.
Segundo as notícias recentes, os fundadores da plataforma AfriCrypt Exchange roubaram 3,6 mil milhões de dólares em Bitcoins. Os criadores, que são irmãos, estão agora desaparecidos.
Fundadores da AfriCrypt roubam milhões em Bitcoins
Os meios de comunicação relatam aquele que é considerado como o maior golpe com criptomoedas já registado até agora. Segundo as informações, os irmãos sul-africanos Ameer Cajee e Raees Cajee, fundadores da bolsa AfriCrypt, roubaram 3,6 mil milhões de dólares em Bitcoins.
A plataforma de exchange surgiu em 2019 e, graças à sua rápida popularidade, conseguiu angariar mais de 50.000 Bitcoins. Contudo, em abril deste ano, Ameer Cajee, COO da AfriCrypto, e o principal suspeito deste crime, informou os utilizadores que a plataforma havia sido atacada por hackers. Neste sentido, pediu aos investidores que não contassem às autoridades nem que entrassem com ações judiciais, alegando que estas medidas podiam tornar-se obstáculos ao desenvolvimento das receitas e recuperação dos investimentos.
No entanto, esta informação aconteceu uma semana depois dos funcionários da AfriCrypt perderam o acesso às plataformas de back-end. Tudo indica que este bloqueio aconteceu para que ninguém detetasse movimentos suspeitos com os fundos administrados pelo sistema.
Apesar destas medidas, tudo foi descoberto quando um grupo de investidores contratou o escritório de advogados Hanekom Attoneys para investigar a situação. E, assim, ficaram a saber que todos os Bitcoins que depositados na AfriCrypt haviam sido transferidos das contas sul-africanas e das carteiras dos clientes para diferentes carteiras e serviços específicos da criptomoeda que impossibilitam o seu rastreio virtual.
Caso já está a ser investigado
Os Hawks, ou Diretoria de Crimes Prioritários da África do Sul, entidade especializada em crimes organizados, assim como a Autoridade de Conduta do Setor Financeiro da África do Sul foram informados do caso. Contudo, esta última não poderá contribuir com grande ajuda, uma vez que as moedas digitais não são consideradas como produtos financeiros legais.
Por outro lado, alguns especialistas defendem que o simples facto de a AfriCrypt oferecer um retorno de 10% diário do investimento realizado através da plataforma deveria ser suficiente para levantar suspeitas. No entanto, com toda esta febre em volta das criptomoedas, muitos utilizadores acabam por não analisar todos estes pormenores atentamente.
Resta então agora que os criminosos sejam apanhados e esperar que os valores possam ser devolvidos aos seus donos.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: TechPowerUp
Neste artigo: AfriCrypt, bitcoin, Criptomoedas, exchange, fraude
lol
Continuem a investir nestas tretas lol
Loolll + 1 triste aziado!
vou comprar mais,..
Por que é que supões que é aziado? Só por exprimir uma opinião?
e eu nao posso exprimir-me a minha opiniao em relacao ao comentario dele?!
O teu comentário é só estúpido.
O dele também mas o teu continua a ser absurdo lol
De facto neste momento estão aziadas muitas pessoas que perderam mo total 3 mil milhões….
O BES é bem melhor para investir 🙂
É simplesmente igualmente mau!
Não tenho pena nenhuma de quem perdeu as criptocoisas 🙂
O socrates tb nao tem pena nenhuma de te ter ROUBADO “bitcoin” os boys do PS tb nao tem pena nehuma de ROUBAREM “bitcoin” diariamente para dar ao novo banco ou a tap
Bit coins são a mesma coisa que pagar 10000000 de euros por um saco de papel a confiar que quem vendeu lhe garantiu que lá dentro estão coisas 600000000000000 vezes mais valiosas do que pagou e terá de pagar mais 80% mais para manter o saco fechado até o vender a outrem.
É por isso que 7554964 exchange fizeram o mesmo que estes. Prometem manter o saco e valorizar…
o que andas a fumar,… onde compras-te pois tb quero!
e um dos boys chapados do BE,…
Um conselho de borla. Parte do dinheiro que ganhas com as criptocoisas, se é que ganhas, investe num curso de português. Seria bem aplicado.
@GE – yo Boy do BE – queres dizer um curso de pt – br?!
jorgeg, no teu caso já era um princípio. Seria, como direi, o primeiro passo. Ultrapassada essa fase, com sucesso, poderias almejar chegar à próxima.
Samuel será que só você é que ainda não reparou que os seus comentários são sempre do mais superficial, sem qualquer tipo de conteúdo e vão dar sempre a criptocoisas…Epá se calhar tava na hora de se informar, aprender, estudar sobre o assunto para conseguir ter algum conteúdo de interesse sem ser apenas lixo que todos acabamos por lêr.
Não deixa de ter razão, mas ajudava se o Rui Caetano aprendesse um pouco de português de forma a eu conseguir ler….
Idroid, estou cá mesmo para aprender. Ora diga lá onde devo corrigir o que escrevi! Obrigado caso me ajude a melhorar a escrita, mas caso seja um reparo com pouco significado, deveria focar-se mais na ideia geral da discussão e menos nos erros ortográficos, contruções gramaticais, etc. Até porque para isso existem fóruns específicos para a área e aqui a malta não está tão preocupada com uma construção gramatical ao pormenor.
Mas se quiser fazer o papel de provedor gramatical destes fóruns, sugiro que se dedique 24h/dia.
Só vou deixar este link: https://portuguesaletra.com/duvidas/ler-ou-ler/
A verborreia o senhor rui caetano pode continuar com outra pessoa.
Rui Caetano e faz bem em aprender. E fez bem em realçar que a discussão não é sobre ortografia. Estes senhores que fazem ataques ad hominem só revelam mesmo que não conseguem ganhar a discussão principal, por isso desviam para uma secundária.
Deves pensar que eu não sei disto mas não digo criptomoedas pois não considero estas cenas como moedas!! Que já agora estas a falar de informar, aprender e estudar que tal fazeres o mesmo sobre Linux 😛
10% de retorno diário? Lol acreditaram em milagres
Quem investisse 1 euro, ao fim de 1 ano teria 1283305580313390 euros. 😛
O David também garantia 500% ao ano xD
Que peninha…
O arzinho deles na foto, como quem diz “vejam bem as nossas caras, porque foi a última vez que as viram…”
Estes parolos vão-se esconder onde? Marte…? (ainda é cedo)
Com o dinheiro que roubaram, bem podem fazer uma plástica e passar despercebidos!
A questão é, será isto considerado crime? Podem eles ser realmente presos? É uma burla, mas uma burla de nada não será nada?
A malta ainda cai nestes esquemas de piramide?
Estão agora desaparecidos mas se os caçam até lhes cortam as cabeças. 😐
Na africa do sul têm os dias contados infelizmene. Não faltará muito para eles aparecerem. Mas realmente sao esquemas bem montados! Parabens a quem acredita!
Sim, porque a africa do sul é apenas johanesburgo ou pretoria ou burban…. o resto do pais não existe.
Primeira regra nunca deixem as criptos noutros lados, elas são vossas devem as ter existe carteiras físicas para isso.
Segundo investir em algo que diz que dá 10% já sabemos que nada tem a ver com criptos mas o antigo esquema de pirâmide.
Muito bem dito.
Mas se o objectivo deles era roubar, os 10% era uma forma fácil de enganar muitas pessoas, que não pensaram bem antes de investir.
Apesar de não ser adepto das criptomoedas, este não um problema de criptomoedas, é mais uma burla (só será notícia pelos valores envolvidos).
O “Esquema de Ponzi” (burla em pirâmide) que explora a ganância e ignorância humana é utilizado por burlões há séculos.
Não consigo ter pena dos burlados, desde pequenino que me explicaram que «fartura por pouco dinheiro é engano» e que «quando a esmola é muita, o pobre desconfia».
Quem não se lembra da Dona Branca (a própria terá sido testa- de-ferro do esquema, sem o saber).
Só é pena que as pessoas continuem a ser (ou permitir-se ser) enganadas.
Em rigor, a questão é assim:
– Se por um esquema ponzi qualquer, eu conseguir que transfiram para a minha conta bancária (mesmo que seja num paraíso fiscal) 3,6 mil milhões de dólares, para os transferir para contas bancárias que só eu sei – não é fácil, porque o dinheiro de verdade deixa rasto.
– Os traders sul-africanos fizeram desaparecer os 3,6 mil milhões de dólares em bitcoins nos circuitos indetetáveis das moedas virtuais – sem deixar rasto. Em seguida desaparecem eles.
Convém apreender com estas coisas. Para lavagem de dinheiro não há melhor. Quanto a traders que desaparecem com o dinheiro, estamos conversados, porque já há bastantes casos. Quando houvirem dizer que um trader foi vítima de hackers – como disseram os sul-africanos do post – desconfiem. Pedir ajuda às autoridades é que pode não levar a nada, por que a resposta é “Nessa coisa das moedas virtuais está por seu conta. Nós (Banco de Portugal) só estamos preocupados com a lavagem de dinheiro” (sic).
Black Lives Matter
Que m3rda de comentário é este ?
Por mim podes per essa organização “onde o sol não brilha”
Vejo os fans dos criptos exaltarem os ditos em nome da liberdade, porque não dependerem dos estados, essas entidades diabólicas que só existem para nos explorar. E, no entanto, confiam em entidades anónimas que lhes dizem que os ditos valorizam 10% ao dia. Valha-me nossa senhora, tanta estupidez, tanta crendice, em pleno sec. XXI !