Zoo criticado após pedir que visitantes doassem os seus animais para alimentar os carnívoros
Um jardim zoológico da Dinamarca lançou uma curiosidade, através das redes sociais, que a Internet não tardou a criticar. Numa publicação no Facebook e Instagram, o Aalborg Zoo informou os visitantes de que poderiam doar os seus "animais de estimação menores" para alimentar os carnívoros. Entretanto, as secções de comentários tiveram de ser desativadas.
Através do Facebook e Instagram, um jardim zoológico da Dinamarca recordou os seus seguidores de que podem doar "animais de estimação menores" para servirem de alimento aos carnívoros que o espaço alberga.
O que procurava ser um conteúdo informativo transformou-se em grandes achas na fogueira que são as redes sociais.
Galinhas, coelhos e porquinhos-da-índia constituem uma parte importante da dieta dos nossos predadores - especialmente do lince-europeu, que precisa de presas inteiras, que lembram o que naturalmente caçaria na natureza.
Escreveu o Zoo, numa publicação cujos comentários tiveram de ser desativados, devido ao "interesse internacional" que reuniu, conforme tradução livre.
Conforme explicado, os jardins zoológicos têm "a responsabilidade de imitar a cadeia alimentar natural dos animais - tanto em termos de bem-estar animal como de integridade profissional".
Além disso, os animais doados são "suavemente eutanasiados por profissionais e são posteriormente utilizados como alimento".
Desta forma, citando, "nada é desperdiçado" e o Zoo garante "o comportamento natural, nutrição e bem-estar dos nossos predadores".
Internet não está a poupar nas críticas
Não apenas nas publicações, mas, também, através do X, muitos utilizadores partilharam indignação.
FUCKING DENMARK
Denmark Zoo Asks People To Donate Their Small Pets As Food For Its PredatorsThe Aalborg zoo said it is trying to mimic the natural food chain of the animals housed there "for the sake of both animal welfare and professional integrity" and offers assurances the… pic.twitter.com/r9vai9IHsa
— Mark Brewer (@theapril29th) August 4, 2025
A secção de comentários da publicação no Facebook está repleta de utilizadores a criticarem o que chamam de "mentalidade profundamente perversa e degradante", conforme a tradução livre.
Isto é uma piada, certo? Ninguém levaria o seu animal de estimação saudável a um zoológico para que o matassem e o dessem como alimento aos animais.
Escreveu outro utilizador, segundo traduzido automaticamente.
Serve este caso para recordar o quão implacável a Internet consegue ser: além de a informação estar a ser amplamente partilhada e noticiada, há utilizadores a boicotarem o jardim zoológico.
Imagem: Aalborg Zoo
Neste artigo: Redes Sociais, Zoo






















Pelo menos conseguiram chamar a atenção para a a dificuldade que é para um zoo conseguir alimentar predadores de topo. A alimentação destes animais não cai do céu.
O que o zoo diz no facebook (tradução automática):
«Galinhas, coelhos e porquinhos-da-índia constituem uma parte importante da dieta dos nossos predadores – especialmente o lince-europeu, que precisa de presas inteiras que se assemelhe ao que caçaria naturalmente na natureza.
Nos zoológicos, temos a responsabilidade de imitar a cadeia alimentar natural dos animais – tanto pelo bem-estar animal quanto pela integridade profissional.
Se você tem um animal que precisa ser removido daqui por vários motivos, sinta-se à vontade para doá-lo para nós. Os animais são sacrificados com cuidado por uma equipe treinada e, em seguida, usados como alimento. Dessa forma, nada é desperdiçado – e garantimos o comportamento natural, a nutrição e o bem-estar dos nossos predadores. ♻️
Leia mais sobre as diretrizes e como elas funcionam aqui:
[link para o site do zoo]»
O que está no site do zoo (tradução automática):
«Queres doar o teu cavalo para alimentação?
O Zoológico de Aalborg recebe com gratidão cavalos vivos, que matamos e abatemos para alimentação no Zoológico de Aalborg. Nossas necessidades variam ao longo do ano e pode haver uma lista de espera.
Antes de considerar entrar em contato conosco sobre doação, as seguintes condições devem ser atendidas:
Você deve fornecer seu nome, endereço e número de telefone quando o cavalo estiver registrado
1 O cavalo deve ter no máximo 147 cm de medida de vara
2 O cavalo deve estar em estado de bem-estar animal para transporte e não ser tratado de doença no mínimo nos últimos 30 dias
3 O cavalo deve ter passaporte para cavalos
O cavalo deve ser entregue vivo no Zoológico de Aalborg, onde será sacrificado por um tratador e um veterinário e depois abatido.
O Zoológico de Aalborg recebe o cavalo como doação, e você, como dono do cavalo, pode obter uma dedução de equalização pelo valor do cavalo. Exige apenas que forneça o seu número de segurança social e/ou número de segurança social ao entregar o cavalo. O valor do cavalo é calculado em 5 coroas dinamarquesas por kg.
Se você não deseja fornecer um número de previdência social para obter uma dedução de equalização, ainda teremos prazer em receber o cavalo.
Também teremos prazer em receber galinhas, coelhos e porquinhos-da-índia durante a semana, entre 10 e 13 horas, mas no máximo quatro por vez. Se você deseja doar vários animais de uma só vez, entre em contato conosco para marcar uma consulta para envio. »
A Dinamarca envia para a Ukrania desde 2022 €9.000.000.000.00.
Dinheiro nao e o problema mas problemas mentais e crueldade, talvez!
Verdade,
De lembrar que eles ainda não vai ha muitas decadas, que eles fecharam os ultimos Jardins zoologicos de Humanos Africanos.
Eles que entreguem os filhos das classes de esclavagistas, aos leões.
Caso contrário que peguem no dinheiro enviado para a Guerra, e o invistam para usufruto de quem gera esse dinheiro, as suas populações.
Pensam que os carnívoros comem sopa?
É bom que aprendam a comer porque pelos vistos vão morrer à fome.
De facto, a web é uma treta quando se trata de respeitar os factos. Em nenhum lado o zoológico dinamarquês fala em “pets” (animais de estimação). Do que fala é de galinhas, coelhos, porcos-da-índia.
O que disse, exatamente, o zoo dinamarquês no Facebook:
“Galinhas, coelhos e porquinhos-da-índia constituem uma parte importante da dieta dos nossos predadores – especialmente para o lince europeu, que precisa de presas inteiras que se pareçam com as que caçaria naturalmente na natureza
Nos jardins zoológicos, temos a responsabilidade de imitar a cadeia alimentar natural dos animais – por razões de bem-estar animal e de integridade profissional
Se você tem um animal saudável que precisa de entregar aqui por vários motivos, fique à vontade para doá-lo para nós. Os animais são mortos delicadamente por pessoal treinado e depois utilizados como ração. Dessa forma, nada é desperdiçado – e garantimos comportamento natural, nutrição e bem-estar aos nossos predadores.”
Para alimentar carnívoros, o zoológico também aceita doações de cavalos saudáveis, de criadores, ao referir que podem beneficiar de incentivos fiscais.
Enfim, quanta indignação dos que acham que o zoológico está a pedir que se lhes leve os cães e os gatos para alimentar os carnívoros. Já parecia Trump na campanha referindo-se aos imigrantes haitianos em Springfield: “They’re eating the dogs, they’re eating de cats, they’re eating de pets” 🙂
Os holandeses sempre tiveram manias esquisitas.
1⁰ os carros elektros, agora querem os gatos, cães e cavalos de estimação das pessoas para darem como caça aos animais selvagens.
Um jardim zoológico da Dinamarca
Não são holandeses – são dinamarqueses
Não querem animais estimação – querem cavalos, doados por criadores, galinhas, coelhos e porquinhos-da-índia.
Não os dão a caçar pelos animais selvagens – matam-nos primeiro
Quanto à embirração com os elektros, tipo, se gostam de elektros são capazes disso e de muito pior … enfim 🙂
Não trates de ir ver essa obsessão compulsiva com os elétricos que não é preciso LOLOL
É verdade @BENFICAOPEAO e @Max, da Holanda pars cima anda tudo coquinado.
Se não forem os de estimação, serão outros, e sem os privilégios da anestesia, morte sem dor, mas seguindo a lei de Deus. Sempre me questionei por quê é que para sobrevivermos temos de comer os outros (em todos os sentidos). Acho que Deus podia fazer melhor…
É. Fez tanta questão por causa das maçãs não sei porquê. Ainda se lhe andassem a comer os figos.
Essas pessoas de certeza que pensam que os animais da selva comem todos ervas da selva.
Aí se um dia vêem um leão a comer carne, é logo cancelado
Os leões são canibais, não merecem o nosso respeito.
O Trump e Putin irão voluntariar-se
+1000
E que tal acabarem com o zoo? Libertem os animais e a palestina! Espero que Poetugal receba toda a gente possivel de gaza, venham todos
Não queres receber também os animais libertados ?
Compreende-se a intenção e a dificuldade do Zoo em satisfazer as necessidades alimentares dos animais, principalmente os grandes predadores. Agora, nenhum dono de um animal de estimação vai entregá-lo para morrer, um animal destes é um familiar. Inconcebível.
Solução, eliminar os zoos, incentivar os parques naturais onde esses animais viverão pela lei da natureza. Os zoos com animais exóticos devem ser abolido.
O que é inconcebível é que se pense que o zoo aceita animais de estimação.
Do texto “…poderiam doar os seus “animais de estimação menores” para alimentar os carnívoros….”.
Nos textos da blogosfera, quando a coise é estapafúrdia, vai-se ler o original. Com os tradutores incorporados no browser, não custa traduzir dinamarquês-português (com uma passagem de dinamarquês-inglês para evitar erros).
Acima, nos comentários foi feito isso. Em lado nenhum fala em animais de estimação.
O que o zoo quer é cavalos (fui dono de um, comi carne de cavalo, não me parece nada estranho) e galinhas, coelhos e porquinhos-da-índia, animais habitualmente criados em grande quantidade.
Eu não faço isso, isto não é uma guerra ou factos graves para a vida das pessoas. Fiz um comentário ao texto que li, nada mais.
Claro que era um facto grave , civilizacional, para a vida das pessoas se um zoo estivesse a pedir cães e gatos para alimentar os carnívoros. E é grave que alguém acredite nisso sem se questionar … está na blogosfera, é porque é verdade.
Atirar animais que sempre viveram em cativeiro para o meio natural…o que esperas que aconteça a seguir ?
Morriam em liberdadade,
Queres morrer numa prisão sem nunca teres cometido nenhum crime?
É evidente que estes animais estão condenados a morrer em cativeiro, toda a gente sabe isso. Mas, se não se quer ter problemas a alimentar estes animais, é no futuro acabar com este tipo de zoos.
A blogosfera é tramada … as fantasias que as pessoa fazem! Em lado nenhum o zoo diz que está com dificuldades em alimentar os animais. O que diz especificamente a quem queira doar cavalos é para contactar o zoo podendo ficar em lista de espera. Quanto a animais pequenos, acima de quatro é o mesmo.
É bastante óbvio que o zoo o que está a fazer é considerar o interesse das duas partes – em vez de mandar abater os animais (que não é assim tão fácil e tem custos) e no caso de cavalos, até trará benefícios fiscais, telefone que vemos se os podemos usar para alimentar os carnívoros do zoo. O que faz muito mais sentido do que mandar matá-los e enterrá-los.
O drama! O horror! A tragédia! 😉
O drama! O horror! A tragédia! é manter animais selvagens em jaulas para o belo prazer do estupido ser humano apreciar.
Nascem em cativeiro, há trocas de animais entre zoos, raramente são capturados na natureza. Vivem porque nasceram em cativeiro para serem mostrados no zoo. De outra maneira … não existiam.
Pode-se gostar ou não gostar de ver animais enjaulados. E também se pode ser apóstolo da abolição dos zoos.
O que não se pode, a meu ver, é aldrabar os factos para defender as causas. A expressão que usei, o “drama, o horror”, era sobre a suposta alimentação dos carnívoros dos zoo que, ou passam fome, ou comem animais de estimação 🙂
O único está a fazer drama é você.
A quem servir, já mandei abater uma cadela e um gato. Obviamente gastei fortunas em tratamentos até não dar mais.
Por terem sido tratados já não seriam aceites pelo zoo. Eles querem animais saudáveia pá, esta descrito na noticia.
Abram os olhos.
Outra vez cães e gatos?! Que só não seriam aceites pelo zoo por terem sido tratados … Desisto.
Porque não abrem um zoo só com animais vegan ? 😀
Temos alguns políticos aqui que eu não teria o menor problema em doar, e nem ligaria que fossem preparados, para não sofrerem…só me preocupa o mal-estar alimentar que os animais poderiam sofrer. Acho que até os avestruzes, conhecidos por comer qualquer coisa, teriam indigestões severas e para não dizer, intoxicação alimentar severa. Digo até que em alguns casos, seria necessária uma ‘lavagem estomacal’ para aliviar as cólicas intestinais.
Pela parte que me toca, tenho mais consideração pelos meus cães e gatos do que por 95% das pessoas que conheço.
Facilmente mandaria algumas pessoas para os leões comerem, agora os meus animais, nem pensar.
Chego a casa e os animais e eu explodem de alegria.
Não há nada que se compare, já que a restante fauna de casa está entretida a ver novelas…
Não tem alimento, não abre zoo.
“É o mercado a funcionar”