Departamento de Justiça dos EUA cria unidade de fiscalização de criptomoedas
As criptomoedas vieram para ficar e, enquanto governos lutam contra elas, outros vão-se adaptando à nova realidade. Apesar de ser uma forma de gerar riqueza num mercado financeiro não regulado, as criptomoedas têm sido também um meio fácil para lavagem de dinheiro e cibercrimes.
Agora, nos Estados Unidos, foi criada uma unidade de fiscalização de criptomoedas no departamento de Justiça.
Combate aos crimes em torno das criptomoedas
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos criou uma equipa para investigar crimes relacionados com criptomoedas. O National Cryptocurrency Enforcement Team (NCET) vai lidar com as investigações de “crimes cometidos por trocas de moedas virtuais, serviços de mistura e troca, e agentes de infraestruturas de lavagem de dinheiro”, referiu a agência em comunicado à imprensa.
Por exemplo, os serviços de mistura e troca podem esconder a origem de uma transação de moedas virtuais, ao misturá-la com outros fundos.
A criptomoeda é hoje “usada numa ampla variedade de atividades criminosas”, incluindo pagamentos de ataques de ransomware, lavagem de dinheiro e para a venda ilegal de drogas, armas e malware.
São conhecidos vários casos de grandes empresas mundiais que se viram a braços com ataques de ransomware e que, alegadamente, terão pago aos atacantes elevadas quantias de dinheiro em criptomoedas.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) referiu que o NCET, que será especializado em transações de blockchain e criptomoedas para o Departamento de Justiça e outras agências do governo dos EUA, contará com membros da equipa do DOJ para lavagem de dinheiro, propriedade intelectual e divisões de crimes informáticos, bem como de advogados dos EUA, com escritórios em todo o país.
A ideia não é proibir as transações, mas sim, ter uma equipa especializada nos crimes que circulam ao seu redor, de forma a tornar as transações mais transparentes.
Leia ainda:
Este artigo tem mais de um ano
“A criptomoeda é hoje “usada numa ampla variedade de atividades criminosas”, incluindo pagamentos de ataques de ransomware, lavagem de dinheiro e para a venda ilegal de drogas, armas e malware.”
E o cash, o fiat, o dinheiro vivo? Este é usado para lavagem de dinheiro e outros crimes numa magnitude 1000x superior porque não deixa rasto, mas bitcoin e outras moedas deixam rasto de transações.
Os criminosos se pudessem até feijões usavam para lavarem dos crimes, não tem nada a ver com criptomoedas.
Os EUA apenas estão com medo porque não conseguem controlar o bitcoin e as demais, nem a China que é a China tem qualquer impacto no mundo das criptomoedas hoje em dia.
Exatamente, se alguem quiser lavar dinheiro, esconder, fugir a impostos não precisa de usar criptomoedas para nada. Basta ver casos como os Panama papers, Pandora papers etc. Bem mais facil se tiveres dinheiro. Tb podes sempre usar testas de ferro, está muito na voga aqui em PT e ninguém faz nem quer saber, para quê estar-se a meter em novas tecnologias?
“… mas bitcoin e outras moedas deixam resto de transações.”
Se deixam rasto então explica porquê é que os tipos do ransomware ainda não estão na cadeia? Só um santinho é que acredita que as criptomoedas deixam rasto 🙁
PS: Porquê é que foi deixado de fora o financiamento de organizações terroristas?
Samuel MG, pior do que apanhar fisicamente esses tipos, a forma de os poder impedir de usar o esforço do seu trabalho, torna o desempenho de fraude por Bitcoin desesperante e dissuasivo. O rastreio leva ao local onde estão guardados mas as exchanges não os poderão trocar por dinheiro FIAT por poderem ficar marcados em lista negra.
Se fizerem o mesmo tipo de fiscalização que fazem diariamente ao dollar… É só mais 1 equipa para encher os bolsos e chouriços nos postos de trabalho.
a do dinheiro paga impostos que é feita legalmente em casinos, o al capone só foi caçado porque não declarou o guito para pagar a % dos impostos, de resto de onde ele veio não foi provado, vai ser como o sócras
“usada numa ampla variedade de atividades criminosas”
lol até parece que o dólar não é a moeda mais ligada a crimes pelo mundo todo?
A cripto ao lado do dólar é um bebe quando se trata de valores ligados a crimes.
Só o crime de corrupção em dólares olhem para os números!
“No Dia Internacional contra a Corrupção, Nações Unidas destacam que todos anos US$ 1 trilhão são pagos em propinas e outros US$ 2,6 trilhões são roubados por meio deste tipo de crime; valor equivale a mais de 5% do PIB global. “
Com a china prestes a invadir taiwan, os EUA (e o mundo) têm de começar a pensar em fiscalizar é outras coisas.
Alguém que não anda a dormir 😉
Já tinha deixado o alerta para o jogo das sombras americano.
https://pplware.sapo.pt/gadgets/hardware/lisa-su-ceo-da-amd-e-nomeada-para-o-conselho-de-ciencia-e-tecnologia-dos-eua/
Estamos numa sociedade de pseudo-intelectuais dorminhocos.
Poucos conseguem ver o que têm debaixo do nariz, apenas interessa as “visualizações” e os “likes”.
De relembrar a importância de taiwan na fabricação de processadores.
Os americanos deviam era olhar para o próprio umbigo
E a china? Não?
Compreendo muito do ódio aos EUA, mas têm de colocar na cabecinha que na Segunda Guerra Mundial a Europa contraiu uma dívida enorme e quase eterna aos EUA.
O pagamento é faseado…e muiiiiittttoooooo demorado.
Com a inflação desde a segunda guerra mundial essa dívida está mais que paga.
Dizes tu. Eles dizem que não. Eles salvaram a Europa, coisa pouca.
China prestes a invadir Taiwan ? LOL.. A propaganda americana já te convenceu do irreal está visto. A última coisa que a China quer, é obviamente uma base militar americana a 100km da sua costa.. desde que isso não se torne uma forte possibilidade, a China não tem nada a beneficiar de uma invasão a Taiwan. Tem muito mais a perder com isso, do que a ganhar. O mesmo acontece com os EUA. A menos que queiram iniciar uma guerra nuclear, no que toca a Taiwan, vão ficar quietinhos no seu cantinho a ladrar, como têm feito.
Para os “dorminhocos”, fala-se em invadir e pensam logo ao estilo Rambo, com bombas atómicas, muitos mortos e tal…..
Hora de acordar, é quase meio-dia.
LOOL Só alguém muito a leste para não ter noção de que um eventual conflito entre China e EUA, não escalará para nuclear num piscar de olhos. Aliás, é o que é afirmado por qualquer pessoa entendida em assuntos geopolíticos, membros da UN, etc etc etc.. Mas se tu dizes que não… Tu mandas !! LOL
O único conflito que haverá entre EUA e China é económico.
Mas se encheram as casas até ao teto de papel higiénico e atum posso bem imaginar o que essas mentes da cultura do medo e paniqueiras pensam sobre um eventual conflito entre duas potências.
Sim, porque até aos dias de hoje, sempre que a potência nr1 no mundo se sentiu ameaçada por uma outra potência, o conflito foi sempre apenas económico.. Os dados estão do teu lado, makes sense.. A somar a política de paz e sossego praticada pelos EUA desde a sua fundação, nunca recorrendo a bombardeamentos nos mais variados cantos do mundo.. muitos dos quais sem qualquer força militar aérea.. um conflito militar, é algo inconcebível.. É que nem entra na equação !! LOL Santa ingenuidade…
Diz-me qual o conflito “armado” que conheces entre duas potências mundiais.
Quando a mente é ignorante e os olhos cegos, há sempre a tendência comum de misturar alhos com bugalhos, nos casos mais graves trocam mesmo os alhos pelos bugalhos.
Não vale a pena continuar a conversar com alguém que demonstra uma ignorância a nível de história brutal lol.. Negar que existiram conflitos entre grandes potências para além de conflitos meramente económicos, na história da humanidade, e que foram sempre uma constante, merece rótulo pior que negacionista LOL.. Ao nível de terraplanistas. As guerras mundiais por exemplo, foram travadas só porque sim, não gostavam uns dos outros talvez, e queriam ver quem tinha o maior par de bolas LOL.
Quanto a um eventual conflito nuclear que achas tão improvável, e esperemos que assim seja, podes ver por exemplo a propaganda que já arrancou do lado da Austrália/EUA relativamente a Taiwan, e como são eles os primeiros a colocar essa variável na equação: https://www.youtube.com/watch?v=od6Js490cWI
Esse video é palha sensacionalista, apenas come quem quer.
Desde a segunda guerra mundial que nãp há conflitos armados entre grandes potências.
Será a tua ignorância tão grande que não descobriu isso? Ou ainda tens a casa cheia de latas de atum?
Desde a 2ª guerra mundial e guerra fria que não existe sim, e até parece que se passaram séculos desde então LOLOL.. e claro, não existiram porquê? Talvez porque até então ninguém ameaçou concretamente a soberania dos EUA num período de tempo tão reduzido, entre outros.
Quanto ao vídeo, tens razão, só come quem quer. No entanto, não invalida o facto do governo dos EUA e Austrália estarem por detrás do mesmo e de estarem a preparar o terreno, da mesma forma que o fizeram por exemplo com o Iraque e as suas imensas armas de destruição massiva que metiam em causa a segurança do mundo ocidental.. O drama, o terror, de um estado que nem um meio aéreo tinha… LOOL.. Se não vês o que estão a fazer, és pior que um cego. Pura propaganda com o intuito de mudar mentalidades, preparar psicologicamente o zé povinho para guerra, pois sem o suporte do mesmo, num meio democrático, será tudo mais complicado.
especialistas em assuntos geopolíticos são uns fala barato como tu
Se quiseres em inglês para te parecer mais intelectual também se arranja aos magotes.
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-58833762
BBC, aquele poço de credibilidade, com dezenas de erros assumidos e tantos outros por assumir LOOOL
Anyways, a zona ADIZ de Taiwan, é provavelmente das mais rídiculas do mundo, e como qualquer outra zona ADIZ, vale o que vale, porque caso não saibas, cada país é livre de definir a sua própria zona… É óbvio que a China não poderá concordar ou reconhecer essa ADIZ, uma vez que grande parte da mesma coincide com terreno da própria “mainland China” hahah.. ou seja, a China até pode ter aviaões a circular dentro da sua própria fronteira, e estar a trespassar a ADIZ de Taiwan, mas adiante.
Essa BBC é tão credível, e tão imparcial, que nem se dá ao trabalho de colocar as coisas dentro de contexto, e neste caso nem mostra como está definida essa zona de defesa aérea taiwanesa, mas eu deixo aqui o link e fases a tua análise https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2021/10/Recorde-de-38-avioes-militares-chineses-penetraram-na-ADIZ-de-Taiwan-no-Dia-Nacional-da-China.jpg
Portanto, conclusão que tu e a BBC tiram, China sobrevoa ali um pedacinho da ADIZ, ainda a dezenas de Kms de distância de Taiwan… estás prestes a invadir Taiwan LOOLL.. A BBC até entendo porque faz isto, que ganham uns milhoezinhos em publicidade e o zé povinho como tu, gosta é destes dramas que a eles lhes convem alimentar.. mas há coisas que são de caras, e que só um tolo acredita nelas.
Mas tu é que sabes disto tudo e devias estar a liderar os EUA ou mesmo o mundo, que o que falta é fiscalizar outras coisas como dizes LOOL.. Criptomoedas é para meninos se entreterem.. Fica bem, e vê se ganhas juízo já que em casa não te o deram.
The Fud is real 😀
Só uma pessoa que está completamente a leste do mundo das cripto e blockchain come esta ideia. O que os governos querem é criar impostos porque não há lucro que uma pessoa/empresa possa ter sem ter de pagar a sua parte ao estado e depois vem com estas ideias para ver se passa…
Exactamente o mesmo que a europa faz, mas em terras europeias a “fiscalização” é sobre o aquecimento Global@Alterações climáticas@ Gases com efeito de estufa@ Emissões de CO2…..
No fundo é sempre o mesmo, Boa Causa > Impostos > dinheirinho nos bolsos
Coitados, têm que criar uma unidade bem grande.
Sabem quantas criptomoedas há inscritas no site coinmarket? https://coinmarketcap.com/pt-br/all/views/all/
Há milhares. É deixar o pessoal “esfoliar-se” (“ficar sem o couro e o cabelo”).
Qualquer dia todos temos a nossa criptomoeda.
Já vens tarde. Procura por cripto escudo,