Bitcoin torna-se na moeda oficial da República Centro-Africana
As criptomoedas são cada vez mais um tema corriqueiro no dia-a-dia do mundo tecnológico. Mas, para além da mineração das moedas digitais e do seu valor, gradualmente temos visto mais países interessados neste género de sistema financeiro.
E de acordo com as mais recentes informações, agora o Bitcoin tornou-se na moeda oficial da República Centro-Africana. A medida está também a levantar algumas questões no mercado financeiro, sendo vista sobretudo como uma oportunidade.
República Centro-Africana adota Bitcoin como moeda oficial
Depois de El Salvador, agora a República Centro-Africana é o segundo país do mundo a adotar o Bitcoin como a sua moeda oficial. Através de um comunicado oficial, o governo do país africano sublinha que esta medida poderá abrir e promover novas oportunidades na região.
De acordo com a agência Reuters, a decisão foi aprovada pelo parlamento da República Centro-Africana, e foi reforçada pelo apoio do presidente do país, Faustin-Archange Touadera.
No entanto, raramente se ouviu falar do interesse e domínio do país africano neste segmento. Como tal, a decisão de tornar o Bitcoin como moeda oficial causou alguma estranheza nos analistas da área de geopolítica, assim como nos especialistas do mercado financeiro.
Um país pobre que quer melhores oportunidades
Segundo os dados, a República Centro-Africana é um dos países mais pobres do mundo. E embora conte com uma economia baseada no poder o ouro e urânio, vive uma guerra civil desde o ano de 2012. De acordo com as estimativas da empresa DataReportal, o país conta com uma população de 4,8 milhões de habitantes, sendo que apenas 11% têm acesso à Internet e 14% tem eletricidade. Por sua vez, menos de metade do total tem um telemóvel.
Após a notícia, foi feito um inquérito às pessoas na capitar Bangui, mas muitos nem souberam responder o que era um Bitcoin. Contudo, os especialistas acreditam que esta medida terá uma estratégia com o objetivo de melhorar as oportunidades financeiras da região, ao mesmo tempo que poderá reduzir a influência da Europa na economia do país.
Este artigo tem mais de um ano
Depois acontece como El Salvador em que o governo, já pobre, viu 5000 milhões de dólares desaparecer das contas dos residentes, roubados por hackers.
O governo ainda não explicou como irá pagar essa reposição e porque é que existem 100000 vezes em carteiras digitais, o número de cidadãos do país, com mais de 6 anos de idade.
Ai foi? Tens alguma referência para essas afirmações?
Claro que não tem porque é mentira 🙂
+1
Fonte? Fontana di Trevi?
Podem fugir mas não se podem esconder 🙂
Amigos, muitos de vocês não gostam de Bitcoin, mas mais cedo ou mais tarde será inevitável! :))
e?
“Podes aprender hoje para entrar hoje. Ou podes entrar mais tarde, mas vais entrar.”
a tua bola de cristal está afinada ????
Só mais um que quer dinheiro … sem bulir!
a falta de visão é tramada!
Eles que aproveitem que até ao final de maio chega aos 34k
já superou os 36K
FIAT 0 – Bitcoin 2 (and counting)
Ou seda que estando em guerra civil, o BTC torna mais fácil contornar as sanções?
Mais fácil? Sabes que todas as transferências de Bitcoin ficam registadas eternamente na blockchain e de acesso livre a qualquer um?
Boa. Podes pedir à tua avó que verifique as transferências? Afinal, está acessível a qualquer um!
A minha avó já faleceu 🙁
Lamento. Já não tem oportunidade de ver as vantagens da BTC.
sim ficam mas isso da para contornar, por exemplo mixer, podes ver mais aqui https://blender.io/
Tens noção da barbaridade que acabaste de dizer?
Tens noção que se isso fosse minimamente verdade nem que a níveis bastante pequenos seria mais do que suficiente para o Bitcoin perder todo o valor?
(atenção, não confundir valor com preço)
Pior do que um cego é aquele que não quer ver.
É curioso que em nenhum momento, no artigo falam da moeda do República Centro-Africana, o Franco CFA, a verdadeira razão para adoptar o bitcoin. Arranjam e inventam movidos para dizer mal do bitcoin.
Para que não sabe o Franco CFA é uma moeda comum de 12 paises africanos que é controlada totalmente pelo Banco Central Francês, sim, sim é controlado pela França. e não existe cambio com outra moedas, só conseguem trocar com o banco central Francês. Estes país são livres mas continua amarados aos colonizadores. É este o motivo que eles querem o bitcoin, querem ser livre e poderem crescer. Querem fazer negocios com outros paises sem pedir autorização a França.
Não existe estranheza em adoptar o bitcoin, a estranheza é existirem estas moedas. Agora é aguardar até os restantes 11 paises seguirem o mesmo caminho.
(Continuação, publiquei por engano)
O verdadeiro crime aconteceu nos anos 90, quando França, de uma dia para o outro, devalorizou a moeda em 50% a moeda, o povo perdeu metade das suas pequenas poupanças. Mas isto não é noticia.
O verdadeiro crime, é o estado francês querer enriquecer à custa dos países pobres
A mim, parece-me que estes paises, não tinham era meios logisticos nem humanos para suportar uma moeda nacional e o Franco CFA veio como uma boia de salvação para o sistema financeiro desses paises, porque sendo idependentes de França não vejo outros motivos para manterem a moeda gerida pelo sistema françês.
Agora parece que algum iluminado, se lembrou disto do bitcoin … boa sorte … se correr mal vai ser pior que a Venezuela
Bitcoin vai se tornar a moeda oficial mundial, Apenas existem 21M para 9 mais biliões de pessoas!
Bitcoin realmente vai ser torna a moeda oficial mundial
Bitcoin realmente vai ser torna a moeda oficial Prático e rápido
Imaginando que a bitcoin se torna a moeda oficial do mundo. E depois como e ? Vamos andar todos a minerar ou nessa altura ja nao e necessario ? Por mim dispenso essas bitcoins, apenas tenho curiosidade em saber como se vai tornar o processo das bitcoins que tantos dizem que vai vingar no futuro.
Eu tiro-te a curiosidade.
Ninguém que se torne utilizador do Bitcoin vai ter de minerar. Tu também estás no Euro e não necessitas de trabalhar para o Banco Central. Apenas com uma carteira fazes uso dele para compra e venda seja de produtos, seja de outros ativos. Tal como hoje já fazes com o PayPal.
Mas o mais importante do que muitos que só a usam para aspetos especulativos, está o seu valor para a humanidade de forma a que finalmente sejamos levados a ser donos do nosso próprio dinheiro e livres das amarras dos estados ou governos de qualquer país.
A razão para que ela se torna extremamente importante tem origens na própria estrutura banqueira mundial. Vejam esse vídeo sobre um deputado do Parlamento Europeu a por a descoberto todos os podres do sistema financeiro atual.
https://youtu.be/hYzX3YZoMrs
https://youtu.be/hYzX3YZoMrs
Não confio na cripto moeda … nem no “digital” ou comercio digital, economia digital ou seja láo nome que lhe queiram dar …
Um digital/ virtual rico para realidades recheadas de nada e seus vazios atolados de mais e mais injustiças e desumanidade crescente e chocante…
Vale o que vale….
Acreditas no Euro? Também é digital.. e se as desigualdades são crescentes têm funcionado muito bem as moedas fiduciárias
Claro que acredito…tem como colateral uma das maiores potências industriais e económicas do mundo…a bitcoin tem mamões…apenas!
Esses mamões de que falas não fazem a rede, não dão valor e não interessa aos princípios para o qual ele foi criado.
E essas maiores potencias de que falas têm como colateral todo um exercito que garante a adoção do FIAT pela forca ao ponto de criarem um sistema bancário decadente e cheio de interesses obscuros.
Vê o link do vídeo que coloquei acima.
Não me devo ter feito entender …
Claramente.