Bitcoin a crescer! Esta cadeia de supermercados vai aceitar pagamentos na criptomoeda!
Depois de um projeto-piloto bem-sucedido, a cadeia de supermercados Spar lançará pagamentos em Bitcoin em toda a Suíça. Este momento é importante, pois demonstra o crescimento da criptomoeda, bem como a confiança que consumidores e negócios lhe depositam.
No início deste mês, uma loja Spar, em Zug, começou a aceitar Bitcoin por meio da Lightning Network, usando a plataforma OpenCryptoPay da DFX Swiss. Entretanto, alguns dias depois, uma segunda loja Spar, em Kreuzlingen, seguiu o exemplo.
Zug era apenas o local do protótipo - em breve estaremos a lançá-lo em toda a Suíça.
Confirmou a OpenCryptoPay, numa publicação.
Agora, o Spar é uma das primeiras grandes cadeias de supermercados, na Suíça, a integrar pagamentos em Bitcoin.
Segundo Rahim Taghizadegan, diretor do Bitcoin Association Switzerland, no LinkedIn, "basta digitalizar um código QR estático e enviar os dados; registo imediato e fácil pela caixa".
Este pagamento no Spar já está visível no BTC Map, um diretório da comunidade de empresas que aceitam a criptomoeda.
Bitcoin já foi mais consensual na Suíça
De acordo com a imprensa dedicada à criptografia, apesar de a Suíça ter sido um dos primeiros centros da criptomoeda, o país está cada vez mais dividido sobre a adequação do Bitcoin para reservas nacionais e integração económica mais ampla.
Na semana passada, por exemplo, na reunião anual de acionistas do Banco Nacional Suíço, o presidente Martin Schlegel descartou o Bitcoin, descrevendo-o como muito volátil para as reservas. Conforme citado pela Reuters:
A criptomoeda não pode atualmente cumprir os requisitos para as nossas reservas monetárias.
Ao mesmo tempo, uma iniciativa liderada por cidadãos está a pressionar alterações à Constituição suíça, exigindo que o banco central mantenha o Bitcoin ao lado do ouro. Caso reúna 100.000 assinaturas, esta proposta pode avançar para um referendo nacional.
Ainda assim, só na Suíça, mais de 600 empresas já aceitam Bitcoin, de acordo com dados do BTC Map.
De facto, a expansão da cadeia de supermercados Spar vai ao encontro de uma tendência global crescente, protagonizada por governos e empresas, que procuram integrar o Bitcoin no mundo real.
Primeira, lentamente, depois subitamente…