EUA: Democratas querem que as empresas de criptomoedas revelem o seu gasto energético
O tema da mineração de criptomoedas é dos que mais desperta interesse por todos aqueles que acompanham de perto este assunto. No entanto, com a crise que levou à acentuada desvalorização das moedas digitais, têm surgido algumas informações que nos mostram vários outros aspetos deste mercado.
As mais recentes informações indicam que, nos Estados Unidos da América, os democratas querem agora que as empresas de criptomoedas revelem o gasto energético que têm com a mineração das mesmas.
Democratas querem saber o gasto energético da mineração de criptomoedas
De acordo com as informações, na passada sexta-feira (15) a senadora Elizabeth Warren e outros membros democratas do Congresso enviaram uma carta a dois reguladores federais, onde sugerem a que estas entidades façam algo relativamente à mineração de criptomoedas nos Estados Unidos da América.
Em concreto, a carta foi enviada aos diretores da Agência de Proteção Ambiental e do Departamento de Energia e teve como base investigações preliminares de legisladores que descobriram que apenas uma pequena parte das moedas digitais mineradas necessita de uma enorme quantidade de energia. Como tal, é objetivo dos democratas que estas entidades exijam que as empresas de mineração de criptomoedas revelem os dados referentes ao uso e emissões de energia.
Os detalhes da carta indicam que só sete das maiores empresas de mineração nos Estados Unidos têm, juntas, uma capacidade para gastar mais de 1 gigawatt de eletricidade. Esta quantidade é o equivalente a duas centrais elétricas de carvão ou, tal como referido, o suficiente para abastecer todas as casas em Houston. E estes valores são apenas uma estimativa, uma vez que não existem leis federais para ter um panorama geral do impacto ambiental que o boom da mineração de criptomoedas nos EUA tem.
Atualmente o país é o maior centro global de mineração de Bitcoins, contando normalmente com data centers a funcionar durante 24 horas para a extração das moedas.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Verge
Neste artigo: Criptomoedas, Democratas, EUA, mineração de criptomoedas
Andam muito preocupados com o ambiente, os meninos.
Esse comentário faz-me acreditar que não está a par do que se passa no mundo.
Eu ajudo. Não é com o ambiente (desta vez) que estão preocupados…. é com a energia!
deepurple, há uns meses saiu um estudo/artigo que indicava que a mineração de bitcoins já consumia mais energia que a Argentina (um país inteiro). Tendo em conta o contexto em que vivemos hoje, não é algo que nos deva deixar a ponderar? Principalmente quando na Europa, por exemplo, já se pondera começar a racionar o consumo de energia (desligar ACs em shoppings, empresas é só um exemplo).
as luzes de natal na america gastao mais que o BTC vamos proibir as luzes?
Isto dito por um artista CEO de uma holding que mina bitcoin. completamente imparcial
Só quando lhes convém.
so teem isto para agarrar!
Cambada de patos.
Há muito que se fala na crise energética, alimentar, ambiental e mais um par de botas.
Para comentarem o gasto energético da Bitcoin dessa forma, vê-se logo que nem sequer compreendem o verdadeiro valor dela.
Patos.
porque não ???
Mais uma noticia engraçada acerca das cryptos.
Se o bitcoin consome muita energia é sinal que tem muito valor.
Também gostaria que revelassem que a energia usada em luzes de natal é suficiente para alimentar toda a argentina durante um ano.
O que é melhor para sociedade? o uso massivo de luzes de natal que nadam acrescentam, ou usar energia para uma tecnologia que já está a desenvolver a sociedade ???
Outra questão.. grande parte das centrais de energia renovável não conseguem vender toda a energia que produzem, não seria mais interessante usar essa energia limpa para mineração?
Como é obvio a mineração não é amiga do ambiente, agora cataloga-la como principal fator de agressão ao ambiente já cansa.
Para mim a energia consumida passa-me ao lado, porque isto e engracado, tudo consome energia entao as cryptos e so mais uma. A questao que poderiam colocar e de facto qual o valor das cryptos ? Em que se baseiam para ter valor ? Nada obviamente. Nao existe produto associado nao existe valor. O dia que me responderem a isto com argumentos convincentes eu tiro o chapeu.
Vamos separar cryptos em dois mundos, os 90% que são esquemas de pirâmide sem ideias, e os 10% que têm valor e pretendem prestar serviço à evolução.
Dentro daquilo que nos interessa ( 10% das moedas ou tecnologia adjacente) tens:
– Smart contracts, são sistemas/protocolos automatizados que te permitem duas coisas muito importantes.
Ponto 1- Escolheres o teu próprio produto financeiro, como por exemplo meter 1000€ a render 5% ao ano. O que acontece na banca tradicional?
Tens de ter um gestor de conta que te vai cobrar uma comissão, tens que ter o mínimo de entrada que eles querem.
E por fim ainda tens que depender em grande parte da escolha do pacote financeiro que ele quer que tu subscrevas.
No fim ganhas 0,3% ao ano e ainda corres o risco de te acontecer o que aconteceu as pessoas do BPN e BPP, que por confiaram nos seus gestores de conta assinaram pacotes sem proteção europeia até 100 mil euros.
Ponto 2- Corrupção
Pensa no nosso Sistema tradicional, Joe Berardo, Millennium e CDG e Banco de Portugal. Tens o Individuo particular, tens a instituição financeira e tens A instituição que supervisiona e regula a instituição financeira. Correu bem? Claro que não, porque tens pessoas em cada uma das instituições a tomar decisões. O ser humano é corrompível por natureza.
Com a tecnologia de smartcontracts aplicada nos nossos Bancos, nunca mas nunca na vida o Joe berardo, conseguiria a aprovação e manipulação daquele dinheiro. Porque a tecnologia em contratos deste género é sim ou sim, não há cá ajudas.. reúne os requisitos? consegue.. não reúne? não recebe. IGUALDADE
– Segurança
Consegues me dizer um único caso em que a blockchain da Bitcoin tenha sido quebrada? Alguma noticia que diga bitcoin com sistema comprometido?
Já eu consigo te dizer que o sistema SWIFT dos nossos banco ja foi comprometido diversas vezes ou que o Millennium Bcp ja teve prejuizos de 48Milhoes de euros num ataque.
Nenhum sistema é infalível contudo o da banca tradicional tem centenas de falhas ,e tu só não ouves falar delas porque as seguradoras destes bancos repõe tudo.
E abafam ao máximo a comunicação social para não perderem credibilidade perante o publico.
– Armazenamento
Expresso, sic, vodafone , Sonae.. etc etc.. sabe-se lá que dados roubaram e que dinheiro acrescentaram ou retiraram aos cartoes continente lol
Mas já pensaste que o sistema descentralizado da blockchain podia auxiliar o aumento da segurança dos dados? Para além que a rede “peer to peer” utilizada podia reduzir os custos, uma vez que os sistema centralizados da Google e Microsoft não são muito baratos.
Podia dar-te mais exemplos, mas lê.. se não queres perder muito tempo e queres informação bem organizada e simples, sem maluqueiras de troca de moeda, tens este livro:
Bitcoin – Tudo o Que Precisa de Saber Sobre o Mundo das Criptomoedas de Antonio Vilaça Pacheco
– Segurança: Blockchain é uma tecnologia que pode ser usada para outros sistemas incluindo o bancário tradicional. O problema de atualizar o sistem bancário é que é muito complexo e se dá azar (como um bug em produção…) o problema pode ser grave. No entanto nada impede que as transações bancárias passem a usar blockchain.
– Armazenamento – o mesmo do anterior. Blockchain não é sinónimo de bitcoin. Blockchain pode ser usado noutros contextos. O que é preciso é querer investir e já sabemos que as empresas ainda investem muito pouco em cybersegurança e, para piorar, o maior problema está entre o teclado e a cadeira.
– Corrrupção. A corrupção que tens com o tradicional também a tens com bitcoin. Basta ver a forma “corrupta” com que se usa o tweeter para subir ou baixar o valor da bitcoin. Algo que só se vê na especulação em bolsa. O Elon Musk conseguiu manipular o valor da bitcoin (e com isso andar às compras e fazer dinheiro) com uns simples tweets. Ter bitcoin é tão valioso como ter ações em bolsa. Valem o que valem… ontem valiam 1000 hoje podem valer 10.
Como disse no meu comentário se calhar só se aproveita 10% do que se faz com a criptografia atualmente.
Falas por duas vezes em investir, claro que tem que se investir.. evoluir.. estamos a falar de uma tecnologia que ainda é um bebe.
Usares isso como argumento não tem sentido nenhum, se não ficamos parados no tempo.
No final dos anos 80 falar sobre a internet era uma estupidez, se vires as revistas de ciência da altura 50% era pro internet e 50 % contra..
Com o tal investimento que reclamas ser impossível, a internet moldou-se e tornou-se indispensável.
Por fim a corrupção, estás a misturar alhos com bugalhos.. eu dei um exemplo bancaria valido, não te dei um exemplo de wallstret ou uma GameStop desta vida.. se queres misturar temas para teres razão, podes ficar já com ela.
Quer queiras quer não tudo vai ter que ser mais descentralizado, fracionado, seguro, fundamentalmente decidido por contratos inteligentes e não por pessoas.
A tecnologia criada é muito mais do que andar a brincar aos trades na Binance, isso fica para os apostadores do placard
A esquerda cada vez mais estupida e obsecada no seu melhor o problema são as cripto mas nas guerras que fazem e nos laboratórios que sustentam não se passa nada.
cada vez mais em tudo o que é merd e degradante a esquerda está metida.
PoW é algo que ao ser atacado inerentemente favorece a descentralização da rede e portanto o seu valor.
É como a hydra, cortas uma cabeça nascem 2.
Atacas e desliigas um grande minerador que tem 1000 antminers? 1000 pequenos mineradores vão tomar o seu lugar.
O governo vai entrar na casa de cada pessoa para ver se tem lá um minerador?
O governo dos EUA já disse quanto custa em termos de energia criar e manter em circulação dinheiro físico e virtual dos bancos e etc.? Ou as preocupações ambientais é só em relação às criptomoedas?
Custa menos que o streaming do Netflix ou que os servidores do Facebook ou até mesmo que um serviço de e-mail como o da Google ou da Microsoft.
Mania de quererem meter o sistema financeiro ao barulho como se tivessem a comparar alguma coisa.
Parece-me que é tão lucrativo que as pessoas não pensam no assunto. E, de certa forma, compreendo-os, porque há muito bom dinheiro a ser feito a partir dele.